Fêmea de Raiz é a próxima exposição na Pinacoteca da AJURIS
A exposição Fêmea de Raiz, da artista Lívia dos Santos, será aberta na próxima quinta-feira (24/8), às 17h, na Pinacoteca da AJURIS (Celeste Gobbato, 229), em Porto Alegre. A mostra substitui Desenhos Expressos, do artista gráfico Giovani Urio, que abriu o calendário de exposições da Pinacoteca em 2017 e encerra-se nesta sexta-feira (18/8).
Lívia dos Santos é natural de Vacaria e mestre em Artes Visuais pela Universidade federal do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira exposição individual da artista com a série de desenhos chamado de Fêmea Flor, cujo processo criativo começou em meados de 2016. Ela explica que a produção mais madura e ao mesmo tempo em contínuo desenvolvimento, a presença do feminino em união com brotos que germinam e lobos que uivam, demarca uma característica marcante de seu trabalho.
“Os desenhos são frutos de momentos introspectivos e também são feitos a partir de reflexões tecidas em grupos de mulheres acerca da conexão entre o feminino e o planeta Terra”, afirma Lívia, contando que a energia da fertilidade e da união entre mulheres está presente no contexto das personagens que se fundem com a natureza para, nela, serem acolhidas. Os materiais utilizados na composição dos desenhos são simples, como caneta Bic preta e lápis de cor, e geralmente feitos em folhas tamanho A4.
A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 8 de setembro.
Serviço:
O que: Abertura da exposição Fêmea de Raiz
Quando: Amanhã (quinta-feira, 24/8)
Horário: 17h
Local: Escola da AJURIS (Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas), em Porto Alegre