Ospa apresenta recital especial de Música Nova no MARGS

Uma seleção de músicas escritas principalmente nas últimas décadas será interpretada por instrumentistas da orquestra no dia 26 de novembro, domingo, às 16h30. Nomes como Villa-Lobos e Steve Reich integram o time de compositores homenageados no programa. A entrada é franca.

Da esquerda para a direita: Artur Elias Carneiro (flauta), Samuel Oliveira (clarinete), Wilthon Matos (tuba), Tiago Linck (trompete), José Milton Vieira (trombone) e Douglas Gutjahr (percussão). Crédito: Maí Yandara

Músicas compostas principalmente nas últimas décadas para instrumentos solo ou formações camerísticas são o destaque do próximo recital da Série Música no Museu, parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). No dia 26 de novembro, domingo, às 16h30, a orquestra apresenta o “Especial Música Nova”. Os músicos Tiago Linck (trompete), Samuel Oliveira (clarinete), Artur Elias Carneiro (flauta), José Milton Vieira (trombone), Wilthon Matos (tuba), Diego Silveira (percussão) e Dhouglas Gutjahr (percussão) interpretam peças de Villa-Lobos a Marcos Cohen na Pinacoteca do Museu, no centro da exposição “Scheffel por Ele Mesmo”, com trabalhos de Ernesto Frederico Scheffel (1927-2015). A entrada é franca.

O Programa
Para dar início ao recital, o trompetista Tiago Linck interpreta Solus, do premiado instrumentista e compositor norte-americano Stanley Friedman (1951 – ). Depois, é a vez de Samuel Oliveira (clarinete) e Artur Elias Carneiro (flauta) executarem Choros N°2 para Clarineta e Flauta, de Heitor Villa-Lobos (1887- 1959) – no contexto da música moderna brasileira, ele foi figura central ao escrever e incentivar música nova.

Na ocasião, Samuel e Artur também tocam Esprit Rude/Esprit Doux, do estadunidense Elliott Carter (1908 – 2012). Já Doolalynastics, desafiadora peça para trombone do britânico Bryan Lynn (1954 – ), ganha vida com a interpretação de José Milton Vieira.

Uma obra dedicada ao tubista Whilton Matos será tocada pelo próprio instrumentista: trata-se de Seis Peças para Tuba Solo, do compositor brasileiro contemporâneo Marcos Cohen. Para finalizar a apresentação em grande estilo, os percussionistas Diego Silveira e Dhouglas Gutjahr destacam Piano Phase (Marimba Phase), de Steve Reich (1936 – ), um dos maiores nomes da música minimalista e modalista.

A série
Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar, além da exposição “Scheffel por Ele Mesmo”, as mostras “Livros e leitores no Acervo do MARGS”, “PLANETA VERMELHO – Desenhos de Fábio André Rheinheimer”, “Anotações à margem de uma obra: LÉO DEXHEIMER” e “Caminhos de Rossini Perez”.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Recital da Ospa | Série Música no Museu – Especial Música Nova

Quando: Dia 26 de novembro de 2017, domingo
Horário: 16h30
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Stanley Friedman: Solus, por Tiago Linck
Heitor Villa-Lobos: Choros N°2 para Clarineta e Flauta, por Samuel Oliveira e Artur Elias Carneiro
Bryan Lynn: Doolalynastics, por José Milton Vieira
Elliott Carter: Esprit Rude/Esprit Doux para Flauta e Clarineta, por Samuel Oliveira e Artur Elias Carneiro
Marcos Cohen: Seis Peças para Tuba Solo, por Wilthon Matos
Steve Reich: Piano Phase (Marimba Phase), por Diego Silveira e Dhouglas Gutjahr

Apresentação: Tiago Linck (trompete), Samuel Oliveira (clarinete), Artur Elias Carneiro (flauta), José Milton Vieira (trombone), Wilthon Matos (tuba), Diego Silveira (percussão) e Dhouglas Gutjahr (percussão).