Gratuito: Cine Santander Cultural está na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Programação com entrada franca reúne a 3ª Mostra de Cinema Israelense, Cinema Argentino Contemporâneo e Sessões da Feira.

Cena de “O homem que amava Yngve”

De 1° até 19 de novembro, a sala de cinema do Santander Cultural exibe três programas de filmes em sintonia com o maior evento de literatura da América Latina. Dia 14, às 19h, o diretor e escritor Marcos DeBrito comenta o título Condado MacabroDurante todo o período da Feira do Livro, as sessões são gratuitas e a distribuição das senhas ocorre 30 minutos antes de cada sessão.

As sessões das 15h são dedicadas à 3ª Mostra de Cinema Israelense. Elaborada em parceria com o Consulado de Israel em São Paulo, a programação oferece cinco dramas premiados produzidos no país, com temas como a situação prisional, a mulher na sociedade israelense e a busca por justiça.

A mostra Cinema Argentino Contemporâneo ocupa as sessões das 17h, numa seleção elaborada em parceria com o Consulado Geral da Argentina em Porto Alegre. Dos oito filmes apresentados, quatro são documentários, mas também tem terror, fantasia, drama e policial num pequeno panorama da produção argentina recente.

Já as sessões das 19 horas são com filmes vindos de dois dos países nórdicos homenageados na 63º Feira do Livro: dois longas noruegueses e cinco longas suecos, baseados em obras literárias de sucesso.

Destaque para duas exibições únicas das obras francesas em homenagem aos 40 anos de falecimento do poeta e roteirista Jacques Prévert: o longa de animação O Rei e o Pássaro e uma coletânea com 13 curtas de animação baseados em seus poemas.                                                    

CINE SANTANDER CULTURAL NA FEIRA DO LIVRO

1º de nov – qua

15h Raiva e Glória Avi Nesher

17h Ressurreição Gonzalo Calzada

19h Astrid Kristina Lindström

3 de nov – sex

15h Bruriah Avraham Kushnir

17h Procurando Tita Teresa Costantini

19h O Círculo Levan Akin

4 de nov – sáb

15h A Final da Copa Eran Riklis

17h Viemos de Longe Ricardo Pitterbarg

19h Um Jogo Sério Pernilla August

5 de nov – dom

15h Além das Fronteiras Uri Barbash

17h Abzurdah Daniela Goggi

19h O Centenário que Saiu Pela Janela e Desapareceu Felix Herngren

7 de nov – ter

15h Sede Tawfik Abu Wael

17h El Francesito Miguel Kohan

19h Victoria Torun Lian

8 de nov – qua

15h A Final da Copa Eran Riklis

17h O Patrão – A Radiografia de um Crime Sebastián Schindel

19h O Homem que Amava Yngve Stian Kristiansen

9 de nov – qui

15h Além das Fronteiras Uri Barbash

17h O Volante Número 5 de Talleres Adrián Biniez

19h Antologia “Saindo da Escola – Jacques Prévert” Diversos Diretores

10 de nov – sex

15h Sede Tawfik Abu Wael

17h Kryptonita Nicanor Loreti

19h O Rei e o Pássaro

11 de nov – sáb

15h Raiva e Glória Avi Nesher

17h Ressurreição Gonzalo Calzada

19h O Círculo Levan Akin

12 de nov – dom

15h Bruriah Avraham Kushnir

17h Procurando Tita Teresa Costantini

19h Astrid Kristina Lindström

14 de nov – ter

15h Raiva e Glória Avi Nesher

17h Viemos de Longe Ricardo Pitterbarg

19h Condado Macabro Marcos DeBrito, André de Campos Mello

Sessão comentada pelo diretor e roteirista Marcos DeBrito

16 de nov – qui

15h Bruriah Avraham Kushnir

17h Abzurdah Daniela Goggi

19h Um Jogo Sério Pernilla August

17 de nov – sex

15h A Final da Copa Eran Riklis

17h El Francesito Miguel Kohan

19h O Centenário que Saiu Pela Janela e Desapareceu Felix Herngren

18 de nov – sáb

15h Além das Fronteiras Uri Barbash

17h O Patrão – A Radiografia de um Crime Sebastián Schindel

19h Victoria Torun Lian

19 de nov – dom

15h Sede Tawfik Abu Wael

17h O Volante Número 5 de Talleres Adrián Biniez

19h O Homem que Amava Yngve Stian Kristiansen

3ª MOSTRA DE CINEMA ISRAELENSE

ALÉM DAS FRONTEIRAS

Me’Ahorei Hasoragim, Israel, 1984, cor, 103 min

Na prisão central de Israel, muitos policiais corruptos fornecem drogas e instilam o ódio entre os prisioneiros judeus e árabes, desta forma conquistando controle e vantagens no local. Mas alguns eventos levam a uma união inesperada entre os dois grupos, que gera uma greve de fome.

