Mostra de Teatro DAD 2017 apresenta 8 espetáculos e 8 pesquisas em artes cênicas

MOSTRA DE TEATRO DAD 2017 apresenta oito Espetáculos e oito pesquisas em artes cênicas feitos por alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS de 27/10 a 19/12. Entrada franca para todas as atividades.

Evento: MOSTRA DE TEATRO DAD 2017, apresentação de trabalhos práticos e teóricos de conclusão do curso de Graduação em Teatro

Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS

Ingresso para todas as atividades da mostra: entrada franca

“90 Ceias” | Foto: Qex Bittencourt

A MOSTRA DE TEATRO DAD é um evento anual que reúne apresentações dos trabalhos finais de Graduação dos alunos do Departamento de Arte Dramática  do IA/UFRGS. A mostra oferece ao público a oportunidade de assistir a Espetáculos e apresentações de pesquisas em artes cênicas que apresentam e discutem novas tendências teatrais. Todos os trabalhos são orientados por professores do DAD-IA/UFRGS.

A MOSTRA DE TEATRO DAD 2017 apresenta oito Espetáculos, oito pesquisas em artes cênicas e um desfile de figurinos do Guarda-roupa do DAD (que percorrerá as ruas do centro de Porto Alegre no dia 19 de dezembro).

Todas as atividades da Mostra são gratuitas e buscam promover diálogos entre universidade e sociedade. Os Espetáculos foram  produzidos pelos próprios alunos, de forma independente, contando com os espaços do DAD e o apoio dos professores e técnicos do Instituto de Artes da UFRGS.

Todos os anos, a MOSTRA DE TEATRO DAD efetiva o encontro entre o Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS e o público. Na edição de 2016, a MOSTRA DE TEATRO DAD  obteve  boa  repercussão  e  abrangeu relevante quantidade de pessoas, de diversos setores da comunidade, em especial profissionais das artes e estudantes. Espaços culturais do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, a Sala Qorpo Santo e a Sala Alziro Azevedo recebem as atividades da MOSTRA DE TEATRO DAD,  valorizando a riqueza cultural da Universidade, lugar  de  memória, encontros, encantamentos e aprendizados.

A qualificação acadêmica dos alunos do Departamento de Arte Dramática depende do diálogo e da inter-relação com uma diversidade de pessoas “externas” ao seu grupo acadêmico; é fundamental que as propostas conceituais e estéticas desenvolvidas em  seus trabalhos sejam compartilhadas, pois em conjunto com diferentes públicos e experiências, os estudantes poderão refletir sobre  a recepção do trabalho e amadurecer profissionalmente.

Programação completa da MOSTRA DE TEATRO DAD 2017

Espetáculos (entrada franca para todas as apresentações)

27, 28 e 29 de outubro, sexta, sábado e domingo

Espetáculo90 Ceias, Estágio de Direção Teatral de Vitória Titton

Horário das apresentações: 20h

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)

Classificação etária: 14 anos

Duração: 90 minutos

Lotação: 35 lugares

Noventa ceias de Natal de uma mesma família serão atravessadas por essa obra cênica que representa em um mesmo espaço a trajetória de uma família entremeada a fatos do contexto brasileiro. Os espectadores dividem com os atores o palco que se faz casa de matriarcas, compartilhando de perto esse ritual que envolve a repetição de tradições, o absurdo do cotidiano, o peso das lembranças e muitas bolinhas de Natal. Dessa forma, com as estruturas teatrais à mostra, revela-se a mescla entre o aqui e o agora do acontecimento cênico e os outros tempos evocados pela memória.

“Essa peça quer falar, com sua licença, do tempo. Dos objetos que duram mais que as pessoas. Dos nossos futuros soterrados. Dos nossos passados e antepassados emergentes. Dos fluxos atordoantes de afeto, culpa e repetição que surgem entre aqueles que compartilham do mesmo nome. Afinal, estar em família é se reconhecer no nariz do outro. É estar dentro de uma caixa. Mas chega dessa nostalgia melancólica, porque é tempo de festejar! Desejamos a vocês que estes sejam os melhores 90 anos de suas vidas, cheios de felicidade e amor, afinal de contas… é Natal!”

