Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Foto: Divulgação

As obras que compõem o que poderíamos chamar de duas exposições em uma, são trabalhos aleatórios realizados – a sua maioria – neste primeiro semestre de pandemia e isolamento social, trazendo um novo olhar do artista para a seu natural questionamento sobre o corpo, o preconceito e a liberdade de expressão.

Rafael Dambros tem, em sua trajetória, o destaque do desenho realista do corpo humano com caneta esferográfica e suas pinturas com referências à Pop Arte. Na exposição “OBRAS ALEATÓRIAS DE UMA PANDEMIA: exposições imprevistas”, corpos esboçados aparecem em novas superfícies, trazendo para o público uma inovação e um experimento de uma forma mais solta do trabalho do artista, com improvisação das formas, linhas e o ponto.

Rafael Dambros apresenta uma série de bordados e desenhos, onde tramas trazem uma palheta de cores na medida certa, entre tons através das linhas, com o nú ou, parte dele, sendo protagonistas do seu trabalho. A linha do desenho, a linha do bordado remete a linha do tempo da trajetória do artista e o envolvimento das diversas tramas de toda a sua carreira artística, onde a figura masculina é acentuada no trabalho, questionando e convidando-nos para refletir sobre a homofobia e os preconceitos que ainda estão tão presentes na nossa sociedade.

“Nesse período, meu trabalho em desenho segue amadurecendo em ideias já imaginadas e que tem ganhado um corpo. No entanto o bordado tem sido um grande companheiro no processo de estar comigo mesmo sob a pressão de uma quarentena em um período mais tenso. O bordado ganhou um destaque na minha vida onde tenho produzido e trazido sentimentos para os bastidores, mas sem compromisso, deixando fluir a vida e as ideias”, relata o artista sobre as exposições imprevistas que estarão em cartaz no Espaço 900, em Porto Alegre a partir do dia 12 de setembro deste ano.

Durante o período da exposição, o Espaço 900 em parceria com o artista e a curadora vão promover encontros digitais sobre arte. A exposição poderá ser visitada através de agendamento até o dia 12 de novembro. Interessados em visitar a exposição deverão respeitar os protocolos de segurança em relação à covid-19, com medição de temperatura na entrada de uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool gel.

Serviço:
Exposição:
“OBRAS ALEATÓRIAS DE UMA PANDEMIA: exposições imprevistas”, de Rafael Dambros
com curadoria de Mona Carvalho
Período de Visitação: 12 de setembro a 12 de novembro de 2020.
Visitas através de agendamento (51) 9 8035.1313.
Local: Espaço 900 (R. José do Patrocínio, 900 – Cidade Baixa, Porto Alegre)