Denise Gadelha participa de ‘Conversa com Artista’ dia 19

Foto: Divulgação

No dia 19 de janeiro, sábado, a Fundação Iberê Camargo recebe a artista Denise Gadelha para uma Conversa com Artista, sobre a sua exposição Náufragos na Correnteza do Tempo, que está em cartaz até 3 de março. O encontro ocorre às 16h, no auditório, com entrada franca.

Durante o bate-papo, Denise falará sobre o tema da exposição: a perda de obras após um vazamento de água devastador em seu apartamento, e o que acontece com um trabalho acometido por um acidente, a natureza de uma obra de arte que se transforma, reconfigura e protagoniza os eventos que a danificaram.

Náufragos na Correnteza do Tempo foi selecionada pelo Edital para Exposições Temporárias 2018 e apresenta sete projetos de base fotográfica, incluindo três instalações de grandes dimensões. Na exposição, a artista transmuta o caráter trágico do acidente ao encarar as perdas com otimismo e construir novos trabalhos a partir do que restou.

As obras abordam a transformação física de imagens que sofreram desgaste pela ação da água, variação de temperatura e proliferação de mofo. Confira o dossiê completo escrito pela artista: https://goo.gl/w2ym5q

Denise Gadelha nasceu em Belém do Pará em 1980, mas viveu em Porto Alegre de 1981 a 2010. Hoje vive e trabalha em São Paulo. É mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Arte da UFRGS. Atua como artista, professora, curadora e organizadora de programas culturais vinculados à arte contemporânea, fotografia e publicações independentes. Com o auxílio do Prêmio Marc Ferrez da Funarte coordenou o projeto de pesquisa entrevistando mais cem artistas de Norte a Sul do Brasil ao longo de dois anos, que culminou na exposição “Fotos contam Fatos” na Galeria Vermelho (2014-15), e a disponibilização online da catalogação dos 222 itens que compuseram a mostra. Em 2017, o desdobramento desta pesquisa intitulado “Photo-Paged” foi apresentado no Centre de la Photographie Genève, Suíça. Neste ano também organizou a Plataforma Brazil na programação da MIA-Photo em Milão, com a curadoria da exposição “TransNaturae”. Atuando como artista, em 2017 participou das mostras “Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca” (Pina_SP), participou do coletivo Marginalia Museum, na mostra “De Rerum Natura”, no espaço Camera F em Lugano, Suíça, e, da mostra “O que a Imagem Não Revela”, no espaço independente Isla, São Paulo, SP. Ainda em 2017, foi a idealizadora e organizadora do evento “Livrotecagem + Escambo”, realizado na Galeria Vermelho como parte das atividades itinerantes da SP-Arte/Foto.

Serviço:
Conversa com Artista | Denise Gadelha | Exposição Náufragos na Correnteza do Tempo
Quando: 19 de janeiro | Sábado | 16h
Local: Auditório da Fundação Iberê Camargo
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca