‘Gerações em Pauta’ reúne Dionara Schneider e seus filhos em recital na BPE com entrada franca
Chico Buarque, Ivan Lins, Maurício Einhorn, Henry Mancini, Astor Piazzolla, João Donato, Plauto Cruz e Enio Morricone (trilha sonora do filme “Cinema Paradiso”) estão do repertório do recital que a pianista Dionara Schneider e seus filhos, Marta Schneider (voz) e Bernardo Schneider Zubaran (harmônica e baixo) realizarão na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190). A apresentação ocorrerá no dia 1º de dezembro (sexta-feira), a partir das 19h, no Salão Mourisco, com entrada gratuita.
MARTA SCHNEIDER
Nascida em uma família de músicos, teve a arte como forma de expressão desde os primeiros anos de vida, participando sempre de ensaios e apresentações. Aos 6 anos começou a fazer participações especiais em shows, inicialmente na Cia de Sanduíches, Café Concerto Majestic, Restaurante João de Barro, Clube do Jazz Take Five e posteriormente no Fellini Piano Bar, onde recebeu convite para a gravação de jingles na gravadora Plug. Nos últimos anos apresentou-se no Bar Odeon, Café Fon Fon, Foyer Nobre do Theatro São Pedro e no Teatro da AMRIGS. Apresentou-se na companhia de Plauto Cruz, Tenison Ramos, Dinho Oliveira, Rafael Koller, Fernando do Ó, Toneco da Costa, Luiz Fernando Rocha, Chico Gomes, Bernardo Zubaran e Dionara Fuentes.
BERNARDO SCHNEIDER ZUBARAN
Filho e neto de músicos, é autodidata em vários instrumentos, dedicando-se mais à harmônica cromática e baixo. Desde os 4 anos já participava de ensaios, encontros musicais e shows. Primeiramente acompanhado por sua mãe, fez suas primeiras apresentações no Clube de Jazz Take Five, Restaurante João de Barro da Vila Nova, no lendário Fellini Piano Bar, Café Concerto Majestic, e posteriormente no Bar Odeon. Nos últimos anos apresentou-se no Espaço Cultural 512, MEME Santo de Casa, Amadeus, Bar do Marinho, Café Fon Fon, London Pub, Foyer Nobre do Theatro São Pedro, Teatro Renascença e Teatro Bruno Kiefer.
Já se acompanhou artistas como Plauto Cruz, Tenison Ramos, Adão Pinheiro, Argus Montenegro, Jerônimo Jardim, Ivone Pacheco, Luiz Mauro Filho, Gilberto Oliveira, Luiz Fernando Rocha, Dinho Oliveira, Rafael Koller, Marcos Ungaretti, Leonardo Ribeiro, Giovanni Berti, Fernando do Ó, Toneco da Costa, Jéssica Berdet, Ricardo Cordeiro, Chico Cordeiro, Lenine Guarani, Lico Silveira e Valéria Houston. Há seis anos participa da banda JazzGig. Em sua trajetória como instrumentista, interessou-se primeiramente por música brasileira, trilhas de filmes, ritmos latinoamericanos, rock, jazz e erudito.
DIONARA FUENTES SCHNEIDER
Natural de Santana do Livramento, iniciou seu conhecimento pianístico aos 6 anos, brincando de reproduzir no instrumento as músicas que ouvia. Após terminar os estudos de conservatório e o curso de Magistério, mudou-se para Pelotas. Iniciou em 1980 o Curso de Graduação em Instrumentos e Canto da UFPel, onde graduou-se Bacharel em Piano.
Em Porto Alegre desde 1993, participou em diversas ocasiões de projetos de destaque, como Blue Jazz e Musical Petropar e Musical Évora, no Theatro São Pedro; Sarau no Solar, no Solar dos Câmara; Instituto Goethe, Instituto Cultural Brasileiro Norteamericano, Solar Palmeiro, Biblioteca Pública do Estado, Salas Álvaro Moreyra e Radamés Gnatalli, Átrio do Santander Cultural, Auditório da Livraria Cultura, Café Concerto Majestic e outros espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, Teatros de Câmara Túlio Piva e Renascença, em edições da Feira do Livro de Porto Alegre e de outras cidades do RS, Companhia de Sanduíches, Bar Opinião, Fellini Piano Bar, Bar Odeon, entre outros. Participou de algumas edições da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, FEEC de Santa Rosa,Festa do Mar de Rio Grande, Jazz às Pampas da Capital, Noite dos Pianos em Bagé e Canoas Jazz Festival. Também ministrou workshops no IFSul Bagé, IMBA e foi a pianista das JAM sessionas do FIMP- Festival Internacional de Música do Pampa, edição 2014.
Desde os anos 1980 é profissional da música e professora das séries iniciais. E também arte educadora, na musicalização, no ensino de teoria e percepção musical, harmonia e técnica pianística. Também foi aluna do curso de Licenciatura em Música na UFRGS. Apresentou-se por muitos anos com o flautista Plauto Cruz, com o trompetista Luis Fernando Rocha, o violonista e maestro Toneco da Costa, o percussionista Fernando do Ó, participou de shows com Jerônimo Jardim, Tenison Ramos, Argus Montenegro, Amaury Copetti, Gilberto Oliveira, Sérgio Copetti,Dinho Oliveira, Sérgio Rojas, Ivone Pacheco, Marcos Ungaretti, Roy Schultz, Mark Mulley, entre outros expoentes da música brasileira e internacional. Há aproximadamente 20 anos , faz duo com o bandoneonista Rafael Koller, com destaque para a música latina. De 2013 a 2015 estreou o projeto #começanasegunda na Estação Cultural MEME Santo de Casa, com músicos convidados a cada edição semanal.
Seu repertório é vasto e diverso, com muitas vertentes da música, do erudito ao regional, da música popular brasileira ao jazz, sempre com qualidade e sobriedade de sua formação erudita, sem perder a espontaneidade da percepção musical que desenvolveu por tocar “de ouvido” desde criança. Dionara explora todos os caminhos musicais, seja na docência , em arranjos, em trabalho solo ou com outros músicos.
Serviço:
Dia: 1º de janeiro de 2017 (sexta-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190)
Entrada franca