D: Uri Barbash. R: Benny Barbash, Uri Barbash, Eran Preis. E: Arnon Zadok, Mohammad Bakri, Assi Dayan. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.

BRURIAH

Bruriah, Israel, 2008, cor, 90 min

Nos dias atuais, uma mulher judia embarca na busca pela última cópia de um controverso livro escrito pelo seu pai sobre Bruriah – uma história de vários séculos atrás, na qual os rabinos declaravam que as mulheres tinham “uma mente mais leve”.

D: Avraham Kushnir. E: Alon Aboutboul, Shmuel Atzmon, Baruch Brener. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

A FINAL DA COPA

Gmar Gavi’a, Israel, 1991, cor, 105 min

Um soldado israelense é feito refém por um pequeno grupo da Organização Libertadora Palestina, no Líbano. O soldado planejava sair de férias para ir assistir à final da Copa do Mundo. O amor pelo futebol também faz parte da vida dos seus captores, e isso acaba gerando uma improvável união entre eles.

D: Eran Riklis. R: Eyal Halfon. E: Moshe Ivgy, Mohammad Bakri, Salim Dau. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

RAIVA E GLÓRIA

Za’am V’Tehilah, Israel, 1984, cor, 118 min

O filme enfoca o movimento de resistência judaica na Palestina em 1942, quando os britânicos ainda mantinham poder colonial sobre a região. Neste contexto, integrantes da resistência pretendem vingar-se do cruel oficial inglês que condenou um de seus companheiros à morte.

D, R: Avi Nesher. E: Hanna Azoulay Hasfari, Sigal Cohen, Rona Fried. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.

SEDE

Atash, Israel, 2004, cor, 109 min

Depois de abandonar sua cidade natal, uma família mora em uma base militar abandonada no meio do nada, e sobrevive produzindo e vendendo carvão. Certo dia, o pai decide trazer água – ilegalmente – para sua família. O surgimento da água faz renascer os ressentimentos entre a família e o desejo reprimido de liberdade sufocado ao longo destes anos.

D, R: Tawfik Abu Wael. E: Hussein Yassin Mahajne, Amal Bweerat, Ruba Blal. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.

CINEMA ARGENTINO CONTEMPORÂNEO

ABZURDAH

Abzurdah, Argentina, 2015, cor, 89 min

Baseado no romance autobiográfico de Cielo Latini, o filme conta a história de uma adolescente nos anos 1990 que encontra na internet uma válvula de escape para as pressões escolares. Entrando em salas de bate-papo, ela conhece pessoalmente um homem dez anos mais velho, e o amor não correspondido entre os dois acaba se tornando uma obsessão.

D: Daniela Goggi. R: Daniela Goggi, Cielo Latini, Alejandro Montiel, Alberto Rojas Apel. E: Eugenia Suárez, Esteban Lamothe, Gloria Carrá. G: Drama, Romance. CI: 14 anos. L: Sim.

KRYPTONITA

Kryptonita, Argentina, 2015, cor, 80 min

Um hospital suburbano com uma pequena equipe de plantão é invadido por uma gangue de perigosos super-vilões. Pinino, seu líder, está mortalmente ferido com um vidro verde cravado no peito – a única substância que pode machucá-lo. Agora, o médico Gonzalez tem até o amanhecer para salvá-lo, enquanto a polícia cerca o hospital.

D: Nicanor Loreti. R: Nicolás Britos, Camilo De Cabo, Nicanor Loreti, Paula Manzone, Leonardo Oyola. E: Diego Velázquez, Juan Palomino, Susana Varela, Nicolás Vázquez. G:Thriller/Fantasia. CI: 14 anos. L: Sim.

O PATRÃO – A RADIOGRAFIA DE UM CRIME

El Patrón, Radiografía de un Crimen, Argentina, Venezuela, 2014, cor, 90 min

Baseada em fatos reais, esta história policial narra as desventuras de um trabalhador rural que chega a Buenos Aires em busca de trabalho, mas acaba sendo explorado por um patrão assustador. Introduzido ao submundo dos açougues, ele é obrigando a vender carne podre, numa situação de verdadeira escravidão.

