ARTES VISUAIS
Exposição “IMESURA”, do Coletivo OM, abre no dia 13 de setembro, quarta, às 19h30, e permanece até 06 de outubro na Sala Negra da galeria Espaço IAB. Entrada franca.
Evento: Exposição “IMESURA”, do Coletivo OM
Realização: Grupo de Pesquisa OBJETO E MULTIMÍDIA – CNPQ/UFRGS
Apoio: UFRGS, FAPERGS e Espaço IAB
Visitação: até 06 de outubro, de segunda a sexta, das 14 às 19h
Local: Sala Negra da galeria Espaço IAB (Rua General Canabarro, 363, esquina com a Rua Riachuelo — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Permanece aberta para visitação até 06 de outubro a exposição “IMESURA”. Com obras do Coletivo OM, a exposição se propõe a pensar a cidade a partir do muro da Avenida Mauá. Um muro aparentemente mensurável e de convivência harmoniosa com sua cidade — já que esta o deseja em pé para sua proteção —, ao ser visitado, percorrido, atravessado, observado, espiado e medido, transforma-se, para os que ganham a consciência de sua existência, em um obstáculo imensurável e de mesura desconfiável em sua permanência torta, cuja única reverência a ser posta é a sua em relação às águas do Guaíba e suas ilhas. A cidade o possui presente, mas os artistas o desejam ausente.
A exposição IMESURA reúne fragmentos das diversas ações e intervenções poéticas realizadas no muro da Avenida Mauá nos últimos dois anos pelo grupo de pesquisa OBJETO E MULTIMÍDIA – CNPQ/UFRGS.
Artistas participantes: Alice Torres, Deni Corsino, Flávia de Quadros, Lucas Strey, Pedro Ferraz, Peter Gossweiler, Talita Procópio, Tetê Barachini e Thiago Trindade.
.oOo.
Exposição RESTO / RUÍDO / FUTURA / JOGO permanece até 01 de outubro no Memorial do Rio Grande do Sul. Entrada franca.
Evento: Exposição RESTO / RUÍDO / FUTURA / JOGO, de David Ceccon, Felipe Queiroz, Kaue Nery e Michel Degas
Promoção: Incubadora de Projetos Artísticos — projeto de Extensão do DAV-IA/UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul e Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Visitação: até 01 de outubro de 2017, de terça a sábado, das 10h às 18h, domingos e feriados, das 13h às 17h
Local: Sala Tesouro do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020, 2º andar — Praça da Alfândega, Porto Alegre — RS)
Ingresso: entrada franca
Permanece aberta para visitação até 01 de outubro na Sala do Tesouro do Memorial do Rio Grande do Sul a exposição RESTO / RUÍDO / FUTURA / JOGO, que mais do que uma mostra de produção artística, será um exercício de diálogo entre os trabalhos dos artistas David Ceccon, Felipe Queiroz, Kaue Nery e Michel Degas.
A exposição RESTO / RUÍDO / FUTURA / JOGO surge da vontade de quatro jovens artistas mostrarem sua produção de maneira mais independente. Buscando autonomia de proposição e na montagem, o coletivo pretende criar um lugar sensível de encontro a partir do diálogo entre o universo poético de cada artista e o espaço expositivo, emergindo daí uma espécie de pensamento curatorial que guia a exposição.
Neste caminho, configuram-se intersecções, sugestões e pontos de contato entre suas produções, mesmo que essas relações se deem subjetivamente. O coletivo se propõe a buscar a potência ressignificadora da pintura e do desenho. E, nos gestos que os trabalhos guardam, reside a solidão da figura, a curiosidade sobre a imagem e a força das cores.
MÚSICA
Virtuoso contrabaixista italiano Alberto Bocini realiza recital no Instituto de Artes da UFRGS no dia 17 de setembro. O recital tem entrada franca.
Evento: Recital com o contrabaixista italiano Alberto Bocini. Participação do pianista André Carrara
Data e horário: 17 de setembro, domingo, às 11h
Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
No dia 17 de setembro, domingo, às 11h, acontece no Instituto de Artes da UFRGS recital gratuito do contrabaixista italiano Alberto Bocini. Coordenado por Alexandre Ritter, professor do Departamento de Música do IA/UFRGS, o recital de Alberto Bocini é uma realização da UFRGS em parceria com a OSPA e conta com a participação do pianista André Carrara. No programa do recital, obras de Giovanni Bottesini e do próprio Alberto Bocini.
Instrumentista de renome internacional, Alberto Bocini vem a Porto Alegre para participar de um concerto com a OSPA no dia 19 de setembro, às 20h30, no Theatro São Pedro. Nascido na cidade de Prato, Itália, Bocini terminou seus estudos em 1984 no Conservatório “L. Cherubini” em Florença, sob a direção do professor Alfredo Brandi. Bocini trabalhou por quinze anos com o maestro Zubin Mehta, na condição de Chefe de Naipe da Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino, que se apresenta na famosa Ópera de Florença. O músico foi o principal contrabaixista de orquestras importantes como a do Teatro Scala de Milão e da Orquestra Sinfônica de Londres. Como solista, Bocini apresentou-se por toda a Europa e pelos Estados Unidos, Canadá, Japão e América do Sul. Bocini realizou gravações para os selo Nippon/DENON e para o selo italiano NBB Records, dedicado exclusivamente ao contrabaixo acústico. O contrabaixista participou, em 2004, do CD After Genesis – The Cryme Of Selling Lambs, que adaptou a música do grupo progressivo inglês ao idioma erudito.
Alberto Bocini é membro fundador do quarteto de contrabaixos The Bass Gang, cujo trabalho é marcado pela irreverência e pelo ecletismo musical. The Bass Gang publicou dois CDs: Evasions & Fugues, de 2003, que inclui adaptações de canções populares como “Misirlou”, tema instrumental que ganhou notoriedade por integrar a trilha do filme Pulp Fiction, e “A Whiter Shade of Pale”, e La Contrabbassata, disco ao vivo de 2005 que inclui versões do quarteto de contrabaixos para clássicos do rock como “Jump”, do grupo Van Halen, e “My Sharona”, da banda The Knack.
Além de suas atividades como músico, Alberto Bocini atua desde 2009 como professor no Conservatório de Genebra, Suíça.
Programa do recital
G. Bottesini — Grande Allegro “ alla Mendelssohn”
G. Bottesini — Fantasia su “la Sonnambula”
G. Bottesini — Elegia in Re
G. Bottesini — Tarantella
A. Bocini — Ballad no. 1
A. Bocini — Ballad no. 3
G. Bottesini/A.Bocini — Tema e variazioni su “Nel cor più non mi sento”
Deixe um comentário