O II Festival Estadual de Teatro do Rio Grande do Sul (FESTE) continua neste sábado (9), com três peças teatrais e a FESTÊ – festa de confraternização entre os participantes. A entrada é gratuita, e as senhas serão distribuídas uma hora antes na bilheteria dos teatros.
Às 14h, no Teatro Carlos Carvalho, ocorre o espetáculo “Auto da Compadecida!”, do grupo Foi o que eu disse, de Harmonia. A adaptação é de Júlio Schuster. João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó. Mas a chegada da bela Rosinha, filha de Antônio Moraes, desperta a paixão de Chicó. Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no juízo final, onde serão julgados no Tribunal das Almas pela Compadecida e pelo diabo. O final é surpreendente, principalmente para João Grilo.
Às 15h30, no Teatro Bruno Kiefer, será a vez da peça infantil “Minhoca”, do grupo de teatro Art & Vida, de Rosário do Sul. O espetáculo surgiu dentro do projeto “Da Casa para a Escola, Da Escola para o Teatro”, realizado com o objetivo de arrecadar fundos para custear a viagem do grupo ao festival de teatro – além de incentivar a cultura e despertar o interesse dos estudantes pela arte. A peça conta a história do palhaço Colibri, que, dentro do cenário de um circo, precisa desmascarar o mágico interesseiro para lutar por seu grande amor. A direção é de Paulo Evandro Costa.
Às 21h, também no Teatro Bruno Kiefer, será apresentada a peça “Sonho de uma Noite de Sertão”, com direção e Adaptação de Marlon Britto. Em um nordeste lúdico e imaginário, acontece o grande evento do casamento do Coronel Teseu, e nele será escolhida uma peça de teatro que trará todas as honrarias para seus atores. Ao mesmo tempo, Hérmia, filha do padeiro, está apaixonada por Lisandro, dá desgosto ao pai, que quer que ela se case com o rico Demétrio. Enquanto isso, na noite do sertão, existe uma briga entre os espíritos da noite Oberon e Titânia, uma desavença que está levando a uma guerra espiritual. As histórias ficam entrelaçadas de forma engraçadíssima nessa adaptação do clássico “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare.
Após os espetáculos, às 22h, haverá uma festa de confraternização entre os artistas e demais participantes – a FESTÊ. Será no Teatro de Arena, na escadaria da Avenida Borges de Medeiros.
O FESTE é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e as Coordenações dos Festivais de Teatro do Interior. O evento segue até domingo (10), com o anúncio e a premiação dos melhores espetáculos do Estado.
SERVIÇOS
Espetáculo “Auto da Compadecida!”
Data: 9 de dezembro | Sábado
Hora: 14h
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita
Espetáculo “Minhoca”
Data: 9 de dezembro | Sábado
Hora: 15h30
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita
Espetáculo “Sonho de uma Noite de Sertão”
Data: 9 de dezembro | Sábado
Hora: 21h
Local: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Entrada gratuita
FESTÊ – Festa de Confraternização
Data: 9 de dezembro | Sábado
Hora: 22h
Local: Teatro de Arena (Escadaria da Borges de Medeiros)
Deixe um comentário