Fundação Iberê Camargo tem fim de semana com intensa programação na
Este é o último fim de semana (dias 07 e 08 de abril) para ver a exposição do artista carioca Daniel Frota. ‘Sol Preto’ parte de sua pesquisa sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As instalações, esculturas, gravuras e vídeo presentes na exposição investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local, evocando o choque entre crenças religiosas e científicas, e mostrando as relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.
Para marcar o encerramento da exposição, o artista Daniel Frota conversará com o público no Ateliê de Gravura, no sábado às 16h, compartilhando sua experiência e processo de trabalho durante a realização de uma gravura no Ateliê. Entre os dias 04 e 07 de abril, o artista estará participando do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, que tem o objetivo de proporcionar aos artistas convidados a experimentação técnica e a produção de gravuras, que passam a integrar o acervo da instituição.
No domingo (8), o Programa Educativo da Fundação Iberê Camargo convida crianças e suas famílias para oficina de teatro de sombras Eurídice em busca do Sol Preto. Os participantes vão conhecer a história de Eurídice, a menina astronauta que buscava encontrar o sol preto e, juntos, vão criar personagens para compor esta narrativa. A oficina acontece em dois horários: das 15h às 16h30, para crianças de três a seis anos, e das 17h às 18h30, para crianças de sete a onze anos. A atividade é gratuita e em cada horário há 15 vagas. As inscrições serão realizadas exclusivamente via o email agendamento@iberecamargo.org.br.
Ainda no domingo, excepcionalmente às 15h, o Cine Iberê exibe a trilogia documental Imagens do Inconsciente (1983-1986), do cineasta Leon Hirszman, que aborda três histórias de vida e arte de pacientes internos do Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro: Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis. Os três pacientes estiveram sob tratamento na Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (Stor), coordenada pela psiquiatra alagoana Nise da Silveira. A psiquiatra foi responsável pela introdução da terapia ocupacional para tratamento de pacientes com estigma de loucura. O potencial artístico de seus pacientes deixou como legado contemporâneo o Museu de Imagens do Inconsciente (MII). A sessão será comentada pelo psicanalista e professor titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da UFRGS, Edson Luiz André de Sousa. A entrada é franca.
O filme será exibido dentro do programa Desrazão – atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite, em cartaz na Fundação Iberê Camargo até o dia 6 de maio. O Cine Iberê tem a curadoria de Marta Biavaschi.