Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 24 a 29 de abril

Foto: Alexandre Alves
Foto: Alexandre Alves

TEATRO

Temporada do espetáculo teatral “Aos Sãos” tem duas apresentações gratuitas na quarta-feira, 27 de abril às 12h30 e 19h30, na Sala Qorpo Santo. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS.

Evento: apresentações do espetáculo “Aos Sãos”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS. Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS

Datas e horários das apresentações: 27 de abril, quarta-feira, às 12h30 e às 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, s/nº, Campus Central da UFRGS – ao lado do Cinema Universitário)

Ingresso: Entrada franca

Duração: 60 min

Classificação indicativa: 12 anos

Fotos: Jéssica Barbosa

No dia 27 de abril, quarta-feira, termina a temporada do espetáculo teatral “Aos Sãos” na Sala Qorpo Santo. “Aos Sãos” é um espetáculo cuja dramaturgia, feita pelo grupo, é baseada no livro “O holocausto brasileiro”, de Daniela Arbex, que conta a história do manicômio de Barbacena, que abrigou durante décadas milhares de pacientes de modo desumano. Desempregados, bêbados, mendigos, esposas insatisfeitas, meninas que perdiam a virgindade fora do casamento e outros perturbadores da ordem eram condenados ao exílio e ao abandono. Como não enlouquecer perante tanta injustiça? Como sobreviver vivendo o esquecimento e o não pertencimento social?

Na décima quarta edição do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão serão apresentados sete espetáculos ao longo de 2016. O TPE é espaço privilegiado de exibição da pesquisa e da produção cênica realizada pelos alunos do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.

ARTES VISUAIS

Palestra do curador alemão Rolf Külz-Mackenzie sobre arte impressa no Brasil e na Alemanha acontece no Instituto Goethe em 25 de abril, segunda, às 19h30.  Entrada franca.

Evento: Palestra do curador alemão Rolf Külz-Mackenzie sobre arte impressa no Brasil e na Alemanha. Promoção: Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS e Instituto Goethe de Porto Alegre

Data e horário do evento: 25 de abril, segunda, às 19h30

Local: Auditório do Goethe-Institut (Rua 24 de Outubro, 112)

Ingresso: Entrada franca

Na próxima segunda-feira, 25 de abril, às 19h30, acontece no Auditório do Instituto Goethe de Porto Alegre a palestra do curador alemão Rolf Külz-Mackenzie sobre o acervo de gravuras da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS e sobre as intersecções entre a arte impressa no Brasil e na Alemanha. A convite do Instituto Goethe de Porto Alegre, Rolf Külz-Mackenzie realiza uma pesquisa no acervo de obras da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. Focada em gravura, campo de forte tradição no Brasil e na Alemanha, a seleção do curador será exposta no MARGS a partir de julho de 2016. A palestra de Rolf Külz-Mackenzie tem entrada franca e tradução simultânea.

Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS, permanece até 17 de junho no Museu da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS

Curadoria: professores Blanca Brites e Paulo Gomes, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS     

Visitação: até 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h

Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Campus Central DA UFRGS, fone 33083390)

Ingresso: Entrada franca

Prossegue aberto para visitação até 17 de junho no Museu da UFRGS o Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS realizadas sobre papel por artistas professores do Instituto de Artes que já cumpriram seu tempo de atividade acadêmica junto a esta Universidade. A exposição exibe desenhos que datam do último quarto do século XIX até aqueles atuais, fotografias da década de setenta que consolidaram o reconhecimento desta categoria no meio artístico local e gravuras de artistas professores que inovaram e ampliaram as perspectivas do campo. A mostra traz nomes de relevância para o nosso panorama artístico como Pedro Weingärtner, João Fahrion, Alice Soares, Romanita Disconzi, Maria Lucia Cattani, Carlos Pasquetti, Mariza Carpes, Fernando Corona, Danúbio Gonçalves e Paulo Peres, entre tantos outros.

A exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo II”  é uma realização da Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS em parceira com o Instituto de Artes da UFRGS e dá continuidade ao projeto “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo I”, que também reúne obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS e permanece aberta para visitação no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS. A entrada para ambas as exposições do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS é franca.

Mostra de Videoarte “Audiovisual Sem Destino – ADSV 2016” abre no dia 26 de abril, terça, às 18h, e permanece até 06 de maio na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Mostra de Videoarte “Audiovisual Sem Destino – ADSV 2016”. Promoção: Departamento de Artes Visuais do IA/UFRGS

Abertura: 26 de abril, terça, às 18h

Visitação: até 06 de maio, de segunda a sexta, das 10 às 18h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Ingresso: Entrada franca

Imagens: cedidas pelos artistas

Página da Mostra “Audiovisual Sem Destino – ADSV 2016” no Facebook: https://www.facebook.com/avsemdestino/

Na terça, 26 de abril, às 18h, abre no Instituto de Artes da UFRGS a terceira edição da Mostra de Videoarte “Audiovisual Sem Destino – AVSD 2016”, com 27 vídeos selecionados a partir de 67 trabalhos inscritos por edital. A seleção contou com a participação de Jaqueline Beltrame (Cineesquemanovo), Marcelo Gobatto (FURG) e da artista Patricia Francisco, além da equipe AVSD. A exposição que acompanha a mostra tem como convidada a artista espanhola e professora na Universidade Politécnica de Valência Pepa Lopez Poquet, que exporá na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo um conjunto de trabalhos recentes. A Mostra “Audiovisual Sem Destino – ADSV 2016” permanece aberta para visitação até o dia 06 de maio, sempre com entrada franca.

Artista convidada: Pepa Lopez Poquet

Artistas e vídeos selecionados: Amanda Garcia Gardillari (“Monóculo”), Ariane Oliveira (“O Jardim”), Calvin Maister (“Desenhando”), Camila Sousa (“Jargonofasia”), Daniel Seraphim (“LICHT”), Felipe Alonso de Oliveira (“Alguém que preencha o vazio”), Filipe Rossato (“Novela”), Guilherme Sommermeyer (“Divertimento”), João de Queiroz, Ian Habib e Saulo Almeida (“3 vozes mind vertice nous triskle ou triskelion”), Júlia Franz (“PORN TECH”), Leandro Machado e Cris Gross (“Obstáculos”), Lívia Pasqual (“A Saga do Herói”), Louise Kanefuku (“Levando a linha para passear”), Luan Dresch (“A PRAIA”), Maílson Fantinel (“deus sive natura”), Nathalia Muswieck Grill (“importante é saber respirar”), Pedro de Freitas Pereira Paiva (“Curai Salina”), Rafaela Boettcher (“Na Pele dos Dias”), Ramon Busanello e Ariberto Farias Bauermann Filho (“Objeto reflexo”), Sheron Neves (“MONDRIAN/TETRIS”), Taila Soliman (“QUIM:ERA”), Victor de La Rocque (“LINHA”), Viviane Vallades da Silva (“Sem Título”), Walter Karwatzki (“S/A”) e William Hart (“M a r c o”)

Artistas do Circuito de Performance: Andressa Cantergiani e Alessandro Rivellino

MÚSICA

Recitais com entrada franca

25 de abril, segunda-feira

12h30: Sarau no IA/UFRGS, recital de alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: Professor Adolfo Almeida Jr. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.

29 de abril, sexta-feira

19h: Recital do fagotista Adilson de Souza Vieira, aluno do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: Professor Adolfo Almeida Jr. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo). Entrada franca.