‘Acordes para Pessoa’ abre série de shows gratuitos do projeto Acalanto 

Da Redação

A Discoteca Pública Natho Henn, situada na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), abre o Projeto Acalanto 2016 no dia 18 (sexta-feira), às 19h, no Auditório Luís Cosme, com o show “Acordes para Pessoa”. O espetáculo poético-musical, integrante do projeto “A poesia Jogada num Canto” foi produzido por Catullo Fernandes. A entrada é gratuita.

O trabalho consta de poemas do genial poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) musicados pelo poeta Álvaro Santestevan. O músico, ao violão, apresenta-se acompanhado pela cantora Luana Fernandes, num dueto que encanta pela sonoridade e versatilidade dos temas. No repertório, “Autopsicografia”, “Análise”, “Isto”, “Há um Poeta em Mim que Deus me Disse”, “Mar Português”, “Fúrias nas Trevas o Vento”, “Entre o Sono e o Sonho” e “Abdicação”.

Álvaro Santestevan (violão e voz)

Natural de Encruzilhada do Sul, mora em Camaquã desde 1968. Licenciado em Letras, desenvolve várias atividades ligadas à literatura e atualmente trabalha na EE José Adão de Assis Barbosa – CIEP. Foi o idealizador e primeiro presidente da Casa do Poeta Camaquense (1989). Publicou “O Poder no Sótão & Cinco Poemas Amarelos”, em 1987, além de participações em diversas antologias. Em 2006, através da LIC/RS, publicou “O Poema é uma Criança Desobediente”, e em 2010, lançou o “Manual de Poesia”, que serve  de base às oficinas de poesia que ministra. Protagonista do Projeto “A Poesia jogada num canto” (poemas musicados para o recital show “Acordes para Pessoa”), que conta com a produção de um EP, acompanhado da cantora Luana Fernandes.

Luana Fernandes (cantora)

Natural de Camaquã, Luana Fernandes se envolveu ainda na infância com teatro, onde recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival Sesi Descobrindo Talentos (2004); e na adolescência, já na música, venceu o I Acorde Piá de Camaquã (2006). Estudou canto na Academia de Música Sol Maior por 5 anos. Em 2009 lançou seu primeiro single, em show solo no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã. A partir daí fez shows em diversas Feiras de Livro e eventos culturais pelo Estado. Em 2012 lançou um DVD independente, que marcou sua concepção artística também como compositora, com músicas autorais gravadas ao vivo no Teatro Bruno Kiefer (CCMQ) em Porto Alegre. Em 2013 participou de diversos festivais universitários, como Palco PUCRS (finalista), MUSIURG e FUNMUSIC, onde venceu a etapa Sul e representou o Estado, sendo semifinalista em Araras/SP. Em 2015 foi a primeira artista local convidada a estrear o novo Teatro do Sesc Unidade Camaquã.

Serviço:
Dia: 18 de março de 2016 (sexta-feira).
Hora: 19h.
Local: Auditório Luís Cosme – 4º andar CCMQ (Andradas, 736).
Contato: Discoteca Pública Natho Henn – fone 3221-7104, site https://www.facebook.com/natho.henn e e-mail discotecanathohenn@gmail.com
Entrada franca.