D: Sebastián Schindel. R: Nicolás Batlle, Elías Neuman, Sebastián Schindel. E: Germán de Silva, Joaquín Furriel, Mónica Lairana, Luis Ziembrowski. G: Policial/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

PROCURANDO TITA

Buscando a Tita, Argentina, 2016, cor, 58 min

Documentário que resgata a trajetória de Tita Merello (1904-2002), uma singular cantora e atriz argentina que encarnou o tango humorístico com muita expressividade. Numa época em que apenas os cantores masculinos brilhavam na mídia, ela impôs sua presença e criou um estilo único e pessoal.

D, R: Teresa Costantini. E: Susana Rinaldi, María José Demare, Sandra Mihanovich, Héctor Olivera. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.

RESSURREIÇÃO

Resurrección, Argentina, 2015, cor, 102 min

Na Argentina de 1871, um jovem padre viaja para Buenos Aires para ajudar os contaminados durante uma epidemia de febre amarela. Chegando à residência de sua família, onde todos também estão infectados, ele presencia estranhos acontecimentos que, junto ao medo da morte, fazem com que questione sua missão.

D, R: Gonzalo Calzada. E: Martin Slipak, Lola Ahumada, Diego Alonso, Patricio Contreras. G: Terror. CI: 14 anos. L: Sim.

VIEMOS DE LONGE

Venimos de Muy Lejos – La Película, Argentina, 2012, cor, 105 min

Desde 1990, o grupo de teatro comunitário Catalinas Sur encena a chegada à Argentina dos imigrantes no início do século 20. Com o mesmo espírito empreendedor e solidário de seus antepassados, estes artistas uniram-se para construir um bairro, uma escola, um campo de futebol, uma praça, um grupo de teatro e, finalmente, um filme.

D: Ricardo Pitterbarg. R: Paula Pasnansky, Ricardo Pitterbarg, Vanina Sierra. G: Documentário. CI: Livre. L: Sim.

O VOLANTE NÚMERO 5 DE TALLERES

El 5 de Talleres, Argentina, Uruguai, Alemanha, França, Holanda, 2014, cor, 100 min

Patón é o volante central de um time que luta para subir à Primeira Divisão. Aos 35 anos, sabe que já está longe dos seus dias de glória, e tampouco é um craque. Depois de uma marcação violenta e de receber oito dias de suspensão, o artilheiro tenta definir com Ale, sua esposa, o que fazer do futuro e a melhor hora para pendurar as chuteiras.

D, R: Adrián Biniez. E: Diego Mattioli, Esteban Lamothe, Julieta Zylberberg, Alfonso Tort. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

SESSÕES DA FEIRA

ANTOLOGIA “SAINDO DA ESCOLA –  JACQUES PRÉVERT”

En Sortant de l’École – Jacques Prévert, França, 2014, cor, 39 min

Uma coleção de 13 curtas-metragens – cada um com no máximo três minutos de duração – produzidos por artistas de escolas francesas de animação. Usando as mais diversas técnicas, os artistas tentam transpor ao universo gráfico dos poemas do autor Jacques Prévert.

D: Marie Larrivé, Camille Authouart, Lila Peuscet, Burcu Sankur, Geoffrey Godet, Armelle Renac, Caroline Lefevre, Marion Auvin, Marion Lacourt, Chenghua Yang, Clément de Ruyter, Morgane Le Péchon, Anne Huynh, Marine Blin, Mélia Gilson. G: Animação. CI: Livre. L: Sim.

ASTRID

Astrid, Suécia, 2015, cor, 90 min

Os livros de Astrid Lindgren venderam mais de 150 milhões de cópias, e ela é um dos dez autores mais lidos do mundo. Mas de onde surgiram suas histórias? Este documentário investiga como Astrid tornou-se um ícone para o mundo inteiro, influenciando a política e o debate público como uma ativista contra a guerra, o racismo e a energia nuclear.

D: Kristina Lindström. E: Lennart Hyland, Astrid Lindgren, Leif G.W. Persson. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.

