Final de Tarde ‘Clássica’ traz sucessos da MPB em formato instrumental com entrada franca
Realizar cinco concertos com instrumentistas de alto nível, interpretando canções consagradas da MPB, em formato erudito e instrumental é o mote do projeto Final de Tarde ‘Clássica’/Temporada 2016, realizado de 16 a 20 de novembro, em cinco cidades, com entrada franca. Duda Gomes ( percussão), Pedrinho Figueiredo ( sax soprano e flauta) e Léo Ferrarini (piano) abrem a atividade em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Após passar pela capital gaúcha, o show deve seguir no dia 17 (quinta), às 19h para Farroupilha, na Escola Pública de Música; no dia 18 (sexta), no mesmo horário para Torres, no Campus da Ulbra; dia 19 (sábado), às 15h30min para Caxias do Sul, no IFRS e encerrar na Praça Central de Santa Maria, a partir das 19h de domingo, dia 20. O repertório contempla dez composições, começando com “Variação sobre o tema de O Guarani” de Carlos Gomes (1870). As demais são “O Canto do Capadócio, o ‘Ovo'” de Hermeto Paschoal e “Trenzinho Caipira” de Villa-Lobos; “Passarim” de Tom Jobim.; “April Child” de Moacir Santos na versão de César Camargo Mariano (2010); “Wave” de Tom Jobim; ” Palhaço (Studio version)” de Egberto Gismonti; “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Tico-tico no Fubá”, choro composto por Zequinha de Abreu (1880-1935); “Na Baixa do Sapateiro” de Ary Barroso (1938) e “Brasileirinho”, chorinho de 1947, de Waldir Azevedo.
Incentivar o surgimento de uma geração estimulada à apreciação do rigor estilístico das obras dos grandes representantes da música de concerto e instrumental, em especial dos compositores brasileiros e popularizar o gênero musical erudito e instrumental, em todo país, formando novas plateias estão nos objetivos principais do Final de Tarde ‘Clássica’. Com financiamento da Lei Rouanet, a iniciativa é uma realização da Luciana Pretto Consultoria Financeira e Gestão de Projetos Culturais e Ministério da Cultura (MinC), viabilizada graças ao patrocínio da Soprano, Tipi, Sulgás e Benoit. Ela tem apoio da Bblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Escola Pública de Música de Farroupilha, Ulbra Campus Torres, IFRS Campus Caxias do Sul e Prefeitura Municipal e CDL Santa Maria.
Serviço:
Dia: 16 de novembro de 2016 (quarta-feira).
Hora: 18h30min.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do estado (Riachuelo, 1190).
Entrada franca.