Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 25 a 30 de setembro

imagem cedida pelo espolio da artista
Imagem cedida pelo espolio da artista

TEATRO

Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações nas quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.

Evento: Espetáculo “O Anexo Secreto”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS

Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e Pró-Reitoria de Pesquisa

Datas e horários das apresentações: 28 de setembro, quarta, às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)

Ingresso: entrada franca para todas as apresentações

Fotos: Jéssica Barbosa

Duração: 90 min

Classificação indicativa: 14 anos

Na quarta, 28 de setembro, termina na Sala Qorpo Santo da UFRGS a temporada do espetáculo teatral “O Anexo Secreto”. Baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo secreto de uma casa, o espetáculo procura transportar o espectador para outro espaço-tempo a partir de imagens, sonoridades e relações que o tiram da zona de conforto. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, sem condições de fugir do país, escondem-se no anexo secreto da loja de temperos em que o pai trabalhava.

No anexo, Anne e sua família se encontram confinados e forçados a conviver com outra família, que também busca ali uma chance de sobreviver à perseguição nazista aos judeus e à guerra. Anne não só tem de lidar com o contexto social da época, mas também com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompe a sua liberdade de adolescente e provoca um amadurecimento por conta de suas novas experiências e por seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.

Lançamento do livro “Temas de Filosofia”, com ensaios de Gerd Bornheim, acontece em 28/09, quarta, às 18h, na Sala Alziro Azevedo do DAD-IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Lançamento do livro “Temas de Filosofia”, com ensaios de Gerd Bornheim, organizado por Gaspar Paz
Promoção: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS
Data e horário do evento: 28 de setembro, quarta, às 18h
Local: Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340)
Ingresso: entrada franca

Na quarta, 28 de setembro, às 18h, acontece na Sala Alziro Azevedo o lançamento do livro “Temas de Filosofia”. Publicado pela editora da USP, o livro reúne ensaios sobre filosofia e arte escritos por Gerd Bornheim de 1988 a 1997. Um dos mais importantes filósofos e críticos de arte do Brasil, Gerd Bornheim, falecido em 2002, foi professor e Diretor do Curso de Arte Dramática da UFRGS nos anos 60. Em 1969, Gerd Bornheim foi cassado pela ditadura militar, perdendo sua condição de professor da UFRGS. Os ensaios que integram o livro “Temas de Filosofia” foram organizados pelo professor Doutor Gaspar Paz, que atua na USP. Gaspar Paz realizou pesquisa de Pós-Doutorado sobre Gerd Bornheim, intitulada “Linguagens Artísticas em Gerd Bornheim”. A entrada para o lançamento do livro é gratuita.

ARTES VISUAIS

Exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições” abre no dia 29 de setembro e permanece até 27 de outubro no IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, em homenagem à Maria Lucia Cattani. Atividade da programação que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Curadoria: Maristela Salvatori e Paulo Silveira

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS, ADUFRGS Sindical e Atelier de Massas

Abertura: 29 de setembro, quinta

Visitação: até 27 de outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Contatos: professores do IA/UFRGS Maristela Salvatori, fone 82431801, e Paulo Silveira, fone 91518347

Abre no dia 29 de setembro, quarta, às 19h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS a exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, que traz a público um pequeno recorte da abrangente e vigorosa produção poética da artista gaúcha. No rico e sensível legado de Cattani, as marcas, resultantes de repetidos gestos, trazem um olhar atento e singular sobre o múltiplo – perfazem um percurso “do único ao múltiplo e do múltiplo ao único”, sutil provocação aos limites, inócuos, na arte contemporânea.

Com curadoria de Maristela Salvatori e Paulo Silveira, a exposição busca preservar a memória da obra e da pessoa de Maria Lucia Cattani, que por vinte e oito anos atuou como pesquisadora e professora no IA/UFRGS, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) de 1991 até sua aposentadoria, em 2013.

