4ª Mostra do Teatro Gaúcho tem 5 espetáculos gratuitos
A edição de 2016 da Mostra do Teatro Gaúcho apresenta gratuitamente cinco espetáculos, entre os dias 20 e 24 de julho, no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311). A programação é composta com algumas das montagens mais aclamadas pelo público e pela crítica durante a última edição do Porto Verão Alegre.
Nesta 4ª edição, os espetáculos escolhidos são Cris Pereira Ponto Show, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Os Dois Gêmeos Venezianos, Frida Kahlo, À Revolução! e A Doce Bárbara – Maria Bethânia em Cantoria. Cada um dos espetáculos será apresentado uma única vez sempre no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311).
A Mostra do Teatro Gaúcho é um projeto que conta com o benefício da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do RS, patrocínio da NET Claro, e é uma realização da Mais Além e Mezanino Produções.
Segue a programação:
Dia 20/07às 21h – Cris Pereira Ponto Show
Dia 21/07às 21h –Dona Flor e Seus Dois Maridos
Dia 22/07às 21h – Os Dois Gêmeos Venezianos
Dia 23/07às 21h – Frida Kahlo, À Revolução!
Dia 24/07às 19h –A Doce Bárbara – Maria Bethânia em Cantoria
Importante: cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos mediante apresentação do RG ou CPF.
Os primeiros 40 clientes da NET que apresentarem a fatura e forem titulares da conta podem retirar dois ingressos e ocupar uma área reservada na plateia.
Na sessão de Frida Kahlo, à Revolução! Haverá audiodescrição e Libras
Os recursos de acessibilidade possibilitam que pessoas com deficiência visual e auditiva participem de atividades culturais da cidade. Por isso, para o espetáculo Frida Kahlo, à Revolução!, que acontece no dia 23, sábado, 25 ingressos serão disponibilizados para pessoas com deficiência visual. Cada um dos ingressos corresponde à utilização de fones para ouvir a audiodescrição, recurso de acessibilidade que “transforma” imagens em palavras para que pessoas com deficiência visual possam ampliar seu entendimento em diversas ocasiões, desde teatro, cinema a outros eventos e produtos. O equipamento utilizado é o mesmo da tradução simultânea: de uma cabine, um narrador descreve o ambiente, cenário, figurino, iluminação, gestos e expressões dos atores.
A novidade desta edição da Mostra de Teatro Gaúcha é que também haverá um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) ao lado do palco para traduzir as falas e o ritmo da música para as pessoas surdas. Foram reservados 10 ingressos para o espetáculo.
As reservas podem ser feitas até dia 21/07 pelos fones (51) 8118-9814 (VIVO) / 9969-0405 (TIM) ou pelo e-mail:audiodescricaoaovivo@gmail.com. Os serviços de acessibilidade têm a coordenação e produção de Marcia Caspary
Abaixo, seguem as informações completas dos espetáculos:
CRIS PEREIRA PONTO SHOW
Data: 20/07
Horário: 21h
Sinopse:
Cris Pereira Show é, até o momento, a maior realização pessoal e profissional do ator e comediante Cris Pereira. No palco, a junção de seis personagens traz a tona todo seu talento e versatilidade. É um show marcante com muitas surpresas, uma oportunidade de conhecer o universo interpretativo de Cris Pereira e divertir-se sem moderação.
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos
Ficha Técnica:
Direção: Gérson Ribas
Texto e atuação: Cris Pereira
DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS
Data: 21/07
Horário: 21h
Sinopse:
O romance, escrito por Jorge Amado em 1966, em Salvador, já adaptado para o cinema, TV e teatro, “Dona Flor e seus dois maridos”, agora é montado em musical, financiado pelo Porto Verão Alegre 2016. A história, além do triângulo amoroso Flor-Vadinho-Teodoro, descreve a vida noturna de Salvador, seus cassinos e cabarés, a culinária baiana, os ritos do candomblé e o convívio entre políticos, doutores, poetas, prostitutas e malandros.
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Ficha Técnica:
Direção: Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque e Larissa Sanguiné
Texto: Jorge Amado
Elenco: Kaya Rodrigues, Cassiano Ranzolin, Tom Peres, Álvaro RosaCosta, Giovana de Figueiredo, Maya Rodrigues, Leo Maciel, Angela Spiazzi e Bruno Pontes. Musicistas: Simone Rasslan (voz e piano), Kiti Santos (flauta e cello) Músico em Cena: Gustavo Petry( berimbau e percussão)
OS DOIS GÊMEOS VENEZIANOS
Data: 22/07
Horário: 21h
Sinopse:
Dois gêmeos idênticos, Fabrício, criado em Veneza, esperto e charmoso, e Tonino, criado em Bérgamo, tolo e desajeitado se encontram, ao mesmo tempo, na cidade de Verona. Ambos vêm em busca de suas amadas, mas não sabem da presença do outro. O caos se estabelece quando joias, bagagens e declarações de amor são enviadas às pessoas equivocadas. Os criados: Arlequim e Colombina, os velhos: Doutor e Pancrácio, o Capitão e os enamorados acabam envolvidos nesse jogo de erros provocado pelos gêmeos, criando situações hilárias e absurdas, típica da commediadell’arte.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ficha Técnica
Direção: Suzi Martinez
Texto: Carlo Goldoni
Elenco:
Henrique Gonçalves: Arlequim
Guilherme Ferrêra:Doutor, Florindo
Juliana Barros:Colombina, Beatriz
MarliseDamin: Rosaura
Luciano Pieper: Os gêmeos Fabrício e Tonino
Paulo Brasil: Pancrácio
Suzi Martinez: Capitão
Vídeo: https://vimeo.com/173013082
FRIDA KAHLO, À REVOLUÇÃO!
Data: 23/07
Horário: 21h
Sinopse:
Frida Kahlo, à Revolução! é inspirada livremente na vida e obra da poderosa pintora mexicana. Com texto inédito e trilha sonora original executada ao vivo, a artista e suas pinturas nos conduzem por esta redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito.
O espetáculo completa 7 anos em outubro de 2016. Cada vez mais a vida e obra da poderosa pintora mexicana incita e sugere a abordagem de temas que precisam ser incentivados, tais como o protagonismo feminino, a acessibilidade e inclusão, a liberdade artística e a denúncia a uma sociedade machista e patriarcal.
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
FICHA TÉCNICA
Direção: Daniel Colin
Atuação e Dramaturgia – Juçara Gaspar
Trilha Sonora AO VIVO – Luciano Alves
A DOCE BÁRBARA – MARIA BETHÂNIA EM CANTORIA
Data: 24/07
Horário: 19h
Sinopse:
Comédia musical que narra a vida de uma cantora da MPB. Inspirado na diva Maria Bethânia o texto mistura ficção e realidade com música. Criado há mais de 30 anos pelo seu intérprete, o ator e cantor Antonio Carlos Falcão, este é um espetáculo que já faz parte do calendário cultural da capital gaúcha. Acompanhado por músicos excelentes, além de Bethânia, Falcão imita Chico Buarque e brinca com um histriônico Ney Matogrosso.
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ficha Técnica:
Maria Bethânia: Antonio Carlos Falcão
Violão: Alexandre Missel
Guitarra: Daniel Nodari
Percuteria: Bruno Coelhoe Greg Patrocínio