• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Exposição Odoxê inaugura nesta sexta (17)

agosto 16, 2018 By Redação Deixe um comentário

Foto: Divulgação

No dia 17 de agosto, a Bronze Residência inaugura Odoxê, exposição do artista Ali do Espirito Santo, que reúne trabalhos de sua pesquisa atual em fotografia e performance. A mostra, que tem a curadoria assinada por Fernanda Medeiros, é composta por séries de fotografias realizadas entre os anos de 2015 e 2018.

Através da imagem em suportes variados, o artista coloca em prática o que denomina de “exercício de futurologia encantada” e lança um olhar crítico sobre a relação com as imagens no mundo contemporâneo, a qual crê estar permeada pelo racionalismo e a funcionalidade. Ao criar ficções através da fotografia e da performance, em uma metamorfose constante de seu próprio corpo, Ali busca compor uma atmosfera onde outros mundos são possíveis e experimentar realidades ainda não vividas.

O conjunto de obras conta com trabalhos de estúdio e com registros da performance Fuzil Beach, realizada em 2016 no centro de Porto Alegre. Durante o período da mostra, haverá ações paralelas no local e nas ruas da cidade. Fuzil Beach. Registro de performance. 2016. Porto alegre. ph: Gabriela Jacobsen A exposição ficará em cartaz até o dia 05 de outubro e poderá ser visitada com hora marcada e em dias de eventos abertos ao público. Para agendar escreva para: bronzeresidencia@gmail.com.

Serviço:

Data: 17 de agosto
Horário: 19h
Local: Bronze Residência
Rua Duque de Caxias, 444, Porto Alegre, RS.
Entrada Gratuita

Sobre o artista Ali do Espirito Santo:
Atualmente vive em Porto Alegre. É graduando em Artes Visuais Bacharelado pela UFRGS. Frequentou os cursos de Antropologia na Universidade Federal de Pelotas UFPEL (2008) e Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica – RS PUC (2011-2013). Em Barcelona, estudou fotografa na Escola Grisart (2009). Participa do Grupo de Pequisa ARCOE na UFRGS. Atuou como gestor e curador do projeto CASA PEIRÔ, voltado para crítica descolonial na arte contemporânea. Nesse mesmo projeto, junto a outros artistas criou a SALA NÊGA LÚ e o ACERVO DE OBRAS MARIA LÍDIA MAGLIANI (2015-2016). Fora do Brasil expôs no PRESSE PAPIER em Trois-Riviéres no
Canadá (2011). Em Porto Alegre participou de exposições coletivas no ACERVO INDEPENDENTE Sem suporte, com curadoria de Joana Burd(2015), na CASA PEIRÔ Se o olhar dar certo a coisa rola fácil (2016) e na GALERIA PENÍNSULA À sombra da cruz, com curadoria de Gala Berger (2017) e no ESPAÇO CULTURAL FEVALLE Geoplásticas, com curadoria de Paola Zordan e Anderson Luiz de Souza (2017). Sua primeira exposição individual foi realizada em 2016 no Espaço Ado Malagoli, com o título de Selvagem Hipnagogia. Como crítica ao terrorismo de estado durante as Olimpíadas no Brasil, criou a performance FUZIL BEACH, disparada nas ruas de Porto Alegre (2016). Participou da Residência do PPPP (PROGRAMA PÚBLICO DE PERFORMANCE GALERIA PENÍNSULA) Encarnando Dissidências com Daniel Chavez, Dani D ́Emilia, membros do grupo LA POCHA NOSTRA (México/EUA) + a performer Violeta Luna, integrante do coletivo SECOS E MOLHADOS (México), na qual culminou na performance NÃO PASSE POR CIMA (2016). Foi indicado ao PRÊMIO ALIANÇA FRANCESA DE ARTE CONTEMPORÂNEA 2017, o qual apresentou ao público uma cosmogonia de trabalhos que envolveram a performance, a fotografa, o vídeo e a instalação. Atualmente sua pesquisa em performance tem buscado encontros com a clínica dos afetos, através de proposições coletivas de imersão corporal-estético, processo que Ali do Espirito Santo chama de GEOPERFORMANCE.

Sobre a curadora Fernanda Medeiros:
Fernanda Medeiros é historiadora, estudante de História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), curadora, produtora, coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos e editora na Cactus Edições. Foi sócio-fundadora e produtora do Acervo Independente (2014 – 2017). Em 2017, foi curadora da exposição Feche os olhos para me ver, exposição individual de Martina Nickel, Casa Musgo, Porto Alegre, RS. – Me desculpe, foi apenas um lapso, exposição individual de Rochele Zandavalli, Acervo Independente, Porto Alegre, RS. Em 2016, foi curadora das exposições: Barman, exposição individual de Marcelo Chardosim, Acervo Independente, Porto Alegre, RS; o mal educado, exposição individual de Maílson Fantinel, Acervo Independente, Porto Alegre, RS (Exposição premiada no X Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria: Destaque em escultura ou projeto tridimensional) e Teclas, exposição individual de Joana Burd, Centro de Cultura Ordovás, Caxias do Sul, RS.

Sobre a Bronze Residência:
BRONZE é um project space voltado para residências artísticas e práticas contemporânes, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre em frente a Praça da Bronze, concebido pela artista Andressa Cantergiani, também gestora da galeria Península. A primeira residência aconteceu entre MARÇO 08 a ABRIL 10 em parceria com a Fundação Bienal do Mercosul recebendo a artista Camila Soato e a curadora Paula Borghi, ambas da atual edição da mostra. Borghi e Soato tiveram suas trocas e conversas curatoriais durante a residência e ainda foi onde Camila pintou a tela de Marielle, que está exposta no MARGS na 11a Bienal do Mercosul, Triângulo Atlântico. No dia 06 DE ABRIL às 22H a casa abriu as portas ao público com convidados e colaboradores mais que especiais.

Arquivado em: Exposições

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login