Agenda do IA/UFRGS: atividades com entrada franca de 16 a 22 de maio

Imagem cedida pela artista
Obra de Carine Krummenauer. Imagem cedida pela artista

TEATRO

Espetáculo “William Despedaçado” tem apresentações gratuitas nas quartas-feiras do mês de maio, no estacionamento da Faculdade de Educação da UFRGS. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão.

Evento: temporada do espetáculo “William Despedaçado”, dirigido por Kevin Brezolin. Atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão

Datas e horários das apresentações: quartas-feiras de maio (dias 18 e 25), às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: estacionamento da FACED/UFRGS (Av. Paulo Gama, sem número, Campus Central da UFRGS)

Ingresso: entrada franca

Duração: 60 min

Classificação indicativa: livre

Nas quartas-feiras do mês de maio, às 12h30 e às 19h30, acontecem no estacionamento da FACED/UFRGS as apresentações gratuitas de “William Despedaçado”, espetáculo cuja dramaturgia é baseada nos seguintes textos de William Shakespeare: “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Macbeth”, “A Megera Domada” e “Como Gostais”. O espetáculo é uma celebração na qual o público entra em o contato com a obra do dramaturgo inglês através de uma estética pop e urbana – uma festa na rua. O som eletrônico, a dança e as luzes próprias de uma festa de rua se mesclam a um tempo cênico criado pela interação dos atores com os espectadores, constituindo um evento lúdico a partir de recortes das peças de Shakespeare.
Os textos de Shakespeare são despedaçados e costurados à pele dos atores. “William Despedaçado” propõe um mashup teatral entre as personagens do bardo e as ânsias sociais dos atores/performers, abordando diversos assuntos pertinentes a serem discutidos na atualidade – questões de gênero, sexualidade, feminismo, disputa de poder, corrupção, aparência e realidade.

Os personagens Ofélia, da peça “Hamlet”, e Lady Macbeth, de “Macbeth”, trazem à tona a luta da mulher por poder. A personagem Catarina, de “A Megera Domada”, coloca em questão a sexualidade e os padrões conjugais. “Hamlet” vem para falar de corrupção. “Romeu e Julieta” torna-se narrativa sobre um casal de homens que trata da questão de identidade de gênero, do preconceito e da aceitação de todas as formas de amor.

A encenação de “William Despedaçado” se desenvolve de forma episódica e permite que o público seja coautor e faça parte da obra, testemunhando e interagindo na festa.

ARTES VISUAIS

Primeiro módulo da exposição “DE FORMADOS”, com obras de alunos graduados em Artes Visuais pelo IA/UFRGS em 2015, abre no dia 17 de maio e permanece até 10 de junho na Pinacoteca do IA/UFRGS. Entrada franca.

Evento: Primeiro módulo da exposição “DE FORMADOS”, com obras de alunos graduados em Artes Visuais pelo IA/UFRGS em 2015

Curadoria: Cláudia Zanatta

Abertura: 17 de maio, às 19h

Visitação: de 17 de maio a 10 de junho, das 10h às 18h, de segunda à sexta

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Ingresso: Entrada franca

No dia 17 de maio, abre na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS a exposição “DE FORMADOS”, com os trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas por trinta e quatro artistas formados pelo Bacharelado em Artes Visuais do IA/UFRGS em 2015. A exposição reúne obras dE linguagem múltipla e híbrida em fotografia, vídeo, desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica.

Artistas participantes: Agatha Taylor, Ana Cândida Sommer, Andressa P. Lawisch, Andreza Cabral, Bruno Salvaterra, Calvin Maister, Camila Piovesan, Carine Krummenauer, Clarissa Silveira, Claudio Santana, Daiane Ferrari, Eduardo Andrejew, Eduardo Monteiro, Elisa Ziegler, Gabriela Marchioro, Gisele Ramires, Guilherme Castro, Gustavo Assarian, Justimiano Neto, Letícia Gorsky, Letícia Lopes, Louise Kanefuku, Luciana Kingeski, Manoela Furtado, Marcia Dalla Lasta, Natasha Kullzynski, Peter Gossweiler, Priscila Kisiolar, Priscila Martinelli, Raphael D’Antona, Shana Gomes, Tatiana Frantz, Valdir Andrade e Vanessi Reis.

Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS, permanece até 17 de junho no Museu da UFRGS. Entrada franca.

Evento: Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS

Curadoria: professores Blanca Brites e Paulo Gomes, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS

Visitação: até 17 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h

Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Campus Central da UFRGS, fone 33083390)

Ingresso: Entrada franca

Prossegue aberto para visitação até 17 de junho no Museu da UFRGS o Segundo Módulo da exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS”, com obras do Acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS realizadas sobre papel por artistas professores do Instituto de Artes que já cumpriram seu tempo de atividade acadêmica junto a esta Universidade. A exposição exibe desenhos que datam do último quarto do século XIX até aqueles atuais, fotografias da década de setenta que consolidaram o reconhecimento desta categoria no meio artístico local e gravuras de artistas professores que inovaram e ampliaram as perspectivas do campo. A mostra traz nomes de relevância para o nosso panorama artístico como Pedro Weingärtner, João Fahrion, Alice Soares, Romanita Disconzi, Maria Lucia Cattani, Carlos Pasquetti, Mariza Carpes, Fernando Corona, Danúbio Gonçalves e Paulo Peres, entre tantos outros.

A exposição “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo II” é uma realização da Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS em parceira com o Instituto de Artes da UFRGS e dá continuidade ao projeto “Presença da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS – Módulo I”, que também reúne obras do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS e permanece aberta para visitação no Salão de Festas da Reitoria da UFRGS. A entrada para ambas as exposições do Acervo da Pinacoteca do IA/UFRGS é franca.

MÚSICA

Recital da pianista Solungga Liu (Taiwan/EUA) acontece no Instituto de Artes no domingo, 22 de maio, às 17h. Entrada franca.

Evento: Recital da pianista Solungga Liu (Taiwan/EUA)

Coordenação: professora Catarina Domenici

Data e horário: 22 de maio, domingo, às 17h

Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, térreo)

Ingresso: Entrada franca

No dia 22 de maio, acontece no Instituto de Artes o recital gratuito da pianista Solungga Liu. Nascida em Taiwan, Solungga Liu tem tido uma carreira ativa como solista e colaboradora em concertos em três continentes. Dedicada intérprete de música nova, Solungga tem tocado música de muitos compositores de nosso tempo, incluindo obras de Lutoslawski, Steve Reich e Robert Morris (dedicado a ela). Com o grupo Alarm Will Sound, Solungga gravou dois CDs com as principais composições de Steve Reich. O CD “The Pleasure-Dome of Kubla Khan: Piano Works of Charles Tomlinson Griffes” (publicado pelo selo Centaur em 2010) foi elogiado como tendo “excelente som, sensibilidade e cores sedutoras” pela American Record Guide e foi descrito como “um trabalho de amor” pela Atlanta Audio-Video Club. Sobre esta gravação, o Seattle Post-Intelligencer escreveu, “Esta é uma excelente gravação. Liu, com sua interpretação, fez justiça a esta obra, por vezes negligenciada, em um tributo a esse ímpar e evocativo compositor”.

Solungga tem se apresentado frequentemente nos últimos anos. Suas maiores performances incluem o “Concerto em Sol Maior” de Ravel com a Taipei Metropolitan Orchestra, recitais solos no Taiwan’s National Concert Hall, no Goethe Center de Bangkok, no Central Conservatory de Beijing, no Thailand International Mozart Festival, e um concerto de câmara com o conjunto de música nova Open Gate no Carnegie Hall.

Solungga é professora assistente de piano no College of Musical Arts, Bowling Green State University. Em complemento a sua dedicação aos seus alunos, Solungga mantém uma agenda intensa como professora convidada e jurada em grandes conservatórios e concursos, como o Central Conservatory em Beijing, o Central Conservatory Piano School em Gulanhyu, Xiamen, a National Taiwan Normal University, a Nanyang Academy of Fine Arts de Singapura, a Universidade de Minnesota, o First Thailand International Mozart Competition e o Eastman Young Artists International Piano Competition.

Recitais com entrada franca

18 de maio, quarta

19h: Recital de Graduação de Pietra Jefremovas (piano). Orientação: Professor Ney Fialkow. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro piso). Entrada franca.

20 de maio, sexta

19h: Recital de Graduação de Felipe de Souza (piano). Orientação: Professor Ney Fialkow. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro piso). Entrada franca.