O diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) Francisco Dalcol e o artista Frantz são os convidados da primeira edição de 2019 do projeto Através de Iberê. Pesquisador, curador e crítico de arte, Dalcol abordará a obra Desdobramento (1978), enquanto Frantz apresentará um trabalho desenvolvido a partir de reproduções de obras de Iberê Camargo. O encontro ocorre no dia 26 de janeiro, sábado, às 16 horas, no auditório da Fundação. A entrada é gratuita.
Através de Iberê tem como ponto de partida o convite a um curador/crítico/artista/amigo de Iberê Camargo para que eleja uma obra do acervo da Fundação e a explore discursiva ou performaticamente diante do público. Durante a fala do convidado, a obra fica exposta e, mais do que uma análise histórica, são propostas questões envolvendo a vida e a obra do artista, em uma abordagem livre e exploratória nos mais diversos sentidos plásticos, narrativos ou mesmo históricos.
Ao eleger a pintura ‘Desdobramento’para observar a importância dos carretéis na obra de Iberê Camargo, Francisco Dalcol explora a presença e a recorrência deste objeto pensando-o como motivo de obsessão pelo artista. Acompanhando essa análise e reflexão, Frantz propõe um trabalho que integra o projeto Roubadas, em que se apropria de reproduções de obras de Iberê a partir de um catálogo de uma exposição dedicada aos carretéis na Fundação Iberê Camargo.
Deixe um comentário