TEATRO
Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações nas quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.
Evento: Espetáculo “O Anexo Secreto”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e Pró-Reitoria de Pesquisa
Datas e horários das apresentações: nas quartas de setembro (dias 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)
Ingresso: entrada franca para todas as apresentações
Fotos: Jéssica Barbosa
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
Na quarta, 14 de setembro, estreia na Sala Qorpo Santo da UFRGS a temporada do espetáculo teatral “O Anexo Secreto”. Baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo secreto de uma casa, o espetáculo procura transportar o espectador para outro espaço-tempo a partir de imagens, sonoridades e relações que o tiram da zona de conforto. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, sem condições de fugir do país, escondem-se no anexo secreto da loja de temperos em que o pai trabalhava.
No anexo, Anne e sua família se encontram confinados e forçados a conviver com outra família, que também busca ali uma chance de sobreviver à perseguição nazista aos judeus e à guerra. Anne não só tem de lidar com o contexto social da época, mas também com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompe a sua liberdade de adolescente e provoca um amadurecimento por conta de suas novas experiências e por seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.
ARTES VISUAIS
Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, dedicada à obra da artista gaúcha Nilza Haertel, abre no dia 13 de setembro, terça, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e permanece aberta até 15 de outubro. Entrada franca.
Evento: Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”
Curadoria: Helena Kanaan e Maristela Salvatori
Abertura: 13 de setembro, às 19h
Visitação: até 15 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 11 às 18h
Local: Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 1° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)
Agendamento de visitas: www.cccev.com.br/index.php/visitas-guiadas
Ingresso: Entrada franca
Seminário “O artista pesquisador na universidade”: com Lurdi Blauth, Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza e Helena Kanaan, acontece no dia 13 de setembro, terça, das 15h30 às 18h, na Sala de Cursos e Oficinas do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 6° andar – Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada gratuita, com possibilidade de emissão de certificado via PROREXT/UFRGS.
Abre na terça-feira, dia 13 de setembro de 2016, às 19h, na Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, com curadoria de Helena Kanaan e Maristela Salvatori. Professora de gravura e desenho no Instituto de Artes da UFRGS por quase 30 anos, com grande dedicação à gravura, Nilza Haertel expôs em raras ocasiões. Seu legado artístico chegou recentemente à UFRGS por doação de seus familiares. A abertura de suas pastas desvelou um acervo inestimável, confirmando o perfil investigativo da artista nesta área de conhecimento e revelando uma produção de grande fôlego e sensibilidade que poucos tiveram o privilégio de conhecer.
A exposição traz a público uma leitura sobre esta importante coleção que apresenta inquietações artísticas contemporâneas e que, certamente, suscitará a curiosidade de muitos outros olhares.
Nilza Hertel estudou na Akademie Voor Beeldende Kunst, na Holanda, na Colorado State University e na Indiana University, nos Estados Unidos. Suas gravuras, pinturas e desenhos, grande parte apresentando formas abstratas, frequentemente recebiam títulos em inglês que denotavam seu fascínio pela música e pela natureza, referências recorrentes na obra da artista.
Em diálogo com a exposição, será realizado o Seminário “O artista pesquisador na universidade” com os professores Lurdi Blauth, da FEEVALE, e Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza e Helena Kanaan, da UFRGS, na mesma terça-feira, 13 de setembro, a partir das 15h30, na Sala de Cursos e Oficinas (sexto andar) da CCCEV, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia.
As atividades, que também integram as comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais do IA/UFRGS, são promovidas pelo Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo/CNPq e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. A exposição permanece aberta ao público, na Sala O Arquipélago, até 15 de outubro de 2016.
MÚSICA
Recitais com entrada franca da semana
12 de setembro, segunda
19h: Recital de Cristina Capparelli (piano) e Annie Chalex Boyle (violino). Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.
Recital da violinista norte-americana Annie Chalex Boyle com a pianista e professora do IA/UFRGS Cristina Capparelli. Annie Chalex Boyle é reconhecida internacionalmente como solista e professora. Atualmente, ela é professora assistente de violino no Texas Tech University, onde ensina cursos de graduação e pós-graduação na música aplicada, música de câmara e pedagogia. Sua performance ao violino foi aclamada pelos críticos como “brilhante” (Kalamazoo Gazette) e “eloquente e comovente” (The San Antonio Express Journal). A pianista Cristina Capparelli é professora na UFRGS desde 1985. Tendo sido a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música iniciado em 1987, é professora titular de piano desde 1996. Ao lado de sua intensa atividade docente, apresenta-se regularmente com orquestras, grupos de câmara e em recitais de piano solo.
13 de setembro, terça
19h: Recital da pianista Amy Lin. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.
Nascida na República da China, Amy Lin é pianista da “Escola de Beethoven”, especializada no repertório do mestre compositor alemão e nas obras de Mozart e Schubert. Para aprimorar sua experiência na tradição da música alemã, Amy estudou por dois anos com Gerard Oppitz na Escola Superior de Mùsica de Munique, onde obteve a mais alta distinção em performance. Outros mentores de sua formação foram Leonard Sure, Fou Ts’ong e Krystian Zimerman.
15 de setembro, quinta
20h: Recital de alunos de canto (Bacharelado e Licenciatura). Professora: Elisa Machado. Local: Auditorium Tasso Corrêa do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 2348, térreo). Entrada franca.
Deixe um comentário