Ficha técnica resumida

Direção: Vitória Titton

Elenco: Bruna Casali, Eriam Schoenardie, Lauro Fagundes, Marina Fervenza e Maurício Schneider

Dramaturgia: o grupo, a partir do texto “The Long Christmas Dinner” de Thorton Wilder e das interferências dos colaboradores dos Laboratórios de Criação

Dramaturgia final: Carina Corá

Orientação: professoras Ana Cecília Reckziegel e Marta Isaacsson

Lotação: 163 espectadores por apresentação (capacidade máxima da Sala Qorpo Santo)

09, 10 e 11 de novembro, quinta, sexta e sábado

EspetáculoHistórias do Cerro do Jarau, Estágio de Atuação de Carolina Santiago

Horário das apresentações: 12h30

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)

Classificação etária: 10 anos

Duração: 45 min

Lotação: 30 pessoas por apresentação

Buscando transcender os limites da própria imaginação, dois atores contam histórias. São elas: o sacristão e a fada moura encantada transformada em Teiniaguá. Adaptada e escrita em forma de conto por Simões Lopes Neto, a lenda gaúcha “Salamanca do Jarau” narra a história do gaúcho de nome Blau que, em suas cavalgadas pelas coxilhas, se depara com seres mitológicos que tinha ouvido falar somente nas histórias que conheceu quando era criança.

Ficha técnica resumida

Direção: Bruna Klein

Elenco: Carolina Santiago e Jonathan Pinheiro

Dramaturgia: adaptação de textos de Simões Lopes Neto pelo grupo

Orientação: professora Celina Alcântara

10, 11 e 12 de novembro, sexta, sábado e domingo

Espetáculopróximo, Estágio de Atuação de Raíza Rolim

Horário das apresentações: 20h

Local: apartamento na Cidade Baixa (endereço a ser divulgado oportunamente)

Classificação etária: 12 anos

Duração: 60 min

Lotação: 8 pessoas por apresentação

Dois irmãos se reencontram. O lugar é o mesmo no qual se viram pela última vez. Suas escolhas individuais os mantiveram distantes. Agora, podem escolher permanecer juntos. A partir de conversas e de atividades corriqueiras, são reveladas vivências e memórias em comum. A intimidade descortina a vulnerabilidade do humano, da singela existência.

Ficha técnica resumida

Direção: Magda Schiavon

Elenco: Rafael Bricoli e Raíza Auler

Dramaturgia: O grupo

Orientação de atuação: professora Patrícia Leonardelli

15, 16 e 17 de novembro, quinta, sexta e sábado

EspetáculoREMONTAGEM — o nosso amor a gente inventa, Estágio de Atuação de André Varela

Horário das apresentações: 20h

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário)

Duração: 80 minutos

Classificação etária: 16 anos

Lotação: 163 espectadores por apresentação (capacidade máxima da Sala Qorpo Santo)

REMONTAGEM — o nosso amor a gente inventa tem uma estrutura episódica e dançante. Tece cenas com os fios difusos da memória, reinventando realidades possíveis a partir da imaginação. A peça é trânsito entre realidade e ficção, espetacular e íntimo, show e silêncio. A atuação dança por diferentes registros, provocando rupturas e convidando para um mergulho em universos paralelos, saltando no tempo. Uma colagem de referências em que qualquer semelhança não é mera coincidência e que fala sobre amor, acima de tudo. No TEATRO POP/rEmOntAgEm o amor é resistência e a imaginação é chuva pra gente dançar.

