Cenas Diversas | Edição Cena Acessível – Grupo Signatores faz apresentação gratuita

O espetáculo “Memória na Ponta dos Dedos”, promovido pelo Signatores- Grupo de Teatro com Surdos, faz parte da programação do Cenas Diversas- Cena Acessível, projeto da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A apresentação acontece no dia 25 de julho (terça-feira), às 20h30, no Teatro Carlos Carvalho. A entrada é gratuita.

Foto: Ana Vianna

A montagem utiliza de poesia e jogos de improviso, onde seis atores surdos contam suas histórias de vida. A construção do texto ocorreu dentro da oficina de teatro para surdos, realizada em 2012 na CCMQ e foi criada a partir de três eixos: infância, primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e desejos para o futuro. Em cada um desses momentos são abordadas questões marcantes na vida dos surdos, como idas ao médico, incompreensão de familiares e amigos, escolha entre escola inclusiva ou escola para surdos, uso de aparelho de surdez, a construção de uma identidade dentro de um grupo, entre outras temáticas.

Voltada para adultos e adolescentes, surdos e ouvintes, a atração é encenada em Libras e terá o apoio de um narrador-personagem, que acompanhará os ouvintes pela narrativa. Riso, drama, sátira e crítica são alguns dos elementos que compõem a peça, um convite para compreender o mundo a partir da percepção daqueles que escutam com o olhar e expressam suas identidades através do corpo e da alma.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Audrei L. Gonçalves, Brenda Artigas, Eduardo Jacques, Luciano da Silva Abreu, Rosiglei Vieira Pinto e Umberto Vinicius T. da Rosa.
Orientação: Sergio Lulkin
Coordenação: Adriana Sommacal
Pesquisadores: Adriana Sommacal, Augusto Schallenberger e Marcia Berselli
Intérprete de Libras: Celina Nair Xavier Neta
Assistente de produção: Tatiane Garrido
Figurino: Létz Pinheiro e Luise Brolese
Iluminação: Carol Zimmer
Narração: Alexandre Borin Antunes
Financiamento: Lei de incentivo a cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal
Apoio: SulGás, Casa de Cultura Mario Quintana e Secretaria do Estado
Realização: Grupo Signatores

SERVIÇO

Projeto CENAS DIVERSAS – Edição CENA ACESSÍVEL recebe o espetáculo “Memória na Ponta dos Dedos”, do Grupo de Teatro com Surdos – Signatores
Dia: 25 de julho (terça-feira)
Horário: 20h30
Local: Teatro Carlos Carvalho- 2º andar da CCMQ (Andradas, 736)
Entrada gratuita.