‘Desenhos Expressos’ abre calendário de exposições da Pinacoteca da AJURIS
A abertura do calendário de exposições na Pinacoteca da AJURIS em 2017 acontece na próxima quinta-feira (13/7), às 17h, na Escola da AJURIS, com a inauguração da exposição “Desenhos Expressos”, do artista gráfico Giovani Urio.
Natural de Passo Fundo, Urio possui graduação em Design pela Universidade Luterana do Brasil – Campus Carazinho (2007). É artista gráfico, com ênfase na criação editorial. Interessa-se pelas artes visuais e pelos estudos da linguagem. Tem experiência em criação, por meio de atuação profissional em núcleos de marketing, agências de publicidade, escritórios de design, assessorias de gestão pública, redação de publicações editoriais, dentre outros projetos como designer freelancer no campo de criação gráfica, onde também desenvolve ilustrações.
“Desenhos Expressos” é a primeira mostra individual de Urio, que apresenta uma série de desenhos que retratam o cotidiano e os personagens da cidade. “A proposta busca, através do nanquim e da aquarela, e também do café, representar um olhar sobre lugares e instantes que muitas vezes acabam despercebidos no ritmo acelerado dos dias”, afirma o artista gráfico. Ele explica que a exposição é composta por desenhos rápidos e soltos, geralmente produzidos em sketchbooks 15cmx21cm, e que captam a cena, o movimento, sempre brincando com os traços, as cores e as palavras para transmitir a atmosfera do momento capturado. “São registros da cidade de Porto Alegre e também do litoral gaúcho, com o olhar que percorre desde pequenos detalhes revelados por meio de insetos, como aranhas e formigas, até as pessoas e os espaços que servem de palco para a troca e o convívio. Um instante de calma neste mundo apressado. Uma pausa, um registro. Um alívio”, conclui ele.
A vice-presidente Cultural da AJURIS, Rute dos Santos Rossato, exalta o caráter diversificado da Pinacoteca da AJURIS, que abriga tanto obras de artistas já conhecidos, quanto daqueles que procuram um espaço para apresentar seu trabalho ao público. “Além de incentivar que variados tipos de peças de arte, como fotografia, escultura e desenho, participem do processo de seleção anual de mostras temporárias da Pinacoteca, ficamos felizes porque o local está sendo descoberto por novos artistas. É muito satisfatório para nós esta experiência de ter a primeira exposição individual de um artista e de poder proporcionar este momento para ele”, afirma a magistrada.
Em seu processo de criação, Giovani Urio utiliza, basicamente, nanquim, aquarela e guache, tendo o papel (cadernos e livros) como suporte. Utiliza, também, processos como a serigrafia e a gravura. Contribuiu com o Projeto Vizinhança, montando um espaço de divulgação para os trabalhos e registrando os dois dias de evento com os Desenhos Expressos. Foi expositor da Feira Rua Sete, realizada pelo Santander Cultural. Em 2017, participou como expositor do Projeto Ephemeros no IAB (instituto dos Arquitetos do Brasil) em Porto Alegre, também produzindo registros, bem como tornou-se um dos artistas parceiros da galeria Calafia Art Store, que desde então mantém permanentemente uma seleção de suas obras em seu acervo e à disposição do público frequentador do espaço.
A exposição “Desenhos Expressos” ficará disponível para visitação de 14 de julho a 18 de agosto de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Pinacoteca da AJURIS (Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas), em Porto Alegre.
A Pinacoteca da AJURIS abriu em março edital para seleção de mostras individuais e coletivas para o ano de 2017. Confira os nomes dos artistas selecionados e que terão suas obras expostas ao longo dos próximos meses:
Leandro Michels
Livia dos Santos
Rosa Carvalho
Suzana Castro
Carlos Alberto Etcheverry e Dálvio Leite Dias Teixeira
Serviço:
O que? Abertura da exposição “Desenhos Expressos”, de Giovani Urio
Quando: Quinta-feira (13/7), às 17h
Onde? Escola Superior da Magistratura da AJURIS (Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas), em Porto Alegre