“Estar Bem Sesc e Senac” apresenta Ospa e Fafá de Belém em Porto Alegre

No dia 17 de dezembro, o Parque da Redenção recebe uma grande apresentação gratuita, regida pelo maestro Evandro Matté

Fafá de Belém | Foto: Fabio Bartel

No dia 17 de dezembro, domingo, Porto Alegre recebe mais uma edição do Estar Bem Sesc e Senac. A partir das 18h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) volta ao Parque Farroupilha (Redenção), um dos locais mais queridos da Capital gaúcha, com um concerto ao ar livre, especial de fim de ano, sob a regência do maestro Evandro Matté. Na ocasião, uma convidada especial divide o palco com a Ospa pela primeira vez: a cantora Fafá de Belém.

Composições de Bernstein, Dvorák, Camrago-Guarnieri e Strauss estão no programa, além de uma seleção de música popular brasileira que ganhará forma na voz de Fafá, arranjada especialmente para este concerto por Alexandre Ostrovski Jr. O público é convidado a levar cadeiras.

Estar Bem Sesc e Senac: Antes do espetáculo, a partir das 9h, o público poderá participar de ações gratuitas, também na Redenção. Serão realizadas atividades de saúde, com verificação de pressão arterial, glicemia, teste respiratório, cuidados com a higiene bucal e índice de massa corporal. As crianças poderão se divertir com brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos eletrônicos. Também estão previstas oficinas de trabalhos manuais, orientações nutricionais e lançamentos de grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa. A Escola de Chimarrão estará presente no evento, disponibilizando erva-mate e água quente. Ações de educação, serviço de massagem, corte de cabelo masculino e infantil, atendimento de barbeiro e avaliação podológica também estão na programação do dia.

Sobre o programa

O fim de tarde começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein. Depois, a Ospa presta homenagem à música inspirada em dança, executando “Vozes da Primavera”, valsa de Johann Strauss II, a “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák e a “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri.

Na segunda parte do evento, Fafá sobe ao palco para apresentar sucessos como “Nuvem de Lágrimas”, de Paulo Debétio e Paulinho Rezende, “Ave Maria” de Jaime Redondo e Vicente Paiva, “Canto ao filho que vai Nascer”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos, “Leontina Fala de Flores”, de Luiz Coronel e Raul Elwanger e “Coração do Agreste”, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, entre outras músicas. Todos os arranjos são inéditos.

Mais sobre Evandro Matté (regente)<

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Mais sobre a Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. É a orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas. Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Atualmente, a orquestra está promovendo a campanha “Faça parte desta História”, em formato de financiamento coletivo, para finalizar as obras da sua sede (Casa da Música da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari/CAFF) e reformar o Palacinho, novo local da Escola de Música da Ospa. Mais informações em www.ospa.org.br.

Mais sobre o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc/ Senac –
 Administrados pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul – entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando quase 600 mil empresas do setor terciário, o Sesc e o Senac tornaram-se um dos maiores sistemas de desenvolvimento social, atendendo a sociedade brasileira com educação profissional, cultura, saúde, turismo, assistência, esporte e lazer.

“Estar Bem Sesc e Senac” apresenta Ospa e Fafá de Belém
Quando: 17 de dezembro de 2017, domingo, às 18h
Onde: Parque Farroupilha – Redenção (Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA
 
PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Antonín Dvorák: Dança Eslava nº 8
Johann Strauss: Vozes da Primavera
Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº 1
Paulo Debétio e Paulinho Rezende: Nuvem de Lágrimas
Leonardo Sullivan: Memórias
Jaime Redondo / Vicente Paiva: Ave Maria
Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos: Cordas de Espinhos
Ruy Barata e Paulo André Barata: Foi Assim
Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos: Canto ao filho que vai Nascer
Luiz Coronel / Raul Elwanger: Leontina Fala de Flores
Aldir Blanc / Moacyr Luz: Coração do Agreste
Regente: Evandro Matté
Participação: Fafá de Belém (cantora)