Ficha técnica resumida

Direção: Ander Belotto

Elenco: André Varela, Di Nardi, Lauro Fagundes e Vigo Cigolini

Dramaturgia: Ander Belotto, a partir de improvisações e textos do elenco

Assistência de direção: Maurício Schnaider

Concepção audiovisual: Ander Belotto e Vitória Titton

Orientação: professoras Patrícia Fagundes e Cláudia Sachs

01, 02 e 03 de dezembro, sexta, sábado e domingo

Espetáculo2 Fudid*s, Estágio de Direção de Ralph Duccini e Estágio de Atuação de Regina Ferrari

Horário das apresentações: 20h

Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 255 — Centro Histórico, Porto Alegre)

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 16 anos

Lotação: 80 pessoas por sessão

Com base na obra Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e fragmentos de autoficção, 2 fudid*s pretende questionar e investigar a criação e construção da identidade e suas necessidades de afirmação e validação a partir do outro. Encontro. Aonde se vê. O social, o político, o gênero, as ideias de deus, de sexualidade, trabalho, capital… E afinal, você gosta de ser/estar fudid*?

Ficha técnica resumida

Direção: Ralph Duccini

Elenco: Fabrício Zavareze e Regina Ferrari

Dramaturgia: adaptação de trechos de “Dois Perdidos numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, e textos escritos pelos atores

Preparação de ator: Guilherme Conrad

Orientação: professoras Ana Cecília Reckziegel e Camila Bauer

01, 02 e 03 de dezembro, sexta, sábado e domingo

Espetáculobunker, Estágio de Direção de Eduardo Schmidt

Horário das apresentações: 20h

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, ao lado do Cinema Universitário) ou Estúdio 3 do DAD-IA/UFRGS (Rua General Vitorino, 255 — Centro Histórico, Porto Alegre)

Duração: 111 minutos

Classificação etária: livre

Lotação: 30 pessoas por apresentação

Imagina que a pessoa que cuida de ti, a mais importante, a que tu mais gosta, tua mãe, tua vó, teu pai, teu irmão, não sei, sumiu e que tu está em casa e que está anoitecendo e que em breve vai ficar tudo escuro e tu não alcança no disjuntor onde liga a luz. Aquele botão que a gente aperta para ligar a luz é o disjuntor, sabia? Imagina isso tudo, mas que mesmo assim tu não está com medo, porque tu tem contigo algum lanche e um brinquedo que tu gosta muito, que tu poderia brincar horas e horas com ele. Imagina que em todos os lugares do mundo as crianças estão nesta mesma situação, mas que nenhuma sabe da outra. Que elas podem sair pra rua e brincar mais tarde, coisa que a mãe não deixa, mas como elas não sabem umas das outras é preciso ser muito corajosa e enfrentar o mundo que existe para fora da porta de casa. Só que o mundo que existe para fora da porta de casa tá acabando e a gente consegue ouvir de lá de dentro tudo acabando. O barulho desse mundo acabando, tudo virando poeira. Mas tem essas pessoas aqui dentro e essas pessoas começam a ouvir esse mundo, contar história desse mundo, do passado, do futuro, de lugares que a gente imagina que pode ter depois que tudo isso que a gente conhece acabar.

Ficha técnica resumida

Técnico de buffet com fondue: Eduardo Schmidt

Jogadores criadores: Augusto Schnorr, Eduardo Schmidt, Pedro Cassel, Silvana Rodrigues e Thais Andrade

Desorientação: professora Inês Marocco

08, 09 e 10 de dezembro, sexta, sábado e domingo

EspetáculoSebastian, Estágio de Atuação de Sebastian Geike

Horário das apresentações: 20h

Local: Estúdio 3 do DAD-IA/UFRGS (Rua General Vitorino, 255 — Centro Histórico, Porto Alegre)

Duração: não informada

Classificação etária: 16 anos

Lotação: não informada

Sebastian é um espetáculo de dança-teatro que se constitui de experiências vinculadas aos temas do martírio e do sacrifício, do erotismo, do inconsciente, do sagrado, e de questões sobre a devastação da identidade e dos valores existenciais dos sujeitos. Persegue-se o universo simbólico e a corporeidade do mártir e santo cristão São Sebastião e suas conexões com experiências vivenciadas pelo artista desde seu nascimento. O projeto é uma metáfora espiritual, artística e corporal à expressão “follow your bliss”, em inglês, que contém ao mesmo tempo siga o seu caminho, encontre o seu lugar, o seu papel e identidade no mundo, e viva-o plenamente, mesmo que isso implique dificuldade e sofrimento.

