Eventos e oficinas do Porto Verão Alegre de 9 a 13 de janeiro

Nesta semana, acontece a primeira edição do CenaSig, na quarta-feira, dia 10 de janeiro, após a apresentação do espetáculo Pois é, Vizinha!, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), que começa às 21h. Portanto, para participar do debate é necessário comprar o ingresso para assistir à peça. Os profissionais convidados para o debate da peça Pois é, Vizinha! são a psicanalista Janete Dócolas e a atriz e diretora Debora Finocchiaro.

Centro Histórico Cultural Santa Casa. Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21.com.br

O CenaSig é derivado do Cinesig, que era oferecido gratuitamente durante as outras edições do festival, e consistia na exibição de filmes, seguida de debate, com a presença de psicanalistas, e realizado em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O formato da atividade foi renovado para esta edição do festival.

Inovações nas oficinas gratuitas.

Neste ano, o Porto Verão Alegre promoverá diferentes atividades desse tipo. Uma delas continuará sendo nas periferias da cidade. Serão duas turmas, uma em cada uma das manhãs dos dias 13 e 20 de janeiro, das 10h às 13h, Centro Cultural Multimeios Restinga – Av. Ricardo Leônidas Ribas, 75 – Restinga. No local acontecerá a atividadeIntrodução ao teatro através de jogos, brincadeiras, exercícios e improvisações. A oficina de vivência teatral será ministrada pelo diretor Bob Bahlis e é aberta ao público. As inscrições são gratuitas pelo e-mail breno@smc.prefpoa.com.br, mas as vagas são limitadas. Informações pelos telefones 3289 6498 ou 3289 8118.

Outra oficina será sobre Monólogos, também conduzida pelo dramaturgo Bob Bahlis, e também aberta ao público. Serão duas turmas, uma em cada data, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2018, no Teatro da Cia das Artes (Rua dos Andradas,1780) das 17h às 20h. O objetivo da oficina é trabalhar textos dramáticos de dez minutos que farão cada “ator” percorrer o seu melhor caminho para contar a história.  Segundo Bob, para compor a personagem, serão trabalhadas as sensações de cada um frente ao texto, que levarão à emoção da personagem. Para se inscrever nesta oficina, que é gratuita, mas também tem vagas limitadas, é preciso enviar um e-mail para contato@portoveraoalegre.com.br . Informações pelo telefone 3357 1061 ou 3573 1061.

Parceria com a Galeria Mamute

Mais uma parceria renovada foi com a Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior,375), com a programação da “Oficina de Papel Artesanal” com a artista Marília Bianchini. A atividade faz parte da exposição Matéria, Paisagem, individual da artista Marília Bianchini na Galeria de Arte Mamute e que fica em cartaz até 27 de janeiro.

Durante o período da exposição serão realizadas oficinas de produção de papel artesanal nos dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro, das 16h30 às 18h. A oficina acontece para uma única turma nesses quatro dias. Ela é aberta ao público, porém direcionada a pessoas maiores de 14 anos, e com vagas limitadas.  O objetivo das aulas é desenvolver o processo produtivo da fabricação doméstica de papel, desde o cozimento da fibra até a modelagem e secagem da folha, o mesmo processo que a artista utiliza para produção de seu trabalho artístico. Marília Bianchini é Artista Visual, Mestre em Poética Visuais (UFRGS/2013). Vive e desenvolve seu trabalho artístico em Porto Alegre/RS com pesquisa focada no fazer artesanal e experimental, trabalha com diferentes materiais e suportes para imagens fotográficas. Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@galeriamamute.com.br.  Informações pelo telefone 3286 2615.