O LabART 760 promove neste sábado, 01 de outubro, a partir das 11h30, um bate-papo com entrada franca, reunindo a curadora Ana Zavadil e as artistas Angelica Neumaier e Odete Calderan, que compõem a mostra Tecer no Tempo (Experiência 3), que segue em cartaz até 25 de outubro. A mediação fica por conta da jornalista Vitória Famer.
Angelica Neumaier é uma herdeira da pintura e constrói seus trabalhos com base na formalização recorrente da tradição construtivista, pois as pinturas abandonam o suporte tradicional, mas não as formas. Seu processo é construído aos poucos, o ritmo é definido a partir das camadas de materiais e, “quando nos colocamos a uma determinada distância, é possível perceber os movimentos ali contidos”, revela Ana. A última ação é transformar a pintura em um objeto. Para isso, é emoldurada ou acolchoada com fibra para que ganhe espessura. Ao ganhar um corpo, essa pintura se caracteriza por se impregnar de cores que vão do amarelo até chegarem ao ocre e dourado.
Odete Calderan tem sua trajetória marcada pelo fazer cerâmico. Seus trabalhos conceituais encontram seu potencial criativo nas formas esféricas. A dedicação a essa técnica trouxe novas questões ao seu trabalho, tecendo novas relações entre o material e os conceitos que tomam corpo em suas pesquisas. A apropriação também é um conceito usado por Calderan, pois, no trabalho Inventário para Terras, a sua construção é feita por meio de uma rede de colaboradores. As terras que vão nos pequenos vidros são enviadas por amigos e pessoas de todas as partes. Segundo a curadora, os outros trabalhos selecionados de Odete permitem que o olhar atravesse a história da arte, “já que a cerâmica é secular; no entanto, a proposta da artista neste espaço é muito atual, pelo fato de abranger o colecionismo, a apropriação e a repetição do gesto”.
O evento também contará com a presença do curador e historiador Marcio Tavares, que assina a próxima mostra do espaço, com inauguração no dia 29 de outubro. Experiência 4 contará com obras de Marcelo Armani, Shirley Paes Leme e Ding Musa, entre outros nomes.
O Laboratório de Experimentações Artísticas – LabART 760 é uma iniciativa independente comprometida em apoiar a produção, a crítica e a investigação interdisciplinar acerca das práticas artísticas contemporâneas, inaugurado no Caminho dos Antiquários em abril. Na equipe, os curadores e historiadores Ana Zavadil, Gaudêncio Fidelis e Márcio Tavares, a advogada e gestora cultural Marla Trevisan, e o advogado e artista visual Ricardo Giuliani.
O LabART funciona de segunda a sexta-feira das 14h às 18h e aos sábados das 10h às 15h, na Rua Marechal Floriano, 760.
Bate-papo com Ana Zavadil e artistas da mostra Tecer no Tempo (Experiência 3)
Sábado, 01 de outubro, 11h30
Marechal Floriano, 760 – Centro Histórico, Porto Alegre
Contato: labart760@gmail.com
Telefone: (51) 35162259
Deixe um comentário