• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 19 a 23 de setembro

setembro 15, 2016 By pedronunes Deixe um comentário

Foto: Jéssica Barbosa
Foto: Jéssica Barbosa

Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 19 a 23 de setembro.

TEATRO

Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações nas quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.

Evento: Espetáculo “O Anexo Secreto”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS

Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e Pró-Reitoria de Pesquisa

Datas e horários das apresentações: nas quartas de setembro (dias 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)

Ingresso: entrada franca para todas as apresentações

Na quarta, 21 de setembro, prossegue na Sala Qorpo Santo da UFRGS a temporada do espetáculo teatral “O Anexo Secreto”. Baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo secreto de uma casa, o espetáculo procura transportar o espectador para outro espaço-tempo a partir de imagens, sonoridades e relações que o tiram da zona de conforto. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, sem condições de fugir do país, escondem-se no anexo secreto da loja de temperos em que o pai trabalhava.

No anexo, Anne e sua família se encontram confinados e forçados a conviver com outra família, que também busca ali uma chance de sobreviver à perseguição nazista aos judeus e à guerra. Anne não só tem de lidar com o contexto social da época, mas também com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompe a sua liberdade de adolescente e provoca um amadurecimento por conta de suas novas experiências e por seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.

ARTES VISUAIS

Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, dedicada à obra da artista gaúcha Nilza Haertel, permanece até 15 de outubro no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Entrada franca.

Evento: Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”

Curadoria: Helena Kanaan e Maristela Salvatori

Visitação: até 15 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 11 às 18h

Local: Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 1° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)

Agendamento de visitas: www.cccev.com.br/index.php/visitas-guiadas

Ingresso: Entrada franca

Permanece aberta para visitação até 15 de outubro na Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, com curadoria de Helena Kanaan e Maristela Salvatori. Professora de gravura e desenho no Instituto de Artes da UFRGS por quase 30 anos, com grande dedicação à gravura, Nilza Haertel expôs em raras ocasiões. Seu legado artístico chegou recentemente à UFRGS por doação de seus familiares. A abertura de suas pastas desvelou um acervo inestimável, confirmando o perfil investigativo da artista nesta área de conhecimento e revelando uma produção de grande fôlego e sensibilidade que poucos tiveram o privilégio de conhecer.

A exposição traz a público uma leitura sobre esta importante coleção que apresenta inquietações artísticas contemporâneas e que, certamente, suscitará a curiosidade de muitos outros olhares.

Nilza Hertel estudou na Akademie Voor Beeldende Kunst, na Holanda, na Colorado State University e na Indiana University, nos Estados Unidos. Suas gravuras, pinturas e desenhos, grande parte apresentando formas abstratas, frequentemente recebiam títulos em inglês que denotavam seu fascínio pela música e pela natureza, referências recorrentes na obra da artista.

Exposição “Claro/Escuro”, com pinturas de Marcelo Bordignon, permanece aberta até 23/9 no IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Exposição “Claro/Escuro”, com pinturas de Marcelo Bordignon

Visitação: até 23 de setembro, das 9 às 21h

Local: Espaço Ado Malagoli do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

Ingresso: Entrada franca

Permanece até o dia 23 de setembro no Espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes da UFRGS a exposição Claro/Escuro, com obras do artista Marcelo Bordignon. Composta por pinturas de pequeno, médio e grande formato, a mostra traz a exploração pictórica do jogo entre a luz e a escuridão em diálogo com a fotografia e o urbano.

As pinturas partem do acervo fotográfico do próprio artista e retratam cenas noturnas urbanas que emergem das trevas, assim como as imagens surgem na revelação fotográfica nos sombrios laboratórios da fotografia de base química. O incessante ritmo acelerado do cotidiano contemporâneo é contraposto pela fatura lenta da pintura, sua materialidade e construção manual em convivência com um mundo de imagens digitais. As luzes artificiais são exploradas e transformadas no trâmite entre linguagens. Elas também modificam as nossas relações com a noite, a vivência da escuridão.

“Humanidades ambientais diante da crise econômica global: arte, literatura e ética ecológica para a transição a sociedades sustentáveis”, conferência de José Albelda (Espanha), acontece no IA/UFRGS no dia 19/9,às 17h30. Entrada franca.

Evento: “Humanidades ambientais diante da crise econômica global: arte, literatura e ética ecológica para a transição a sociedades sustentáveis”, conferência de José Albelda (Espanha)

Promoção: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Data e horário da conferência: 19 de setembro, segunda, às 17h30

Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Ingresso: Entrada franca

A crise ecológica global torna inviável o modelo neoliberal de crescimento econômico, de desigualdade social e de consumo ilimitado. Transformar o mundo em direção à sustentabilidade implica necessariamente uma revolução que deve envolver todas as áreas do conhecimento e da cultura. Um dos principais aspectos desta transição será a construção de uma base para a ética ecológica, para o pensamento criativo e para novas narrativas culturais que proporcionem uma mudança de direção nas metas da nossa sociedade global. Neste contexto, as Humanidades ambientais propõem um modelo transdisciplinar e colaborativo, questionando a primazia da economia e da tecno-ciência como os principais motores da mudança e do progresso real.

Nascido em 1963, o pintor e ensaísta José Albelda é Doutor em Belas Artes pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha). É autor dos livros “El Sentido Dilatado. Reflexiones sobre arte contemporâneo” (SPUPV, Valencia, 1992) e “La construcción de la naturaleza” (Generalitat Valenciana, Valencia, 1997), este último escrito em parceria com José Saborit. Coordenou durante cinco anos o grupo de investigação “Arte y Naturaleza” do Departamento de Pintura da Universidade Politécnica de Valência. Albelda realizou muitas exposições individuais e coletivas e ensina pintura há mais de vinte anos.

MÚSICA

Recitais com entrada franca da semana

19 de setembro, segunda
12h30: Sarau de Canto, recital de alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: professora Luciana Kiefer. No programa, obras de J. S. Bach, Bellini, Debussy, Donizetti, Händel, Lalo, Mozart, Massenet, Rossini, Schubert, Schumann, Tosti, Wagner e Vaughan Williams. Cantores: Carolina Braga, Elisa Fernandes, Guilherme Roman, Marcelo Dias. Pianistas: Érico Bezerra, Murillo Guapo, Rodolfo Wulfhorst. Tenor convidado: Francisco Amaral.

Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.
17h30: Sarau no IA/UFRGS, recital de alunos do Departamento de Música do IA/UFRGS. Coordenação: professor Adolfo Almeira Jr. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.

21 de setembro, quarta
19h: Recital de Timothy Jones (violino). Participação do pianista Daniel Benitz. No programa, obras de Tchaikovsky, Vaughan Williams e Sibelius. Orientador: professor Fredi Gerling. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.

22 de setembro, quinta
19h: Recitais de Mestrado e Doutorado em Piano. Coordenação: Professora Cristina Capparelli. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.

Arquivado em: Gratuitos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login