O CENTENÁRIO QUE SAIU PELA JANELA E DESAPARECEU

Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann, Suécia, Rússia, Reino Unido, França, Espanha, 2013, cor, 114 min

O centenário Allan Karlsson sai pela janela e desaparece. Ele começa uma viagem inesperada envolvendo vários assassinatos e uma mala cheia de dinheiro. Logo ele vira toda a nação de ponta-cabeça – algo que já tinha alguma experiência, considerando que anteriormente ele já tinha feito a mesma coisa com o mundo inteiro.

D: Felix Herngren. R: Felix Herngren, Hans Ingemansson, Jonas Jonasson. E: Robert Gustafsson, Iwar Wiklander, David Wiberg. G: Aventura/Comédia. CI: 14 anos.L: Sim.

O CÍRCULO

Cirkeln, Suécia, 2015, cor, 144 min

Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso. Elas são “as escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que devem aprender a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças, para salvar o mundo.

D: Levan Akin. R: Levan Akin, Sara Bergmark Elfgren, Mats Strandberg. E: Josefin Asplund, Helena Engström, Miranda Frydman. G: Fantasia/Terror. CI: 16 anos. L:Sim.

CONDADO MACABRO

Brasil, 2015, cor, 115 min

Uma casa alugada por cinco jovens transforma-se no palco de uma chacina. Um palhaço suspeito é encontrado ensanguentado na cena do crime e precisa provar sua inocência para o investigador da pequena cidade onde cometia delitos. Sem evidências para prendê-lo, o policial entra no jogo ardiloso do acusado, e precisa averiguar sua versão de que assassinos sanguinários possam ter passado pela mansão.

D: Marcos DeBrito, André de Campos Mello. R: Marcos DeBrito E: Leonardo Miggiorin, Paulo Vespúcio, Francisco Gaspar. G: Terror. CI: 16 anos.

Sessão comentada – 14 de novembro – 19h

Marcos DeBrito – Cineasta e escritor brasileiro. Seu trabalho em cinema já lhe rendeu cerca de 30 prêmios com curtas-metragens, incluindo Melhor Direção e Roteiro. Condado Macabro é seu primeiro longa. O diretor está lançando a adaptação literária do filme na 63ºFeira do Livro de Porto Alegre.

O HOMEM QUE AMAVA YNGVE

Mannen som elsket Yngve, Noruega, 2013, 90 min

O ano é 1989, logo depois da queda do muro de Berlim. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle tem tudo que poderia querer: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavanger, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve aparece e as coisas se complicam.

D: Stian Kristiansen. R: Tore Renberg, Tore Renberg. E: Rolf Kristian Larsen, Arthur Berning, Ida Elise Broch. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.

UM JOGO SÉRIO

Den allvarsamma leken, Suécia, 2016, cor, 115 min
Os jovens Arvid e Lydia se apaixonam loucamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e imaculado. Mas o sonho exige um sacrifício maior do que eles podiam imaginar. O filme conta uma história de amor apaixonada e intensa, mostrando quais escolhas temos e as consequências que as acompanham.

D: Pernilla August. R: Lone Scherfig, Hjalmar Söderberg. E: Michael Nyqvist, Sverrir Gudnason, Mikkel Boe Følsgaard. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.

O REI E O PÁSSARO

Le Roi et l’Oiseau, França, 1979, cor, 81 min

Baseada num conto de fadas de Hans Christian Andersen, esta animação se passa no mundo dos desenhos animados, onde há um reino chamado Taquicardia. Seu Rei é muito vaidoso e um tanto cruel, e tem o hobby de caçar passarinhos. Até que um pássaro jovial e tagarela, que construiu o seu ninho no alto do gigantesco palácio, rebela-se contra Sua Majestade.

D: Paul Grimault. R: Jacques Prévert, Paul Grimault, Jacques Prévert. E: Vozes de Jean Martin, Pascal Mazzotti, Raymond Bussières, Agnès Viala. G: Animação. CI: Livre. L: Sim.

VICTORIA

Victoria, Noruega, 2013, 106 min

O filme narra a trágica história de amor de Victoria e Johannes. Ela é a herdeira de um rico, dono de diversas propriedades, enquanto ele é filho de um pobre moleiro. Apesar do amor existente entre o jovem casal, seu pai obriga Victoria a abandonar Johannes para casar-se com Otto, um jovem rico.

D: Torun Lian. R: Knut Hamsun, Torun Lian. E: Iben Akerlie, Jakob Oftebro, Bill Skarsgård. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.

INGRESSOS

Durante o período da Feira do Livro, as sessões têm entrada franca. A distribuição das senhas inicia 30 minutos antes de cada sessão.