Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”

Obras de Nilza Haertel fotografada por F. Zago/Studio Z
Obras de Nilza Haertel fotografada por F. Zago/Studio Z

Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, dedicada à obra da artista gaúcha Nilza Haertel, abre no dia 13 de setembro, terça, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e permanece aberta até 15 de outubro. Entrada franca.

Evento: Exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”

Curadoria: Helena Kanaan e Maristela Salvatori

Abertura: 13 de setembro, às 19h

Visitação: até 15 de outubro, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados, das 11 às 18h

Local: Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 1° andar – Centro Histórico, Porto Alegre)

Agendamento de visitas: www.cccev.com.br/index.php/visitas-guiadas

Ingresso: Entrada franca

Seminário “O artista pesquisador na universidade”: com Lurdi Blauth, Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza e Helena Kanaan, acontece no dia 13 de setembro, terça, das 15h30 às 18h, na Sala de Cursos e Oficinas do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 6° andar – Centro Histórico, Porto Alegre). Entrada gratuita, com possibilidade de emissão de certificado via PROREXT/UFRGS.

Abre na terça-feira, dia 13 de setembro de 2016, às 19h, na Sala O Arquipélago do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a exposição “Nilza Haertel: Experimentações Gráficas”, com curadoria de Helena Kanaan e Maristela Salvatori. Professora de gravura e desenho no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por quase 30 anos, com grande dedicação à gravura, Nilza Haertel expôs em raras ocasiões. Seu legado artístico chegou recentemente à UFRGS por doação de seus familiares. A abertura de suas pastas desvelou um acervo inestimável, confirmando o perfil investigativo da artista nesta área de conhecimento e revelando uma produção de grande fôlego e sensibilidade que poucos tiveram o privilégio de conhecer.

A exposição traz a público uma leitura sobre esta importante coleção que apresenta inquietações artísticas contemporâneas e que, certamente, suscitará a curiosidade de muitos outros olhares.

Nilza Hertel estudou na Akademie Voor Beeldende Kunst, na Holanda, na Colorado State University e na Indiana University, nos Estados Unidos. Suas gravuras, pinturas e desenhos, grande parte apresentando formas abstratas, frequentemente recebiam títulos em inglês que denotavam seu fascínio pela música e pela natureza, referências recorrentes na obra da artista.

Em diálogo com a exposição, será realizado o Seminário “O artista pesquisador na universidade” com os professores Lurdi Blauth, da FEEVALE, e Flávio Gonçalves, Hélio Fervenza e Helena Kanaan, da UFRGS, na mesma terça-feira, 13 de setembro, a partir das 15h30, na Sala de Cursos e Oficinas (sexto andar) da CCCEV, com entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia.

As atividades, que também integram as comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais do IA/UFRGS, são promovidas pelo Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo/CNPq e tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. A exposição permanece aberta ao público, na Sala O Arquipélago, até 15 de outubro de 2016.