Integrante de uma geração de artistas que ganhou projeção a partir dos anos oitenta, Maria Lucia Cattani realizou estudos superiores no IA/UFRGS, no Pratt Institute (EUA), na Reading University (Inglaterra) e na University of the Arts (Inglaterra). Cattani fez Residências de Artista no Nagasawa Art Park Artist-in-Residence, Tsuna Town, Japão e no Frans Masereel Centre, Kasterlee, Bélgica. Ao longo de sua trajetória, realizou numerosas exposições, recebeu prêmios e está representada em importantes coleções do Brasil e do exterior.

A exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições” permanece aberta ao público até 27 de outubro de 2016 com visitação de segunda a sexta, das 10 às 18h.

Exposição “Ruínas como possibilidade pictórica”, com obras de Andressa P. Lawisch, abre no dia 26 de setembro, segunda, às 19h, e permanece até 07 de outubro no IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Exposição “Ruínas como possibilidade pictórica”, com obras de Andressa P. Lawisch

Abertura: 26 de setembro, segunda, às 19h

Visitação: até 07 de outubro, sexta, das 9 às 21h

Local: Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

Ingresso: Entrada franca

Site e informações sobre a artista: http://cargocollective.com/lawisch

Contatos: e-mail: dessapl@msn.com, fone: (51) 98127372

A mostra expositiva “Ruínas como possibilidade pictórica” apresenta pinturas com a temática sobre ruínas urbanas. A artista Andressa Lawisch utiliza registros fotográficos realizados através de caminhadas em Porto Alegre e pelo interior do Rio Grande do Sul para o desenvolvimento de seu trabalho. Marcas e manchas observadas nas paredes dessas estruturas em estado de deterioração – fruto das intempéries – viram pretexto para trabalhar a pintura, que é desenvolvida em um processo lento e gradual com sobreposições de camadas de cores até formar a imagem presente na tela, que registra o diálogo entre o tempo da fatura na pintura e o tempo da ruína, em sua degradação, no processo artístico.

Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, dedicada à obra da artista gaúcha Nilza Haertel, permanece até 15 de outubro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Entrada franca.

Evento: Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”

Curadoria: Helena Kanaan e Maristela Salvatori

Visitação: até 15 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 11 às 18h

Local: Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 1° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)

Agendamento de visitas: www.cccev.com.br/index.php/visitas-guiadas

Ingresso: Entrada franca

Permanece aberta para visitação até 15 de outubro na Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, com curadoria de Helena Kanaan e Maristela Salvatori. Professora de gravura e desenho no Instituto de Artes da UFRGS por quase 30 anos, com grande dedicação à gravura, Nilza Haertel expôs em raras ocasiões. Seu legado artístico chegou recentemente à UFRGS por doação de seus familiares. A abertura de suas pastas desvelou um acervo inestimável, confirmando o perfil investigativo da artista nesta área de conhecimento e revelando uma produção de grande fôlego e sensibilidade que poucos tiveram o privilégio de conhecer.

A exposição traz a público uma leitura sobre esta importante coleção que apresenta inquietações artísticas contemporâneas e que, certamente, suscitará a curiosidade de muitos outros olhares.

Nilza Hertel estudou na Akademie Voor Beeldende Kunst, na Holanda, na Colorado State University e na Indiana University, nos Estados Unidos. Suas gravuras, pinturas e desenhos, grande parte apresentando formas abstratas, frequentemente recebiam títulos em inglês que denotavam seu fascínio pela música e pela natureza, referências recorrentes na obra da artista.

MÚSICA

Recitais com entrada franca da semana

25 de setembro, domingo
20h: Concerto gratuito com Edson Lopes e Elodie Bouny (violões). Atividade do VIII Festival de Violão da UFRGS. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

26 de setembro, segunda
19h: Concerto gratuito com Coral da UFRGS (reg. Lucas Alves) e Tiago Oliveira: “Romancero gitano”, de M. Castelnuovo-Tedesco. Atividade do VIII Festival de Violão da UFRGS. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)
20h: Concerto gratuito com Carlos Pérez e Alan Juárez Balderas (violões). Atividade do VIII Festival de Violão da UFRGS. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)
28 de setembro, quarta
14h: Recital com alunos do VIII Festival de Violão da UFRGS. Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central da UFRGS)
20h: Concerto gratuito com Quarteto Maogani. Atividade do VIII Festival de Violão da UFRGS. Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central da UFRGS)