Museu de Arte Conteporânea inaugura as exposições dos artistas Antônio Augusto Bueno e do uruguaio Gustavo Tabares

Dando continuidade às comemorações de seus 25 anos de criação, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugura no dia 11 de maio, às 19h, duas novas exposições.

A Galeria Sotero Cosme (6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) recebe a mostra “Música de Passarinho”, novo trabalho de Antônio Augusto Bueno. Com a curadoria de Marlies Ritter, a exposição traz fotos, vídeo, pintura, gravura, monotipia, objetos e elementos coletados da natureza, tendo o abacateiro do Atelier Jabutiê, de Antônio Augusto, como personagem principal.

Desde que se mudou para o Jabutipê, há nove anos, o artista vem coletando e organizando os gravetos que caem da antiga árvore, armazenando os caroços e alguns abacates. Também fez algumas experiências com a fruta que deixou para os passarinhos se alimentarem, fazendo cópias em gesso das marcas deixadas pelos bicos das diferentes aves que vivem no Centro Histórico de Porto Alegre. Dos caroços também saíram pigmentos para experiências em monotipias e desenhos.

Também farão parte da mostra frutos de liquidâmbares, coletados durante um outono em uma praça de Porto Alegre, e frutos de magnólias de uma praça localizada em Montevidéu (URU).

O título “Música de Passarinho” foi extraído do texto de Luís Filipe Bueno “O Pátio do Jabutipê”. Já o vídeo “Espaço Grávido de Tempo” tem a participação de Bebeto Alves, Eduardo Montelli e Luís Filipe Bueno. As gravuras em metal são impressas por Marcelo Lunardi e as fotografias são impressas por André Antunes.

Charrúa

A Galeria Xico Stockinger (6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) recebe a exposição “Charrúa”, do artista visual uruguaio Gustavo Tabares. Com a curadoria de Ana Zavadil, a mostra tem, além da peça sonora, desenhos, objetos de mármore, vídeos e pinturas.

Tabares morou em Porto Alegre nos final dos anos 90 e, agora, volta para exibir uma série de trabalhos já apresentados na 56ª Bienal de Veneza, em 2015. A exposição tem, além da peça sonora, desenhos, objetos de mármore, vídeos, pinturas, etc., no formato de instalação.

Serviço:
Exposição: Música de Passarinho.
Artista: Antônio Augusto Bueno.
Curadoria: Marlies Ritter.
Local: Galeria Sotero Cosme – 6º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Abertura: 11 de maio | 19h.
Visitação: 12 de maio à 9 de julho.
Visitação: Terças à sextas, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.
Entrada gratuita.

Exposição CHARRÚA.
Artista: Gustavo Tabares.
Curadoria: Ana Zavadil.
Local: Galeria Xico Stockinger – 6º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Abertura: 11 de maio | 19h.
Visitação: 12 de maio a 9 de julho.
Visitação: Terças à sextas, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.
Entrada gratuita.