O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) apresenta, nos espaços Augusto Meyer e Maurício Rosenblatt da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição Caderno de Roupas, Memórias e Croquis, do estilista mineiro Ronaldo Fraga. A mostra, que fica no centro cultural de 9 de novembro a 11 de dezembro, reúne material das 42 coleções de Fraga.
Croquis, material gráfico, vídeos e roupas convidam a um mergulho no universo e no processo criativo deste multiartista, provocando várias análises da moda como um vetor de reafirmação e apropriação cultural. “Moda é interpretação de texto e contexto social, histórico, econômico e cultural. Moda é técnica, textura, cores, tecidos e negócio. Mas, para mim, moda é antes de tudo a transformação do olhar por meio da escrita pessoal do indivíduo nas suas escolhas do vestir”, comenta Fraga.
A intenção é desvendar pequenos vestígios de uma escrita particular, desenhadas pelo estilista mineiro e vestidos nos outros. “Por riscos, rabiscos e esboços desenhei histórias absurdas do homem comum. Transformei música, literatura, cultura brasileira e alguns ‘buracos’ do meu tempo em roupas-desenho e desenhos-memória. As mãos do velho-menino-que-conheço desde sempre ainda coçam diante de uma caixa de lápis de cor. A vontade de ilustrar uma nova história para vestir é o que não me deixa descer do balanço, porque este é o meu parque de diversões”, completa.
A exposição foi apresentada em Belo Horizonte, na Casa Fiat de Cultura, em outubro de 2012, e atraiu mais de 45 mil visitantes. Em Porto Alegre, o projeto é patrocinado pelo banco Itaú e pelas Lojas Pompéia.
Serviço
Dia: 9 de novembro (quarta-feira)
Visitação: até dia 11 de dezembro, de terças a sextas, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h.
Local: Galeria Augusto Meyer e Espaço Maurício Rosenblatt- 3º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Entrada gratuita.
Deixe um comentário