Da Redação
No final de semana do Carnaval, dias 10 e 11 de fevereiro, das 15h às 20h, a Fundação Iberê Camargo em parceria com o Laboratório do Rolê – grupo de bailarinos e pesquisadores de Porto Alegre realiza uma série de oficinas e Jams de Contato e Improvisação – técnica de dança criada nos EUA nos anos 1970, que compreende o diálogo corporal entre duas ou mais pessoas. A entrada é franca e qualquer pessoa interessada em conhecer a técnica pode participar. Confira os horários no serviço.
O Rolê Iberê tem como proposta difundir a técnica e promover um diálogo entre os corpos dançantes e o espaço, a arquitetura e a paisagem da Fundação. Serão ocupados o átrio e os 2º e 3º andares do edifício com oficinas ministradas por Janaína Ferrari, Krishna Daudt, Ava Guaviy, Naiana WT e Roberta Fofonka, seguidas de jam (prática livre) de duração estendida . As jams trazem a proposta Eletrocorporal do artista Hetser Offscreen, que pontuará momentos da prática, arquitetando e desfazendo espaços sonoros a partir da percepção dos movimentos corporais e da troca com os bailarinos. Eletrocorporal é uma pesquisa sonora de Hetser Offscreen e Ava Guaviy junto com o Laboratório Contato Improvisação – LABemCI.
Contato e Improvisação é uma técnica de dança que lida com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. Destaca-se nesta dança, sobretudo, a presença, a consciência corporal e as leis da física. A América Latina está em plena temporada de festivais de Contato Improvisação. O Rolê Iberê se insere este circuito, que inclui festivais no Peru, no Chile, na Chapada Diamantina/BA. Após o carnaval, acontece o festival bienal Transformando pela Prática, em Gamboa/SC, e o Laboratório de Imersão em CI, no Vale do Arvoredo em Morro Reuter/RS. Bailarinos de diferentes países já confirmaram presença no Rolê Iberê, entre eles, Krishna Daudt, Janaína Ferrari, Roberta Fofonka, Ava Guaviy, Naiana WT, Guadalupe Rausch, Leonardo Takazono, João G. Queiroz.
Está em cartaz a exposição Sol Preto, do artista carioca Daniel Frota, que traz instalações, esculturas, gravuras e vídeo que abordam o conflito entre as crenças religiosa e científica. A mostra parte da pesquisa do artista sobre uma expedição científica realizada em 1919, na cidade de Sobral, no sertão do Ceará, que teve o objetivo de observar e documentar um eclipse solar. As obras presentes na exposição investigam o impacto causado pela presença dos pesquisadores britânicos na população local, evocando o choque entre crenças religiosas e científicas, e mostrando as relações de poder estabelecidas pelo contraste entre o avanço do conhecimento científico e a precariedade socioeconômica da região.
No domingo, 11 de fevereiro, o Cine Iberê exibe a animação A Cidade dos Piratas – filme ainda inédito e em fase de finalização –, do cineasta Otto Guerra. A sessão comentada pelo diretor acontece a partir das 16h, com entrada franca. A sessão especial ganha o título de “filme em desarranjo” e é uma oportunidade única para conhecer o processo de criação de Otto Guerra, considerado um dos mais importantes realizadores do cinema brasileiro de animação.
Com previsão de lançamento ainda em 2018, A Cidade dos Piratas é uma animação baseada na vida e obra da cartunista Laerte Coutinho, autora, entre outros, dos famosos cartuns Os Piratas do Tietê. No filme, um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção de seu longa: o autor da historia passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e terminar o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.
A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, B
Serviço:
Fim de semana na Fundação Iberê Camargo – programação
Sábado, 10 de fevereiro:
Das 15h às 20h – visitação à exposição Sol Preto, de Daniel Frota
Das 15h às 16h30 – Rolê Iberê – oficinas de contato e improvisação com Laboratório do Rolê
Das 16h30 às 20h – Rolê Iberê – Jam Eletrocorporal, com Hetser Offscreen
Domingo, 11 de fevereiro:
Das 15h às 20h – visitação à exposição Sol Preto, de Daniel Frota
16h – Cine Iberê – A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra (1h30min, 2018, Brasil – em fase de finalização). Sessão comentada com Otto Guerra
Das 15h às 16h30 – Rolê Iberê – oficinas de contato e improvisação com Laboratório do Rolê
Das 16h30 às 20h – Rolê Iberê – Jam Eletrocorporal, com Hetser Offscreen
Exposição Sol Preto
Artista: Daniel Frota
Local: 4º andar
Período de exibição: de 03 de fevereiro a 08 de abril de 2018
Visitação: sábados e domingos, das 15h às 20h
Entrada franca
Deixe um comentário