Cine Gênero & Sexualidade exibe Carandiru no dia 19

Assessor da ONG Igualdade participa do debate sobre prisões e relações de gênero

A última edição do ano do Cine Gênero & Sexualidade, que ocorre na quinta (19) de outubro, às 19h, discutirá o tema prisões e relações de gênero, com a exibição do filme Carandiru. No mês de outubro, completa-se 25 anos do fato denominado massacre do Carandiru no qual 111 presos foram mortos por policiais.  O filme dirigido pelo diretor Hector Babenco terá exibição no anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3 da UFCSPA. Carandiru é baseado em fatos reais e no livro escrito pelo médico sanitarista Drauzio Varella. Após o longa-metragem haverá um bate-papo com o assessor em Educação na Associação de Travestis e Transexuais do RS (ONG Igualdade), Amilton Gustavo da Silva Passos.

Sinopse: Um médico sanitarista se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante os anos 90, convivendo diariamente com a dura realidade dos encarcerados, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. O médico presencia a violência agravada pela superlotação, em um presídio que matinha enclausurados mais de 7 mil homens. Paradoxalmente, conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador daqueles que tanto mal parecem ter feito à sociedade. O filme conta o antes, o durante e o depois do massacre do Carandiru ocorrido nesta antiga casa de detenção, no dia 02 de outubro de 1992. Em 2002 o local foi desativado.

Conheça o palestrante:

Amilton Gustavo da Silva Passos é assessor em Educação na Associação de Travestis e Transexuais do RS (ONG Igualdade), biólogo com mestrado em Educação (UFRGS) e membro do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (PPG em Educação- UFRGS).