Ficha técnica resumida

Direção Geral: Saulo Almeida

Ator-dançarino: Sebastian

Dramaturgia: Sebastian e Saulo Almeida

Orientação: professor Chico Machado

15, 16 e 17 de dezembro, sexta, sábado e domingo

EspetáculoCaderno de Ins-Pirações, Estágio de Direção de Priscila Morais

Horário das apresentações: 15/12, sexta, às 18h; 16 e 17/12, sábado e domingo, às 19h

Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)

Duração: não informada

Classificação etária: 10 anos

Lotação: conforme lotação da sala

Tô em crise!!! Quem nunca passou por um momento de crise? Momentos de perguntar/ questionar: Quem sou?! Pra onde vou?! O que vai ser de mim?! Qual o sentido da vida?! E agora?! Em Caderno de Ins-Pirações, duas pessoas se questionam sobre a vida e as muitas crises que permeiam as vidas de cada um… Afinal, o que fazer quando não se sabe o que fazer? “…não, não cabe, não cabe no meu dia, não cabe no meu tempo, não cabe em mim, nem em nada…” Talvez a resposta seja simples e o caminho tranquilo, ou nem uma coisa nem outra…

Ficha técnica resumida

Direção: Priscila Morais

Elenco: Magda Schiavon e Vinicius Mello

Orientação: professora Patrícia Fagundes

Painel de Licenciatura

Data e horário: 13 de dezembro, quarta-feira, a partir das 13h30

Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 — Centro Histórico, Porto Alegre)

Organização: Professor Mesac Silveira

Ingresso: entrada franca

Aluna: Caroline Vetori

Orientação: Vera Bertoni

Título da pesquisa: Oficina de teatro com jovens em privação de liberdade: a construção de um espaço de escuta

Aluno: Fabio Cuelli

Orientação: Mesac Silveira

Título da pesquisa: Da Máscara ao Corpo no porto da Dramaturgia

Aluno: Gildo Santos

Orientação: Vera Bertoni

Título da pesquisa: Quando que nós vamos fazer teatro, professor?

Aluno: Matheus Schafer

Orientação: Silvia Balestreri

Título da pesquisa: Inventar o mundo: a montação

Aluna: Priscila Jardim

Orientação: Claudia Sachs

Título da pesquisa: A graduação de licenciatura em teatro do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul prepara seus alunos para dar aula de teatro para os surdos?

Aluna: Raysa Santos

Orientação: Mesac Silveira

Título da pesquisa: As possibilidades de diálogo entre a Escola José mariano beck e as mulheres moradoras da Vila Pinto, em Porto Alegre

Aluna: Samanta Dellapasse

Orientação: Adriana Jorgge

Título da pesquisa: Memória de idosos: trabalhando na assistência social e a minha construção como professora nesse não-lugar

Aluna: Virgínia Anderle Cigolini

Orientação: Adriana Jorgge

Título da pesquisa: Desconstruindo a ‘feminilidade’ e contrapondo os gestos

Desfile do guarda-roupas do DAD/IA/UFRGS: “Saio do armário e desfilo no viaduto”

Data e horário: 19 de dezembro, terça, a partir das 17h

Organização: Ana Cecília Reckziegel, Celina Alcântara, Cláudia Sachs, Gisela Habeyche, Patrícia Fagundes e Thais Diedrich

O desfile anual do guarda-roupas do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes encerra pela terceira vez consecutiva a MOSTRA DE TEATRO DAD. O objetivo primeiro do desfile é dar visibilidade ao acervo de roupas do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. Tal “armário” propicia aos alunos a oportunidade de constituírem os figurinos indispensáveis aos trabalhos da grande maioria das disciplinas práticas dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação do DAD-IA/UFRGS.

O objetivo do desfile deste anos é manifestar resistência a toda e qualquer forma de restringir as práticas e os pensamentos livres, seja dos cidadãos, seja das instituições. O mote do desfile de 2017 é a liberdade de identidades de gênero. O desfile acontecerá nas imediações do prédio do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, em especial sobre o viaduto José Loureiro da Silva.