O já tradicional carnaval de rua confirma sua 12ª edição para o dia 3 de fevereiro com homenagem ao compositor Jerônimo Jardim.
O Bloco Maria do Bairro, que mobiliza há 11 edições milhares de foliões da cidade – 25 mil pessoas contabilizadas em 2013, 40 mil em 2014, 60 mil pessoas em 2017 – anuncia suas atrações para o seu carnaval de 2018. O bloco, responsável pela retomada do carnaval de rua da Capital, ocorre anualmente na Cidade Baixa, na rua Sofia Veloso, e este ano acontecerá no dia 3 de fevereiro, das 17h às 22h. A festa promete, além da já tradicional Banda do Bloco (formada por 16 integrantes que tocam clássicos do samba e marchinhas de carnaval), convidados especiais: a bateria mirim Areal da Baronesa do Futuro, escola de samba formada por 70 crianças, além de cantores e carnavalescos, que subirão no trio elétrico para cantar e homenagear o compositor gaúcho Jerônimo Jardim.
O samba enredo deste ano “Um Jardim de Purpurina” tem autoria de Zeca Brito, Sapiran Brito e Wandi do Cavaco. Na música serão lembrados poemas e letras importantes da carreira do jaguarense Jerônimo Jardim, como Purpurina, grande vencedora do Festival da Canção MPB-Shell 81 da Rede Globo e Astro Aragano, canção vencedora da Califórnia da Canção Nativa, em 1985. O artista de 72 anos teve canções interpretadas por Elis Regina, Shana Müller e Lucinha Lins. “Jerônimo sempre se fez presente na trajetória do Bloco Maria do Bairro, como amigo e folião”, relembra o carnavalesco Zeca Brito, um dos fundadores do bloco. “A homenagem reconhece a importância de um dos compositores mais sofisticados da musica brasileira que nunca perdeu os vínculos com a cultura popular”, resume Brito.
No dia 14 de janeiro de 2018 acontece o primeiro Ensaio Aberto do Bloco Maria do Bairro, na Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000), às 17h com entrada franca.
Histórico do Bloco
O Bloco Maria do Bairro foi criado em 2007 por um grupo de foliões ávidos pelo retorno dos carnavais de rua. Em 2007 e 2008 foi o único bloco em atividade em Porto Alegre, dando origem a partir de 2009 a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. A iniciativa desbravadora Maria do Bairro mobiliza hoje, além de diversos representantes da classe artística da cidade (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores da cidade baixa e do interior do estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua de Porto Alegre.
Serviço 1
Ensaio Aberto do Bloco Maria do Bairro
Quando: 14 de janeiro de 2018, das 17h às 20h.
Onde: Fundação Iberê Camargo
Evento gratuito.
Serviço 2
Carnaval do Bloco Maria do Bairro
Quando: 3 de fevereiro de 2018, das 17h às 22h.
Onde: Rua Sofia Veloso, Cidade Baixa
Evento gratuito.
Haverá barracas com venda de bebidas e banheiros químicos.
As camisetas do bloco também estarão à venda durante o carnaval.
Deixe um comentário