No dia 19 de março, segunda-feira, às 10h, Lukas Kühne, artista alemão residente em Montevideo, realiza palestra no Instituto de Artes da UFRGS. No evento, Kühne vai apresentar seus trabalhos em escultura sonora, câmaras de concreto ressonantes sintonizadas para reagir a certos estímulos sonoros.
As esculturas sonoras de Lukas Kühne estão expostas em espaços públicos na Estônia, Finlândia, Islândia, Alemanha e Uruguai. Entre 1999 e 2001, Kühne criou a “estação de som”, uma das sete “estações de sensação” no parque dos sentidos em Berlim. Kühne desenvolveu o projeto “Space and Frequency” com Robyn Schulkowsky em 2005, com exposições monumentais e interdisciplinares em Nova York, Helsinque e Bruxelas. Ele organizou várias exposições de arte sonora no Museu Nacional de Artes Visuais (MNAV) e no Museu MAPI para Arte Pré-Colombiana, ambos localizados em Montevidéu, Uruguai.
“Tvísöngur”, obra inaugurada em 2012, é composta por cinco cúpulas de concreto interligadas na encosta acima de Seyðisfjörður, no leste da Islândia. É uma homenagem à herança cultural islandesa de duetos polifônicos, ou “duplo cantar”. As cinco cúpulas, que atingem uma altura entre dois e quatro metros, ampliam e ressoam os tons de quintas consecutivas que formam a estrutura básica da forma musical. A escultura é penetrável e permite que visitantes experimentem os sons de forma concentrada. A escolha do material de construção também está relacionada com a Islândia, que tem uma tradição de edifícios monumentais de concreto. Dois anos depois, Kühne construiu uma instalação similar, o “Hailuoto Organum”, na Finlândia. Um registro em vídeo dessa instalação pode ser visto no vídeo.
Juntamente com um grupo de trabalho de estudantes de Pós-Graduação da Universidade Aalto, Kühne criou uma versão virtual e jogável do Monumento Sibelius dentro de Ateneum, a Galeria Nacional da Finlândia em Helsinque, como parte de uma exposição maior que honra o ano jubilar de Jean Sibelius. A peça foi apresentada mais tarde no em Vancouver, Canadá.
Kühne fundou o Formato Experimental de Forma e Som (Taller Experimental Forma e Sonido) em 2005 e o Festival Internacional de Arte Som Monteaudio (Festival Internacional de Arte Sonoro Monteaudio) em 2013, ambos na Universidade da República em Montevidéu. Uma de suas obras está em exibição permanente na cidade: tubófono, um instrumento musical localizado no Parque Rodó. Atualmente, Kühne vive em Berlim e em Montevidéu.
Deixe um comentário