Leonardo Posenato apoia Lei Municipal que obriga obras de arte em prédios

Foto: Fabiano Panizzi
Foto: Fabiano Panizzi

Porto Alegre possui uma lei de estímulo à obras de artes em prédios com área adensável, ou seja, que é contabilizada pela prefeitura na hora de determinar o índice de construção da obra, igual ou superior a 2.000m². O Decreto 17.354 de 11/08/2011, que regulamenta a Lei 10.006 de 08/08/2006, no entanto, ainda é pouco conhecido dos porto-alegrenses. O arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato é um dos artistas cadastrados na Prefeitura Municipal para participar do processo de execução de trabalhos artísticos.

“Essa lei é um estímulo para nós, artistas, que podemos colocar a nossa marca em lugares onde passam muitas pessoas. É nosso papel embelezar lugares e deixar o mundo mais bonito”, afirma Posenato. Além disso, para o artista, esse cadastro junto ao órgão responsável – a Secretaria Municipal de Cultura – possibilita uma qualidade nos trabalhos e um controle mais rigoroso no que está sendo colocado em prédios. “Todos ganham: nós, os moradores dos prédios, mas acima de tudo a cidade”, conclui Posenato.

Formado em mosaico pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, Posenato é especializado em obras de grande porte. Orgulha-se de ser o primeiro mosaicista brasileiro com formação tradicional pela instituição italiana, referência mundial na arte. É possível se deparar com o trabalho único e exclusivo do artista Leonardo Posenato em vários pontos da cidade e do Rio Grande do Sul. Mosaicos de grandes dimensões podem ser encontrados em estações de trens da região metropolitana, prédios públicos de Porto Alegre, vinícolas da Serra Gaúcha, fachadas e interiores de igrejas, além hotéis e restaurantes.

“A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. O mosaico é uma arte decorativa milenar que surgiu na época greco-romana. Pequenos fragmentos de pedras são agrupados para formarem lindos desenhos.

“Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá um diferencial e uma durabilidade incrível para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma Posenato.