O Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512) recebe no dia 13 de junho (quarta-feira) a exposição Toegheter: a união entre a pintura e a palavra, do artista plástico Jorge Alberto Silveira e do jornalista e escritor Oscar Henrique Cardoso. A mostra reúne telas, poemas e frases que representam visões e olhares acerca da vida, dos sentimentos e da fé.
O objetivo principal da exposição é dar visibilidade e divulgar a união inédita das artes plásticas com a poesia. Segundo os artistas “a palavra se une e se funde à imagem das telas, as quais retratam a vida, fé, pluralidade, igualdade racial, social e sexual”. A exposição tem sua abertura junto com a Quarta Livre, projeto do Espaço Cultural 512 que busca promover a arte autoral.
A exposição tem apoio da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul e já foi apresentada em dois lançamentos regionais da Coletânea Negras Palavras Gaúchas, realizadas em Porto Alegre e Caxias do Sul. A entidade não governamental atua há mais de uma década em ações e iniciativas favoráveis à promoção da cidadania, dos direitos humanos, combate ao racismo e formação social e educacional, valorização da autoestima de crianças, jovens, adultos e idosos.
Os artistas
Jorge Alberto Silveira Machado é graduado em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atual acadêmico de Serviço Social, Jorge Alberto é também artesão e escultor. Morador da zona norte de Porto Alegre, o artista plástico lecionou Artes na rede pública estadual de ensino e traz em sua obra a valorização da fé e do sagrado. Um forte olhar sobre a africanidade. Jorge Alberto realizou a exposição Raízes, dentro da programação oficial da Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre em novembro de 2007. Uma exposição única, onde o artista pôde levar ao público sua reflexão e seu olhar sobre a ancestralidade africana.
Oscar Henrique Marques Cardoso é jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É radialista, apresentador de televisão, escritor e poeta. Autor de nove livros, Oscar Henrique Cardoso se propõe com este projeto ampliar a divulgação de seus textos, inclusive poesias e palavras inspiradas para este momento. É secretário executivo da ONG Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul e idealizador do Projeto Coletânea Negras Palavras Gaúchas, cuja segunda edição será realizada este ano (2018).
SERVIÇO
Dia: 13 de junho de 2018 (quarta-feira)
Horário: 19h
Visitação: 13 de junho a 30 de julho | segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h30 ou durante a programação noturna, de terça a domingo, com cobrança de ingressos
Entrada livre perante doação de 1kg de alimento não perecível
Contato: Assessoria Outros 500 | (51) 3237.6669
Deixe um comentário