Agenda do Instituto de Artes da UFRGS com atividades com entrada franca de 26 a 30 de junho

Foto cedida pela artista Bruna Vargas

TEATRO

Espetáculo “Ficções: Odes Mínimas” realiza temporada nas quartas-feiras de junho na Sala Qorpo Santo, com sessões às 12h30 e 19h30. Entrada franca.

Evento: temporada do espetáculo “Ficções: Odes Mínimas”, atividade do projeto Teatro, Pesquisa e Extensão

Data e horários das apresentações: 28 de junho, quarta, às 12h30 e 19h30 (duas sessões por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, 110 — Campus Central da UFRGS, a lado da Sala Redenção)

Ingresso: entrada franca (com retirada de senhas uma hora antes do espetáculo, no local de apresentação)

Na quarta-feira, 28 de junho, acontecem as apresentações finais da temporada do espetáculo “Ficções: Odes Mínimas” na Sala Qorpo Santo. Imersas num universo de sonhos, desejo, ficções e pulsações, três mulheres dão voz e corpo às poesias e a trechos de prosa de Hilda Hilst (1930-2004).

A partir do impulso de falar sobre os desejos, o grupo mergulhou nos textos de Hilst, marcados pela liberdade da escrita. As palavras da escritora paulista renderam um material substancioso que serviu para que a diretora e as atrizes do espetáculo construíssem ficções que têm relação complexa com a realidade, pois ficam ao mesmo tempo mais fantasiosas e mais reais a cada vez que são contadas.

A temporada de “Ficções: Odes Mínimas” é atividade do Projeto “Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE)”, mostra de teatro universitário que apresentará sete espetáculos ao longo do ano de 2017. O TPE é espaço privilegiado da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS. O projeto apresenta um espetáculo a cada mês, sempre às quartas-feiras, em dois horários: 12h30min e 19h30min. Todas as sessões têm entrada franca. As senhas começam a serem distribuídas uma hora antes das apresentações, no local.

ARTES VISUAIS

Evento: exposições de pintura “Entre o acervo e o eStúdio”, com obras de Marilice Corona, professora do IA/UFRGS, e “No eStúdio”, coletiva de alunos do IA/UFRGS que compõem o Studio P — Atelier Aberto de Pintura

Data e horário de abertura das duas exposições: 8 de junho, às 19h

Visitação: de 9 de junho a 16 de julho, de terças a domingos, das 10h às 19h

Local: MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico — Porto Alegre, RS — fone 051 3227-2311, e-mail museu@margs.rs.gov.br)

Permanecem abertas até o dia 16 de julho no MARGS as exposições de pintura “Entre o acervo e o eStúdio” e “No eStúdio”, com obras de professora e de alunos do IA/UFRGS respectivamente. A exposição “Entre o acervo e o eStúdio” apresenta obras de Marilice Corona, professora do IA/UFRGS e artista visual. Para essa exposição, Marilice selecionou algumas obras do acervo do MARGS cujo tema é o atelier do artista para estabelecer um diálogo com seu trabalho, promovendo assim uma investigação sobre autorreferencialidade e metapintura. Para Marilice, essa exposição trata especialmente de questões referentes à genealogia e à identidade das obras, do autor e do próprio espectador, agentes cuja interação é um processo em permanente construção.

A exposição “No eStúdio” ocupa a sala João Fahrion do MARGS e apresenta obras de 23 artistas ligados ao Studio P — Atelier Aberto de Pintura, criado por Marilice Corona como projeto de Extensão em artes visuais do IA/UFRGS. A mostra apresenta a produção individual de cada integrante do grupo. O título da exposição não se refere apenas ao espaço físico onde, na maior parte das vezes, a pintura é produzida, mas ao estúdio como alegoria do espaço de pensamento, da elaboração e criação das obras e da troca e da discussão entre artistas (quando é espaço coletivo). O estúdio visto como espaço de prospecção onde a investigação da linguagem tem primazia.

Participam da exposição coletiva “No eStúdio” os seguintes artistas: Ana Krebs, Andressa P. Lawisch, Antonio Vasques, Artur Veloso, Bruna Vargas, Carmen Sansone, Eduardo Monteiro, Eduardo Thomazoni, Eduardo Turski, Gustavo Assarian, Gustavo Walbrohel, Karenn Liègeh, Leticia Parraz, Manoela Cavalinho, Marcelo Bordignon, Mariana Riera, Monique Maccari, Natasha Kulczynski, Raquel Boff, Regina Krumholz, Rodrigo M. A., Santiago Pooter e Thiana Sehn.

MÚSICA

26 de junho, segunda

12h30: Sarau no IA/UFRGS, recital de alunos de Música. Coordenação: professor Adolfo Almeida. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.

28 de junho, quarta

19h30: Recital de contrabaixo e piano com os contrabaixistas Wendell da Rosa, Samuel Pasqualetto e Lucas Almeida e com os pianistas Louise Nunes e Érico Bezerra. Atividade do Projeto MultiMúsica, parceira do Departamento de Música do IA/UFRGS com o Theatro São Pedro. Local: Sala de Música do Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, sem número — Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada franca (ingressos na bilheteria do Theatro São Pedro no dia da apresentação).

A edição de junho do Projeto MultiMúsica apresenta três obras musicais, cada uma delas interpretadas por diferentes duos: “Do Concerto em mi maior” (redução para piano), de Karl Ditters von Dittersdorf, com Wendell da Rosa (contrabaixo) e Louise Nunes (piano); “Canção e dança para contrabaixo e piano”, de Radamés Gnattali, com Samuel Pasqualetto (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano); e “Sonata em mi menor, Opus 6, nº 2”, de Adolf Mišek, com Lucas Almeida (contrabaixo) e Érico Bezerra (piano).

29 de junho, quinta

20h30: Recital “Sonatas”, com o pianista André Loss, atividade da Série de Concertos dos Professores do Departamento de Música do IA/UFRGS. No programa, obras de Mozart, Beethoven e Liszt. Coordenação: professor André Loss. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar). Entrada franca.