• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Galeria Ecarta estreia com exposição de Mário Röhnelt

abril 25, 2018 By Redação Deixe um comentário

A Galeria Ecarta, um dos cinco projetos da Fundação Ecarta, inaugura na quinta-feira (26), às 19h, a primeira mostra da programação artística de 2018, celebrando o artista visual Mário Röhnelt. O projeto expositivo é composto por mais de 20 obras entre desenhos, pinturas, impressões e esculturas, de períodos distintos e selecionadas pelo próprio artista e apresentadas a um grupo de pesquisadores, professores, curadores e gestores.

O grupo reúne convidados de diferentes instituições e assumiu o desafio de fazer, cada um, uma leitura crítica, que será exposta com a obra escolhida. A primeira edição conta com Ana Zavadil (MACRS), Bruna Fetter (IA – Ufrgs), Carlos Trevi (Santander Cultural), Carmen Capra (Uergs – Montenegro), Carmen Lula Barros (Urcamp), Fernanda Soares da Rosa (FVCB), Henrique Menezes (Fic), José Francisco Alves (Atelier Livre), Raquel Fonseca (Cal – UFSM), Lauer Santos (UFPel), Laura Cogo (Instituto Ling), Luciane Campana (MAVRS – UPF), Lurdi Blauth (Feevale), Mara Galvani (Ucs), Maria Luisa de Leonardis (BRAGUAY), Neiva Bohns (UFPel), Paulo Amaral (Margs), Paulo Gomes (IA – Ufrgs), Richard John (ESPM), Sandra Rey (IA – Ufrgs) e Walter Karwatzki (IFRS).

A mostra, em exibição até 18 de junho e com entrada gratuita, integra o novo projeto da galeria intitulado Seleção Ecarta que apresentará, anualmente, nomes da produção artística contemporânea no estado. O formato expositivo também percorrerá outras cidades do Rio Grande do Sul, em parceria com museus e centros culturais, tornando mais público o acesso às obras dos artistas participantes. Para o segundo semestre, está prevista a itinerância na nova sede do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas, cidade em que Röhnelt nasceu e estudou.

Na ocasião da abertura será anunciada a programação artística da galeria e o resultado do edital para mostras temporárias. A galeria fica na Av. João Pessoa, 943.

Sobre o artista:

Mário Röhnelt tem 68 anos e reside em Porto Alegre. Estudou Arquitetura na Ufrgs, de 1970 a 1972. Iniciou trajetória profissional em 1974 como designer gráfico de capas de livros. Em 1977, juntamente com os desenhistas Milton Kurtz, Julio Viega e Paulo Haeser, formou o Grupo KVHR, que atuou até 1980. Também editou 13 folhetos impressos em off-set com obras do grupo e que foram distribuídos em galerias de arte e no circuito de arte-postal, na época bastante ativo. Participou ainda do Espaço NO, marco cultural alternativo em Porto Alegre voltado a promoções e manifestações experimentais. Lá, trabalhou com Vera Chaves Barcellos, Carlos Wladimirsky, Rogério Nazari, Milton Kurtz, Ricardo Argemi, Heloisa Schneiders da Silva, entre outros. A partir de 1983, começou a expor individualmente. Foi premiado em diversos salões de arte, entre os quais o Salão Nacional, Funarte, Rio de Janeiro, em 1993 e 1995. Em 2010, trabalhou com o Grupo 3 X 4 (Laura Froes, Helena D’Ávila, Carlos Krauz e Nelson Wilbert) no projeto 3 X 4 Vis(I)ta Mário Röhnelt, e, a convite da Fundação Vera Chaves Barcellos, desenvolveu a curadoria da mostra Pintura: da matéria à representação, exposta em Viamão (RS). Há quatro anos, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, sob a direção de Gaudêncio Fidelis, dedicou-lhe ampla mostra retrospectiva de cerca de 200 trabalhos, cuja curadoria foi desenvolvida por José Francisco Alves.

Sobre o novo coordenador da Galeria Ecarta:
André Venzon é diplomado em Desenho pelo Instituto de Artes Visuais da Ufrgs, em 2005, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha, em 2011. Atualmente é mestrando em Poéticas Visuais e licenciando em Artes Visuais, ambos pela Ufrgs. Foi presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa (2006-2010), conselheiro de cultura e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, além de membro do Colegiado Nacional de Artes Visuais. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Mac/RS), de 2011 a 2014. Como artista realizou diversas exposições, dentre elas, 18º Salão de Arte Jovem de Santos (2001); 3º Salão de Arte de Porto Alegre (2002); 3º Salão Nacional de Arte de Goiás (2003) e a individual Boites no Margs (2006). Em abril de 2015, inaugurou ateliê próprio, aberto ao público, com a exposição O Cubo Rosa, que depois entraria em itinerância, sob o nome Mudanças em sete espaços institucionais do RS (Caxias do Sul, Gramado, Pelotas, Bagé, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Santa Maria). Recentemente realizou a exposição individual Mudanças – este é o nosso lugar, com curadoria de Francisco Dalcol, no Margs.

Galeria Ecarta – Espaço dedicado à arte contemporânea e à experimentação produzida no Rio Grande do Sul. Desde março, a galeria está sob coordenação do artista e curador André Venzon. O local recebe em média seis exposições anuais e promove itinerâncias, laboratórios de curadoria e montagem, entre outras atividades próprias e em parceria com instituições em âmbito local, regional e nacional.

Arquivado em: Exposições

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login