O Espaço Cultural ESPM-Sul inaugura a exposição ‘detalhe, desenho’

Arte de Amelia Brandelli

O Espaço Cultural ESPM-Sul inaugura neste sábado, dia 13, às 11h, a exposição ‘detalhe, desenho’ com trabalhos de Amélia Brandelli, Luciano Zanette e Marcos Fioravante – artistas gaúchos, que além do interesse mútuo pelo desenho e suas diferentes possibilidades de construção, cultivam a minúcia tanto em seus exercícios de observação do entorno da vida cotidiana, quanto em seus processos de criação. Com a curadoria de Eduardo Veras, a mostra reúne trabalhos inéditos e com realização recente. A exposição fica em cartaz até o dia 5 de agosto.

Cada um dos artistas utilizam diferentes formatos e suportes, que vão do grafite, pastel seco, carvão, nanquim, até o lápis de cor sobre o papel.

Zanette apresenta três conjuntos distintos de trabalhos: o primeiro, sobre os conceitos de Melancolia e Finitude; o segundo, uma série sobre veganismo, que aborda a brutalidade humana contra animais não-humanos; e o terceiro, a série sobre questões atuais, de viés político, que revisita adjetivos muito difundidos nas mídias digitais.

Fioravante trabalha a partir de imagens fotográficas feitas por ele próprio ou coletadas em mídias diversas, que formam uma espécie de “banco de imagens”; sobretudo, seu interesse está voltado a imagens, figuras e objetos que se projetam no espaço – geralmente estruturas feitas para conter algo, ou empilhamentos, coisas que pesam, assim como espaços desabitados.

Amélia Brandelli trabalha com formas pinçadas da natureza, em busca daquilo que elas oferecem como único, orgânico e mole. “Geralmente me motiva o encontro entre dois ou três tipos de formas”, comenta. A artista parte de fotografias feitas por ela própria no celular, estabelecendo recortes singulares, e prossegue como se houvesse uma dança entre diferentes planos, coreografando movimentos no plano da imagem.

Serviço

O que:
detalhe, desenho
de Amélia Brandelli, Luciano Zanette e Marcos Fioravante

Abertura:
13 de maio de 2017, às 11h

Visitação:
13 de maio a 5 de agosto de 2017

Local:
Espaço Cultural ESPM-Sul – Guilherme Schell, 268 – Porto Alegre