Anoréxicos e obesos mórbidos são os protagonistas dos desenhos de Roberta Agostini
O Espaço de Artes da UFCSPA abre na terça-feira (07/11), às 19h, a exposição “Corposição”. Os desenhos da artista visual Roberta Agostini apresentam pessoas que sofrem de anorexia e obesidade mórbida, os “dramas humanos”, segundo suas palavras. A curadoria dos trabalhos é de Lena Kurtz.
Desenhos humanos delineados em grafite sobre amplas folhas de papel interagem com os visitantes. A relação com os espectadores é direta. Não há figurinos, apenas corpos. Ao lado de cada figura desenhada o visitante verá um nome fictício com idade e peso e um breve texto com o relato baseado em casos reais.
Roberta disse que elegeu a figura humana como motivo dos seus trabalhos e há um ano pesquisa o assunto, inserindo os personagens no cotidiano de um modo nada corriqueiro. “Esse trabalho foi preparado exclusivamente para o Espaço de Artes da UFCSPA e pensei no foco da saúde. Percebi que raramente encontramos pessoas assim na rua, apesar de elas estarem mais próximas do que imaginamos”.
Os desenhos em tamanho real são inspirados na teoria teatral do diretor polonês Grotowski, na qual o próprio corpo das pessoas tem o tônus para a representação, trazendo uma percepção de comunhão para a mostra. “Agora estas pessoas estarão diante de nós”, destaca a artista. Roberta diz que a anorexia e o obesidade mórbida são padrões corporais extremos e que por isso, quer sensibilizar o público para que reflita e se solidarize com estas pessoas.
Roberta Agostini, é natural de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, graduada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS com bacharelado e licenciatura. Atua como professora em seu ateliê e tem apresentado seu trabalho em espaços culturais como o MARGS, o Espaço Cultural Galeria Duque, o Porão do Paço Municipal, MAC, IAB, Galeria do DMAE, Memorial do Rio Grande do Sul, Fundação Ecarta, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Circuito de Arte do Santander, entre outros.
Deixe um comentário