Camerata da Ospa Jovem se apresenta na Feira do Livro
No dia 11 de novembro, sábado, às 18h, o grupo orquestral da Escola da Ospa sobe ao palco do Teatro Carlos Urbim para interpretar obras de compositores como Vivaldi e Ernani Aguiar. Quem rege os jovens músicos é Arthur Barbosa. A entrada é franca.
Em uma junção de música de câmara e literatura, a Camerata da Ospa Jovem realiza uma apresentação especial na Feira do Livro de Porto Alegre. Sob regência de Arthur Barbosa, músicos avançados de instrumentos de cordas da Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós interpretam peças de Vivaldi, Liszt, Ernani Aguiar, Haydn e Harald Genzmer no dia 11 de novembro, sábado, às 18h. O Teatro Carlos Urbim sedia o evento, que integra a segunda edição do Sarau da Palavra e Música, parceria do conservatório com o Instituto Estadual do Livro (IEL). Na ocasião, um time de leitores do IEL recita entre as músicas trechos de livros selecionados pelo instituto e pela Associação Ligia Averbuck. A entrada é franca.
Sobre o programa
O “Concerto Alla Rustica”, de Antonio Vivaldi (1678-1741), compositor italiano do barroco tardio, abre o programa da exibição, seguido por “Lieberstraum” de Franz Liszt (1811-1886). Depois, é a vez da música brasileira ganhar destaque com a composição “Quatro Momentos”, escrita por Ernani Aguiar (1950 -). O Primeiro Movimento da “Sinfonia do Relógio” dá sequência à exibição – Haydn (1732 – 1809), um dos grandes nomes do classicismo, escreveu a sinfonia em sua segunda visita a Londres. Para finalizar a apresentação em grande estilo, a camerata executa “Sinfonietta”, do alemão Harald Genzmer (1909-2007).
Arthur Barbosa (regente)
Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.
Camerata da Ospa Jovem
A Camerata da Ospa Jovem é parte da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É um dos grupos nos quais os estudantes avançados de instrumentos de cordas do conservatório têm contato com o repertório orquestral e camerístico. Vem cumprindo agenda de apresentações gratuitas que passa não só por salas de concerto, mas também por teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.
A Ospa Jovem vem atingindo níveis cada vez melhores de performance. Em 2015, venceu o “Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras”, então voltado a orquestras juvenis. Em 2017, assim como ocorreu em 2016, a Temporada Oficial de Concertos da Ospa inclui apresentações da Ospa Jovem em sua agenda. É regida pelo maestro Arthur Barbosa.
O Instituto Estadual do Livro
O Instituto Estadual do Livro -IEL -foi criado em 1954 com o objetivo de difundir a literatura produzida no Estado, apoiando o surgimento de novos escritores e trabalhando para a preservação da memória literária e cultural do Rio Grande do Sul. Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o IEL tem como função principal realizar atividades associadas ao livro, tais como edições de textos originais de autores estreantes ou obras clássicas, promoção de encontros de escritores com a comunidade, organização de seminários, viabilização de uma política do livro e da leitura, cooperação com entidades públicas e editoras locais.
A Escola de Música da Ospa
Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje a escola atende em torno de 200 alunos. Além disso, promove o projeto de inserção social “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos a lugares como hospitais, lares de idosos, casas de acolhida e instituições de assistência social. A direção é de Diego Grendene de Souza.
Concerto da Camerata Ospa Jovem na Feira do Livro
Sarau Palavra e Música – Instituto Estadual do Livro e Escola de Música da Ospa
Quando: 11 de novembro, sábado, às 18h
Onde: Teatro Carlos Urbim – Praça da Alfândega – Feira do Livro
Praça da Alfândega, R. Siqueira Campos, 2529 | Centro Histórico – Porto Alegre
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Antonio Vivaldi: Concerto Alla Rustica
Franz Liszt: Lieberstraum
Ernani Aguiar: Quatro Momentos
Joseph Haydn: Sinfonia do Relógio (Primeiro Movimento)
Harald Genzmer: Sinfonietta
Regente: Arthur Barbosa