Exposição traz obras inéditas de grandes nomes da arte brasileira e das Américas para Porto Alegre
Em Pla(e)nos de Cor e Forma, Galeria Duque apresenta criações de artistas como Portinari, Cicero Dias, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante, Orlando Teruz, Gotuzzo, Carybé, Sued, Ione Saldanha, Ismael Neri, Paulo Pasta, Mabe, Clóvis Graciano, Eduardo Vieira da Cunha, Carlos Scliar, Rubens Gerchmann, Ruth Schneider, Victor Vasareli, entre outros. A inauguração será neste sábado, 19 de maio, a partir das 15h. Espaço também destaca obras das artistas gaúchas Rosane Morais e Anete Schroder.
Um dos grandes marcos das artes plásticas das Américas será apresentado pela primeira vez no Rio Grande do Sul. São as obras da Eco 92, uma exposição que reuniu os principais artistas do Brasil como Tomie Othake, Carlos Vergara, Arcângelo Ianelli, Beatriz Milhazes, Siron Franco e outros artistas brasileiros e das Américas, que se transformou no livro ECO ART. Parte dessa coleção integra a mostra Pla(e)nos de Cor e Forma, que será lançada no sábado (19) , às 15h, na Galeria e Espaço Cultural Duque (Rua Duque de Caxias, 649), no Centro Histórico em Porto Alegre.
A curadora Daisy Viola, que é artista plástica e instrutora de arte no Atelier Livre Xico Stockinger, mergulhou no acervo da Galeria Duque para encontrar um denominador comum. “O núcleo da exposição são as obras da Eco 92. Além dessas representações, há muitos artistas do modernismo aliando outras expressões artísticas como esculturas, que, em sua maioria, representam as relações formais entre volumes, texturas, cores, linhas e superfícies”, detalha. A maioria da exposição destaca a bidimensionalidade com gravuras geométricas, e há espaço para paisagens e figuras humanas. “Revelam ainda a essência do gesto pessoal de cada artista”, complementa.