Jorge Aguiar abre campanha de financiamento coletivo para celebrar 42 anos de fotografia com exposição no Margs

O fotógrafo Jorge Aguiar está campanha de financiamento coletivo Catarse para celebrar seus 42 de carreira com exposição no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Margs). A mostra “Jorge Aguiar 4.2 – uma vida na fotografia documental” inaugura no dia 12 de dezembro (terça-feira), às 19h, nas Salas Negras do Margs. Existem diversas faixas de contribuição e todas com recompensa. A colaboração deve ser feita pelo link https://www.catarse.me/jorgeaguiar.

Com curadora do fotógrafo Eurico Salis, a exposição apresenta um recorde de dez documentários produzidos nos últimos 20 anos, totalizando 20 paineis que retratam o cotidiano de pessoas em situação de vulnerabilidade. Um trabalho centrado, literalmente, na figura humana.

“Sem cair no ativismo ideológico, Jorge nos mostra uma realidade ácida, instigante, tão perto do nosso dia-a-dia e, muitas vezes, tão longe do nosso mundo. São fotografias que seriam reconhecidas como obras de arte em qualquer galeria do mundo. Um artista que sabe documentar a vida como ela é, sem fazer concessões ou se apropriar de modismos e truques ingênuos tão presentes nas fotografias contemporâneas. Uma obra tão complexa e tão simples, ao mesmo tempo. Um olhar que nos leva a conhecer mais a condição humana”, diz Eurico.

Sobre Jorge Aguiar
Fotojornalista há 40 anos, Jorge Aguiar trabalhou no Jornal do Comércio e no extinto jornal Diário de Notícias. Participou de exposições internacionais na Espanha, França, Portugal, Japão e Iraque. É fundador do Instituto Luz Reveladora Photo da Lata, instituição sem fins lucrativos que ministra oficinas de pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidade social.

Com o projeto Photo da Lata/Fotógrafos Comunitários, recebeu em 2003 o Prêmio Direitos Humanos da UNESCO como melhor projeto de divulgação dos direitos humanos no RS.

SERVIÇO
Exposição fotográfica “Jorge Aguiar 4.2 – uma vida na fotografia documental”.
Curadoria: Eurico Salis.
Diagramação: Nilton Santolin e Zezé Carneiro.
Abertura: 12 de dezembro | Terça-feira.
Horário: 19h.