Exposição “Na Paisagem”, do artista português João Paulo Queiroz, e Seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas” acontece no Instituto de Artes da UFRGS no dia 03 de outubro, terça, a partir das 17h. Entrada franca.
Eventos:
Seminário de Artes Visuais “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”, com João Paulo Queiroz, Icleia Cattani, Alfredo Nicolaiewsky e Marilice Corona
Data e horário de realização: 03 de outubro, terça, das 17 às 19h
Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, segundo andar — Centro Histórico, Porto Alegre)
Ingresso: entrada franca
Exposição “Na Paisagem”, com obras do artista português João Paulo Queiroz
Curadoria: Icleia Cattani
Abertura: 03 de outubro, terça, às 19h
Visitação: até 11 de outubro de 2017, 10 às 18h, de segunda a sexta
Ingresso: entrada franca
Fotos das obras: cedidas pelo artista
No dia 03 de outubro próximo, terça-feira, acontece na Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS a abertura da exposição “Na Paisagem”, do artista português João Paulo Queiroz, e o Seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”, com João Paulo Queiroz, Icleia Cattani, Alfredo Nicolaiewsky e Marilice Corona.
Os eventos, que estreitam os laços de colaboração do Instituto de Artes da UFRGS com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, têm início às 17h com o Seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”. Após o seminário, às 19h, realiza-se a confraternização de abertura da exposição “Na Paisagem”, de João Paulo Queiroz, com curadoria de Icleia Cattani.
O artista, que é professor de Pintura na FBAUL e, atualmente, Presidente do CIEBA, (Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes da FBAUL), traz a Porto Alegre uma série de desenhos de pequeno formato, na técnica de pastel oleoso, realizados sobre papel preto. São paisagens desenhadas ao vivo, diariamente, durante o período de verão, ao ar livre, faça sol ou faça chuva. Os desenhos circunscrevem incessantemente o mesmo perímetro geográfico, registrando câmbios e nuances ao longo do tempo. João Paulo Queiroz restringe o desenho de observação ao formato quadrado, a despeito da forma retangular da folha de papel, e o espaço “que sobra” recebe anotações da data de realização e indicação da ordem de fatura e, a cada trabalho concluído, o artista fotografa o desenho junto a seu referente, a paisagem.
O seminário “Repetição e Serialização em Práticas Artísticas Contemporâneas”, proposto como forma de diálogo com esta produção, traz os professores João Paulo Queiroz (FBAUL), Icleia Cattani (PPGAV-IA/UFRGS), Alfredo Nicolaiewsky (IA/UFRGS) e Marilice Corona (PPGAV-IA/UFRGS), com coordenação e mediação de Maristela Salvatori (PPGAV-IA/UFRGS).
Os eventos têm entrada franca, apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Expressões do Múltiplo/CNPq. O Seminário poderá, mediante demanda, gerar certificado. A exposição permanecerá aberta ao público até dia 11 de outubro de 2017, com visitação das 10 às 18h, de segunda a sexta.
Deixe um comentário