O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura nesta quinta-feira (7) sua primeira exposição de 2019. ‘Nada Explicito’, do artista Ali do Espirito Santo, com curadoria de Paola Zordan, ficará exposta até o dia 10 de março na Galeria Augusto Meyer, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A abertura acontece às 19h, aberta ao público.
“NADA EXPLÍCITO” reúne trabalhos de pesquisa atual em imagem do autor. A mostra é composta por séries de fotografias realizadas entre os anos de 2013 e 2018. Através da imagem em suportes variados, o artista coloca em prática o que denomina de “exercício de futurologia encantada” e lança um olhar crítico sobre a relação com as imagens no mundo contemporâneo, a qual crê estar permeada pelo racionalismo e a funcionalidade. O trabalho revela uma obsessão do artista: a de criar imagens e ações que vão além do espaço-tempo que estamos acostumados, com reverberações além da linguagem e do visível. Nesse sentido, a exposição funciona como uma zona de ação ocultista, e portanto, mágica.
Ao criar ficções através da fotografia e da performance, em uma metamorfose constante de seu próprio corpo, Ali busca compor uma atmosfera onde outros mundos são possíveis e experimentar realidades ainda não vividas. O conjunto de obras conta com trabalhos de estúdio e com registros de performances.
Deixe um comentário