Galeria Mascate inicia mostra com artistas residentes do Verzasca Foto Festival

| Foto: Christian Luz

No próximo sábado, 08 de abril, a Galeria Mascate abre suas portas para a inauguração da mostra La Valle Dentro, que reúne trabalhos dos artistas Karen Paulina Biswell, Christian Lutz, Maya Rochat e Tiago Coelho, que integraram em 2015 e 2016 o projeto de residência artística do Verzasca Foto Festival, na Suíça. No mesmo dia, Régis Duarte lança a coleção Vintage Dele Mesmo, onde resgata estampas e aplicações de outras coleções.
A força da natureza de Verzasca e as relações humanas são elementos indissociáveis do Vale. Uma geografia carregada de sensações integra pedra e água em perfeita harmonia inspirando aqueles que ali vivenciam uma experiencia artística. A partir de 2015 o Verzasca Foto Festival oferece residências artísticas, convidando artistas Suíços e internacionais para passar um mês no vale e conceber um projeto fotográfico pessoal sobre o lugar e seus componentes naturais e humanos. Os projetos são expostos durante o evento de quatro dias, geralmente programado entre final de agosto e início de setembro (a quarta edição será realizada de 31 de agosto a 3 de setembro de 2017).

Compartilhar experiências e diferenças através do ato fotográfico e expor as imagens muitas vezes completamente integradas a geografia rochosa fazem do festival uma experiência criativa única. O projeto dá a oportunidade para que fotógrafos realizem pesquisa de forma independente e com liberdade artística em um local periférico, não urbano, caracterizado por uma vegetação exuberante e por uma sociedade que vive, em parte, ainda em meio rural. Características que são um importante estímulo criativo para o desenvolvimento pessoal de artistas contemporâneos. Uma oportunidade para o intercâmbio cultural e artístico, aproximando culturas e processos. O resultado da proposta de cada profissional configura um arquivo de imagens contemporâneas com um olhar externo sensível sobre o vale que vai além da sua iconografia estereotipada muitas vezes traduzidas nas imagens clássicas de cartões postais.

Para isso, os quatro primeiros artistas residentes do festival – Karen Paulina Biswell e Christian Lutz (2015), Maya Rochat e Tiago Coelho (2016) – integram a mostra itinerante La Valle Dentro, que tem como objetivo levar os projetos realizados durante as duas últimas edições a outras partes do mundo, difundindo seus resultados. A exposição itinerante tem como ponto de partida o Vale Verzasca (durante o festival) e pretende viajar para diferentes regiões do mundo, enfatizando a produção projetada por fotógrafos que, com diferentes origens, sensibilidade e abordagem, interpretaram a vivência no vale, desenvolvendo trabalhos originais.

Porto Alegre foi escolhida como o primeiro destino a receber o projeto. Deste ponto de partida as imagens pretendem viajar a outras partes da América Latina – origem de dois dos quatro fotógrafos convidados até agora – e mais tarde para outros lugares e continentes.

No mesmo dia o público poderá conferir o lançamento da coleção Vintage, de Régis Duarte. Depois de abandonar o curso de arquitetura para morar em Nova York durante a década de 1990, Duarte iniciou a criação de camisetas customizadas em parceria com a mãe, a artesã Rejane Barbosa.

Sempre ligado com o que acontece no mundo, seguiu uma tendência de grandes casas da alta costura e agora traz uma coleção Vintage dele mesmo: remexeu suas gavetas atrás de antigos desenhos e apresenta uma verdadeira fauna repleta de insetos e animais peçonhentos em crochê.

A mostra La Valle Dentro segue em cartaz até 12 de maio, com entrada franca. A Galeria Mascate fica na Rua Laurindo, 332, Bairro Santana, e funciona de segunda a sexta das 14h às 18h.

Galeria Mascate

Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, Tiago Coelho e Régis Duarte inauguraram a Galeria Mascate em setembro de 2011 e já passaram pelo espaço diversas mostras coletivas e individuais, de artistas locais e internacionais. As obras são apresentadas inseridas nos espaços do Barraco Estúdio, deixando de lado a caixa branca usada tradicionalmente em mostras, museus e galerias, para serem percebidas como parte do ambiente, com um clima de “lá em casa”, como se o visitante estivesse em uma sala de estar, não em um espaço de arte.

“Nossa intenção é fazer com que o distanciamento entre arte e público seja eliminado”, afirma Duarte. O nome Mascate remete a comércio, consumo de uma maneira popular e acessível. O espaço também conta com a Loja de Museu, onde é possível adquirir além das obras à venda na galeria, peças de coleções femininas e masculinas de Régis Duarte, publicações, acessórios, entre outros.

SERVIÇO
La Valle de Dentro
Inauguração – 08 de abril, 19h
Até 12 de maio
Entrada Franca