Ospa inaugura Série Interior 2017 com concertos gratuitos em Cachoeira do Sul e Santo Antônio da Patrulha

| Foto: Mariana Sirena

No dia 25 de março, sábado, inicia mais uma temporada de viagens da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo Interior do Estado. O grupo se apresentará no evento de reinauguração do principal cartão-postal da cidade de Cachoeira do Sul, o recém-reformado Chateau d’Eau – após a solenidade de entrega do monumento à comunidade, a Ospa fará o primeiro concerto da Série Interior 2017 na Catedral Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h30. No dia 28 de março, terça-feira, às 20h, é a vez do público de Santo Antônio da Patrulha assistir à orquestra na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Com entrada franca, os concertos contam com a regência de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da Ospa, e os solos de Samuca do Acordeon, um dos mais reconhecidos músicos da nova geração de instrumentistas do RS. O patrocínio da série é da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Sobre o programa

O repertório dos concertos contempla composições orquestrais tradicionais, música gaúcha e obras inspiradas em ritmos de dança – valsa, polca, ritmos afro-brasileiros e tango. A Abertura da ópera “La Forza Del Destino”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), e a “Abertura Coriolano” de Ludwig Van Beethoven (1771-1827) dão início ao programa. Depois, o solista convidado, Samuca do Acordeon, une-se aos músicos para interpretar trecho do “Concerto para Acordeon e Orquestra” de Radamés Gnatalli (1906-1988), compositor gaúcho, e um arranjo de Tasso Bangel para a “Fantasia Brasileira nº5”. As noites terão ainda a “Valsa do Imperador” de Johann Strauss II (1825-1899), conhecido como o “Rei das Valsas” da Viena de sua época, e a “Pizzicato Polka” de Johann e Joseph Strauss. Por fim, destaque para as sonoridades latino-americanas: a “Dança Brasileira nº1”, de Camargo-Guarnieri (1907-1993) e “Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992), fecham as apresentações.

Sobre a Série Interior de concertos

A “Série Interior” de concertos da Ospa sublinha a meta da orquestra de institucionalizar sua presença pelas diferentes cidades do RS, colocando municípios diversos na rota da programação. Promovida pela Fundação em parceria com a Corsan, a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de todo a região.

Os concertos em Cachoeira do Sul e Santo Antônio da Patrulha são promovidos com o apoio da Prefeitura de Cachoeira do Sul, da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, da Catedral Nossa Senhora da Conceição e da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Mais informações pelo telefone (51) 32227387 e pelo site www.ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Concerto da Ospa em Cachoeira do Sul | Série Interior
Quando: 25 de março, sábado, às 19h30
Onde: Catedral Nossa Senhora da Conceição – Travessa Nossa Senhora da Conceição, 353 (Cachoeira do Sul)

Concerto da Ospa em Santo Antônio da Patrulha | Série Interior
Quando: 28 de março, terça-feira, às 20h.
Onde: Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – R. Domiciano Nunes – Pitangueiras (Santo Antônio da Patrulha)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”
Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano
Radamés Gnatalli: Concerto para Acordeon e Orquestra (Primeiro Movimento – Allegro Moderato) | Solista: Samuca do Acordeon
Johann Strauss II: Valsa do Imperador
Fantasia Brasileira nº 5 (Arranjo de Tasso Bangel) | Solista: Samuca do Acordeon
Johann e Joseph Strauss: Pizzicato Polka
Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº1
Astor Piazzolla: Libertango (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

Regente: Evandro Matté
Solista: Samuca do Acordeon (acordeon)