Janela metafórica expõe obras de mestres questionadores e acolhe INsubMISSÕES na Galeria da Duque

Foto Fabio Del Re
Foto Fabio Del Re

Duas exposições, relacionadas entre si, serão inauguradas na Galeria Espaço Cultural Duque, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (16/09), às 18h. Janela metafórica, no térreo e no segundo andar, reúne obras do acervo da casa assinadas por mestres que foram questionadores em sua arte, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Carybé, Portinari, Guignard, Burle Marx, Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Rubens Gerchmann, Djanira e Iberê Camargo. INsubMISSÕES, mostra convidada pela galeria, ocupará o terceiro e quarto andares com trabalhos de artistas locais que não foram selecionados em recente edital para um salão de artes.

A curadora de Janela metafórica, Daisy Viola, diz que há uma costura, uma relação, entre as duas exposições. “Da década de 1920 pra frente, surge o questionamento social, a transgressão, que se alinha ao mote dos artistas de INsubMISSÕES. A partir da Semana de 1922, praticamente toda a arte brasileira remou contra a maré. Aliás, praticamente toda a arte da primeira metade do século XX é composta por artistas que buscavam novos caminhos, diferentes dos propostos e até impostos pelo academicismo vigente até então”.

Artista plástica e instrutora de arte no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, Daisy acrescenta que “a proposta da galeria é ser um espaço cultural disposto a dividir com o público uma nova oportunidade de leitura das obras desses artistas”. Há o entendimento de que as seleções só podem contemplar uma minoria e infelizmente têm de preterir bons trabalhos que merecem ser vistos, como é o caso de INsubMISSÕES.

Os artistas de INsubMISSÕES ressaltam que sua atitude “afirma uma vontade de fazer arte para além do arbítrio de outrem”, pois “submeter-se ao fórum alheio é aceitar um estado limítrofe e o risco de ficar de fora”. A formação do grupo de INsubMISSÕES tem Roberta Agostini como organizadora. Boa parte dos artistas é ligada à Ufrgs. Fazem parte do coletivo, entre outros, Felipe Caldas, Fábio André Rheinheimer, Luci Sgorla, Lucca Curtolo, Paola Zordan e Soraya Girotto (veja abaixo a lista completa dos 25 nomes).

Artistas de INsubMISSÕES (em ordem alfabética)
Adela Bálsamo Armando, Ana Rocha, Anderson Neves, Carmem Salazar, Carmen San Sone, Fábio André Rheinheimer, Fátima Pinto, Felipe Caldas, Leandro Cholant, Leonardo Loureiro, Lizandra Caon, Louise Soares, Lucca Curtolo, Luci Sgorla, Márcia Haesbaert, Michelle Van Dyke, Paula Ruszkowski, Paola Zordan, Raquel Hirtz, Roberta Agostini, Roberta Ivi, Sandro Belloríni, Soraya Girotto, Taila Idzi e Tom Ferrero.

O quê: Exposições Janela metafórica e INsubMISSÕES
Quando: vernissage sexta-feira (16/09), às 18h
Onde: Galeria Duque – Espaço Cultural – Rua Duque de Caxias, 649 – Centro Histórico, Porto Alegre. Fone: 51 3228-6900
Curadoria de Janela metafórica: Daisy Viola