Galeria Duque mostra novas obras de grandes mestres no acervo e esculturas recentes de Caé Braga

Obras de grandes mestres recém-incorporadas ao acervo e a nova produção de cavalos do escultor Caé Braga são as atrações da exposição planopedrapapelpessoa que a Galeria Duque inaugura na sexta-feira (17/03), às 18h, com curadoria de Daisy Viola. A mostra fica em cartaz até 3 de maio.

A galeria mostrará pela primeira vez ao público dezenas de novas obras que passam a integrar o acervo. Com ênfase na arte brasileira, são trabalhos de mestres como Hércules Barsotti, Carlos Bracher, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alice Soares, Alice Brueggman, Benedito Calixto, Carlos Vergara, Iberê Camargo, Carybé, Vasco Prado, Siron Franco, Jorge Guinle, Orlando Teruz, Farnese de Andrade, Tomie Ohtake, Yoshiya Takaoka, Abraham Palatnik e Victor Vassarely, entre outros.

“Mostraremos obras que ampliam as possibilidades do olhar; que em tempos diversos reestabeleceram os limites do fazer artístico. Serão planos tratados milimetricamente em espaços de cor, com forma e conteúdo impecáveis de um tempo em que a narrativa figurativa comprometia a postura política e social da pessoa-artista. Assim, a obra comunica através do ritmo da cor e da forma”, diz a curadora.

Escultor de cavalos e cavaleiro

O escultor Caé Braga, que curiosamente é um cavaleiro, considera o cavalo um tema fascinante. “É um animal maravilhoso. Estou sempre à procura de possibilidades de representá-lo com grande beleza e expressão”, diz ele sobre sua nova produção. O artista apresenta na exposição da Duque 22 esculturas de bronze terracota e resina, com dimensões entre 25 x 23 x 15 e 70 x 53 x 20 cm, e desenhos a lápis em técnica mista.

Homenagem

A Galeria Duque prestará homenagem à pintora, ceramista e professora Francesca Coniglio Ducceschi, de 97 anos. Ela estará presente à homenagem. Nascida em Palermo, na Itália, Francesca foi casada com o artista Ermanno Ducceschi. O casal veio para o Brasil na década de 1940. Ela estudou no Instituto de Arte de Palermo na década de 1930 e, durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1945, mudou-se para Bolonha e depois Florença, onde frequentou o Instituto de Arte e obteve a especialização em afresco. Participou de 48 exposições, de pintura e cerâmica. A galeria mostrará pinturas em cerâmica da artista. “Estamos honrados pela doação das suas obras, que farão parte do nosso acervo”, diz o galerista Arnaldo Buss.

SERVIÇO
Exposição: planopedrapapelpessoa
Vernissage: dia 17/03 (sexta-feira), das 18h às 20h
Visitação: até 3 de maio
Local: Galeria da Duque, Rua Duque de Caxias, 649. Centro Histórico. Fone: 51 3228 6900