Instituto de Artes da UFRGS tem atividades gratuitas em junho

Foto: Nana Castilhos

TEATRO

Temporada do espetáculo “Ficções: Odes Mínimas”

Sobre: Nas quartas-feiras de junho acontecem as apresentações do espetáculo “Ficções: Odes Mínimas” na Sala Qorpo Santo. Imersas num universo de sonhos, desejo, ficções e pulsações, três mulheres dão voz e corpo às poesias e a trechos de prosa de Hilda Hilst (1930-2004).

A partir do impulso de falar sobre os desejos, o grupo mergulhou nos textos de Hilst, marcados pela liberdade da escrita. As palavras da escritora paulista renderam um material substancioso que serviu para que a diretora e as atrizes do espetáculo construíssem ficções que têm relação complexa com a realidade, pois ficam ao mesmo tempo mais fantasiosas e mais reais a cada vez que são contadas.

A temporada de “Ficções: Odes Mínimas” é atividade do Projeto “Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE)”, mostra de teatro universitário que apresentará sete espetáculos ao longo do ano de 2017. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. O projeto apresenta um espetáculo a cada mês, sempre às quartas-feiras, em dois horários: 12h30min e 19h30min. Todas as sessões têm entrada franca. As senhas começam a serem distribuídas uma hora antes das apresentações, no local.

Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de junho (dias 07, 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, a lado da Sala Redenção)
Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes do espetáculo, no local de apresentação)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 13 anos

 

ARTES VISUAIS

Palestra de Marize Malta (UFRJ) sobre artes decorativas 

Sobre: No dia 12 de junho, segunda, das 9 às 12h, acontece no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS a palestra “Um olhar sobre as artes decorativas e seus caminhos na história da arte”. A palestrante é Marize Malta, professora que atua na Escola de Belas Artes da UFRJ.

A área de conhecimento intitulada “artes decorativas” remonta ao século XIX e fez parte dos currículos das principais escolas de arte do país, mas caiu em relativo obscurantismo após os anos 1950, com o advento das escolas de design. Hoje, as artes decorativas retomam sua evidência como disciplina nos cursos de nível superior de História da Arte. A palestra da professora Marize Malta se debruçará sobre essa área de conhecimento, repassando sua trajetória, ressaltando sua inserção dentro da História da Arte e evidenciando sua premência nos currículos desses cursos, inclusive no Bacharelado em História da Arte do IA/UFRGS, onde figura como disciplina eletiva.

Data e horário: 12 de junho, segunda, das 9 às 12h
Local: Salão de Festas da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 — 2° andar da Reitoria da UFRGS)
Ingresso: entrada franca (inscrições pelo e-mail cgha@ufrgs.br)

Exposição “Tambores Distintos”

Sobre: Termina no dia 13 de junho, terça, a exposição “Tambores Distintos” na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS. A mostra reúne trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas por dezoito artistas formados pelo Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS em 2016. A exposição reúne obras representantes da linguagem múltipla e híbrida da Arte Contemporânea em fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica.

Artistas participantes: Alice Brauwers, Cadu Peixoto, Carmem Oliveira, Caroline Cantelli, Christian Caetano, Daniela Távora, Felipe Pergher, Fernanda Pujol, Fernanda Puricelli, Giovani Höber Ghiggi, Guilherme Sommermeyer, João Gilberto Salton, Loren Cristina Gay, Mariana Duarte, Paola Luzzatto Guimarães, Rainer Steiner Campos, Thiago Trindade, Thiana Sehn.

Curadoria: Helena Kanaan
Visitação: até 13 de junho, de segunda a sexta, das 10 às 18h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar)
Ingresso: entrada franca

 

Exposição PRO POSIÇÕES

Sobre: Permanece aberta até 25 de junho, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a exposição PRO POSIÇÕES, atividade que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Com curadoria de Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões, a mostra apresenta trabalhos de dezesseis professores artistas do PPGAV-IA/UFRGS: Alberto Semeler, Carlos Pasquetti, Claudia Zannata, Elaine Tedesco, Eduardo Vieira da Cunha, Elida Tessler, Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza, Marilice Corona, Maria Lucia Cattani, Maria Ivone dos Santos, Maristela Salvatori, Nilza Grau Haertel, Romanta Disconzi, Sandra Rey e Tetê Barachini.

Sobre a exposição PRO POSIÇÕES, as curadoras escrevem: “A escolha das obras baseou-se em três critérios: que trouxessem elementos dos seus processos de constituição; que resultassem de projetos audazes, evitando as soluções triviais e os caminhos comuns; que, na medida do possível, fossem trabalhos inéditos para o público de Porto Alegre. Gostaríamos de salientar a excelente acolhida, o entusiasmo e a cooperação dos nossos colegas artistas, que chegaram, em alguns casos, a propor a realização de novas obras para a exposição.

Os dezesseis artistas pesquisadores trazem diferentes posições em relação à arte e ao seu sistema, que se interconectam e apontam novas abordagens da tradicional categoria da paisagem, novos processos de relacionamento e interferências no espaço urbano, experimentos de figuração, explorações das imagens em movimento e investigação das relações entre imagem e texto.

Curadoria: Icléia Borsa Cattani e Maria Amélia Bulhões
Visitação: de 03 de maio a 25 de junho, de terças a domingos, das 10h às 19h
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul -MARGS
Ingresso: entrada franca

 

Duas exposições, “Entre o acervo e o eStúdio” e “No eStúdio”

Data e horário de abertura das duas exposições: 8 de junho, às 19h
Visitação: de 9 de junho a 16 de julho, de terças a domingos, das 10h às 19h
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul -MARGS
Ingresso: entrada franca

MÚSICA

12 de junho, segunda

17h30: Sarau no IA/UFRGS, recital de alunos de Música. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.

16 de junho, sexta

17h30: Recital de Doutorado de Débora Silva (violino). Coordenação: professor Fredi Gerling. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.

17 de junho, sábado

20h30: Recital de Erico Schmitt (violoncelo). Coordenação: professora Milene Aliverti. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.