Exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”

reprodução
Reprodução

Evento: Exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, em homenagem à Maria Lucia Cattani. Atividade da programação que comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS

Curadoria: Maristela Salvatori e Paulo Silveira

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS, ADUFRGS Sindical e Atelier de Massas

Abertura: 29 de setembro, quinta

Visitação: até 27 de outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18h

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar)

Imagens: Espólio de Maria Lucia Cattani

Abre no dia 29 de setembro, quarta, às 19h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS a exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições”, que traz a público um pequeno recorte da abrangente e vigorosa produção poética da artista gaúcha. No rico e sensível legado de Cattani, as marcas, resultantes de repetidos gestos, trazem um olhar atento e singular sobre o múltiplo – perfazem um percurso “do único ao múltiplo e do múltiplo ao único”, sutil provocação aos limites, inócuos, na arte contemporânea.
Com curadoria de Maristela Salvatori e Paulo Silveira, a exposição busca preservar a memória da obra e da pessoa de Maria Lucia Cattani, que por vinte e oito anos atuou como pesquisadora e professora no IA/UFRGS, integrando o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) de 1991 até sua aposentadoria, em 2013.

Integrante de uma geração de artistas que ganhou projeção a partir dos anos oitenta, Maria Lucia Cattani realizou estudos superiores no IA/UFRGS, no Pratt Institute (EUA), na Reading University (Inglaterra) e na University of the Arts (Inglaterra). Cattani fez Residências de Artista no Nagasawa Art Park Artist-in-Residence, Tsuna Town, Japão e no Frans Masereel Centre, Kasterlee, Bélgica. Ao longo de sua trajetória, realizou numerosas exposições, recebeu prêmios e está representada em importantes coleções do Brasil e do exterior.

A exposição “Maria Lucia Cattani: Gestos e Repetições” permanece aberta ao público até 27 de outubro de 2016 com visitação de segunda a sexta, das 10 às 18h.