Na próxima quinta-feira, 16 de janeiro, às 9h, abre no Instituto de Artes da UFRGS a exposição Diástases Urbanas, que reúne obras de seis artistas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Com curadoria de Nilza Colombo, Diástases Urbanas coloca o observador em contato com realidades cobertas pelo véu da publicidade e convida à reflexão. Na exposição, o observador é convidado a se perguntar: em que espaço residem as rupturas da cidade e qual o meu posicionamento frente a elas? Cada setor da cidade apresenta diversas camadas de comunicação que se apresentam como redes de encontros e desencontros.
Diástases Urbanas surgiu a partir de atividades desenvolvidas na disciplina Posicionamentos e deslocamentos enquanto prática tridimensional do PPGAV-IA/UFRGS, ministrada pela professora Tetê Barachini, e do itinerário no catamarã da cidade de Porto Alegre feito pelos artistas até a parada no Barra Shopping Sul, com caminhada até a Fundação Iberê Camargo. Neste caminho, os artistas constataram fraturas sociais próprias da cidade de Porto Alegre e do Brasil. Odores, visuais, cores e texturas motivaram os artistas a buscar formas próprias de expressar suas experiências com os espaços urbanos visitados.
Artistas que participam da exposição Diástases Urbanas: Bruna Dias, Dani Amorim, Leonardo Loureiro, Pedro Paiva, Thais Ueda e Thiago Trindade.
Diástases Urbanas estará aberta para visitação até 31 de janeiro de 2020, das 9 às 13h, de segunda a sexta, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. A entrada é franca.
Deixe um comentário